quarta-feira, janeiro 27, 2010

Novo smartphone Vivaz grava vídeos 720p


O Sony Ericsson Vivaz, conhecido formalmente como Kurara, é um smartphone com poder óptico suficiente para competir com qualquer camcorder de bolso.

Vamos ignorar o sistema operacional Symbian S60 por um momento (fingindo que o Android não seria uma escolha muito mais legal) e nos concentrar na câmera de 8,1 megapixels com recursos como detector de face, gravação de vídeos 720p e envio para serviços como YouTube, além de saída para TV.

Além disso, o Vivaz tem as funções típicas de smartphone, como touchscreen de 3,2 polegadas (360 x 460), EDGE/UMTS/HSDPA 7,2 Mbits/s/HSUPA, Wi-Fi, GPS e microSD. O celular deve sair em breve por preços entre US$ 670 e US$ 750.




Fonte: www.terra.com.br

Shorty Awards: vote nos candidatos ao "Oscar do Twitter"


O Shorty Awards realiza, pela segunda vez, o prêmio que escolhe os melhores do Twitter por votação via... Twitter. A idéia é definir quais são as melhores mensagens transmitidas em 140 caracteres ou menos.
O site para indicar os concorrentes já está no ar em shortyawards.com e as regras, bem, não poderiam ser mais simples. Não existe um pré-requisito para indicar algum usuário ativo do microblog: basta seguir o padrão fornecido pelo prêmio (em inglês), com a mensagem "I nominate @TwitterUser for a Shorty Award in #category because" (insira o motivo da indicação aqui, em inglês também)". Se achar difícil, o próprio site do prêmio tem uma caixa de votação.

São 27 categorias oficiais, que vão de "publicidade" a "design", passando por "notícias" e até "esquisitos". As categorias extra-oficiais, inventadas pelos eleitores, são inúmeras - tem até um "prontofalei" ali. As indicações podem ser feitas até o próximo dia 29 de janeiro. Na categoria "Música", as brasileiras Ivete Sangalo e Cláudia Leite estão na liderança - vale lembrar que os brasileiros ocupam o segundo lugar em usuários do Twitter, só perdendo para os americanos.

A Real-Time Academy of Short Form Arts & Sciences (numa tradução livre, Academia das Ciências e Artes em Curto Formato em Tempo Real) vai selecionar os tweets dos finalistas e preencher uma pesquisa online anônima com suas escolhas para os vencedores.

Quem é membro da Academia não pode votar em categorias nas quais é finalista ou tem algum conflito de interesse. O voto popular, somado à escolha da Academia, vai definir os vencedores.

A cerimônia de premiação do Shorty Awards será feita em Nova York, sem data definida ainda.




Fonte: www.terra.com.br

Seesmic Look facilita o acesso e uso do Twitter


Apesar de já existirem diversos aplicativos de acesso ao Twitter, o Look da Seesmic chega com foco em um público diferenciado, que quer facilidade no uso da ferramenta e não pretende utilizar todas as opções oferecidas. Desenvolvido em parceria com a Microsoft e com o Twitter, o Seesmic Look pode ajudar a tornar o já famoso portal de microblogs em uma ferramenta ainda mais popular.
Seesmic já produz software cliente para o Twitter, tanto para Windows como para Linux e Mac e até mesmo para dispositivos móveis. Mas o objetivo do novo Look é tornar o acesso ao serviço de microblogging o mais simples possível, evitando oferecer funções desnecessárias. Em vez de seguir determinados perfis, o Look se apresenta mais como uma "TV", que mostra informações organizadas por assuntos, como notícias, esportes ou celebridades, explica o Read Write Web.

Além dos "canais" de assuntos específicos, o aplicativo também terá seções temáticas, patrocinadas por marcas como Red Bull e Kodak, que apresentarão um design diferenciado e informações de perfis selecionados, de acordo com o Mashable.

Apesar de funcionar no Windows XP e no Vista, o programa é otimizado para o Windows 7, segundo o fabricante. Inicialmente, o aplicativo está disponível apenas para Windows, mas há interesse em fazer uma versão para dispositivos de mão como Tablets e celulares de toque.

