terça-feira, setembro 25, 2012

Bacia de Campos chega aos 35 anos como a principal reserva do país

Bacia é responsável por 85% da produção de petróleo do país.

São 75 mil pessoas em ação todos os dias trabalhando nos setor.

A Bacia de Campos chega aos 35 anos como a principal reserva de petróleo do país. Cerca de 85% da produção nacional saem do local. São mais de um milhão de barris por dia. E é esse petróleo que alimenta todos os setores, desde a indústria petroquímica até a alimentícia. Ele é a energia que dá folego e engrenagem a economia.

A Bacia de Campos também é um reduto de postos de trabalho. São 75 mil pessoas em ação todos os dias para retirar do fundo do mar o petróleo que abastece turbinas, veículos e ajuda na produção muitos produtos que muita gente nem imagina. O ouro negro é extraido de 720 poços, com cerca de 100 mil Km2, no litoral de 13 municípios fluminenses. É a energia que impulsiona a transformação das cidades, que não param de crescer a passos largos.

Do fundo do mar para o mundo

A reserva de petróleo na Bacia de Campos é tão importante que, além da Petrobras, quatro empresas estrangeiras extraem o ‘Ouro negro’. Muitas outras empresas também fornecem serviços e tecnologia para produzir e distribuir o produto no mercado externo.

As estradas são responsáveis pelo escoamento e transporte de quase toda a produção no Brasil. São as esteiras do progresso que interligam municípios e estados. O produto que vem do fundo do oceano é a válvula que impulsiona o setor. O petróleo está presente no combustível que dá energia aos caminhões e no asfalto que abre os caminhos. É o derivado do petróleo, conhecido como Cap, que dá liga à mistura que cobre as pistas.

A energia elétrica é outro produto que vem das atividades de extração do petróleo. Isso porque os poços da Bacia de Campos também produzem gás natural. São cerca de 28 milhões m3 por dia. Esse gás é fundamental para dar vida a usinas termelétricas. O gás faz funcionar as turbinas que ativam o gerador e geram energia suficiente para iluminar casas, prédios, indústrias e avenidas para 2,5 milhões de pessoas. O equivalente a 12 cidades do tamanho de Macaé.

Do petróleo é possível ainda fazer derivados. Ele está na composição dos tubos que alimentam de água as residências e o comércio. Na maquiagem e até em alimentos. Com tantas utilidades, o petróleo se tornou a mola mestra da economia.

Fonte: G1 Norte Fluminense