Como era de se esperar, não há notícias de uma versão para Linux ou para Mac. Mais informações podem ser obtidas no site do Seesmic Look pelo atalho seesmic.com/look.


Fonte: www.terra.com.br

Orkut está comemorando seis anos de idade


Este domingo marca o aniversário do Orkut, a rede social mais popular no Brasil. E, para comemorar, o site exibe um 'doodle' especial.
No blog oficial, a equipe do Orkut postou uma mensagem lembrando a data. "Durante esse tempo aprendemos a andar, a falar e a colorir, entre muitas outras conquistas. Também agitamos as coisas e nos reinventamos não apenas uma vez, mas duas, com o lançamento do novo orkut!", diz um trecho do post.

De acordo com o blog, a rede social criada em 2004 tem hoje mais de 80 milhões de usuários pelo mundo. No Brasil, são mais de 35 milhões - dado do final do primeiro semestre de 2009, segundo a Net Pop Research - com mais de 80% deles se conectando diariamente.




Fonte: www.terra.com.br

Campus Party transmitirá programação 24 horas por dia

Quem não puder ir até o Centro de Exposições Imigrantes para curtir as diversas atividades e palestras programadas para a Campus Party 2010 agora poderá acompanhar tudo via streaming.
Isso porque a equipe da Campus Party TV deve cobrir o evento e transmitir a programação ao vivo, em diversos canais, 24 horas por dia, além de disponibilizar as entrevistas e reportagens mais importantes.

Dessa forma, os interessados que não poderão ir a São Paulo ou que não conseguiram reservar suas entradas a tempo podem acessar o endereço tv.campus-party.org e acompanhar a transmissão ao vivo. Enquanto a festa não começa, a Campus Party TV tem uma câmera fixa que mostra o processo de montagem da arena.

Ao final do evento, os vídeos serão disponibilizados no canal oficial da Campus Party no YouTube, em www.youtube.com/campusparty.

A organização ainda abriu a possibilidade de os próprios campuseiros participarem do registro em vídeo e está recrutando cinegrafistas entre os acampados. Mais informações podem ser obtidas pelo atalho tinyurl.com/cpcinegrafista.




Fonte: www.terra.com.br

Cérebro só consegue administrar 150 amigos em redes sociais

O cérebro humano é capaz de administrar um máximo de 150 amigos nas redes de relacionamento disponíveis na internet, como Facebook e Orkut, revelou uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.
Segundo Robin Dunbar, professor de Antropologia Evolucionária na entidade, este número é praticamente o mesmo que se via antes da existência desses sites.

Nos anos 90, o cientista desenvolveu uma teoria batizada de "Número de Dunbar", que estabelece que o tamanho do neocortex humano - a parte do cérebro usada para o pensamento consciente e a linguagem - limita a capacidade de administrar círculos sociais a até 150 amigos, independente do grau de sociabilidade do indivíduo.

Sua experiência se baseou na observação de agrupamentos sociais em várias sociedades - de vilarejos do neolítico a ambientes de escritório contemporâneos.

Segundo Dunbar, sua definição de "amigo" é aquela pessoa com a qual outra pessoa se preocupa e com quem mantém contato pelo menos uma vez por ano. Homens e mulheres

Ao se questionar se o "efeito Facebook" teria aumentado o tamanho dos círculos sociais, ele percebeu que não.

"É interessante ver que uma pessoa pode ter 1,5 mil amigos, mas quando você olha o tráfego nesses sites, percebe que aquela pessoa mantém o mesmo círculo íntimo de cerca de 150 pessoas que observamos no mundo real", afirmou Dunbar, em entrevista ao jornal The Times.

"As pessoas se orgulham de ter centenas de amigos, mas a verdade é que seus círculos são iguais aos dos outros". Ainda segundo Dunbar, o comportamento de homens e mulheres em relação às amizades é diferente.

"Elas são melhores em manter as amizades apenas conversando com os amigos. Os homens precisam fazer alguma coisa juntos para se manterem em contato", explicou.




Fonte: www.terra.com.br