domingo, setembro 19, 2010

Petroquímica


Você sabe o que produtos tão diferentes como batom, chiclete, plástico, tintas, resinas e velas têm em comum? Todos contêm derivados de petróleo, como parafina e nafta, em sua composição.

A parafina, por exemplo, faz parte de produtos como cera, cosméticos, embalagens, fósforos, impermeabilizantes e tecidos.

Com a nafta, obtemos produtos de primeira e segunda geração. A partir de um processo chamado craqueamento, a nafta é decomposta e gera eteno, propeno e aromáticos. Estes produtos de primeira geração são utilizados na produção de resinas, que compõem a segunda geração.

Desenvolvemos constantemente novas tecnologias para a indústria química e ampliamos nossa atuação para obtenção desses produtos.
Com a petroquímica, buscamos a diversificação de nosso portfólio de produtos, além de valorizar o petróleo e o gás natural.

Consideramos a petroquímica um segmento estratégico e fortalecemos nossa atuação no setor. Ampliamos nossa presença no Brasil e na América Latina, de modo integrado com nossos demais negócios.

Investimos em diversos projetos no setor, como, por exemplo, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Petroquímica Paulínia e a Companhia Petroquímica de Pernambuco. Desde 2010, somos acionistas da Braskem, uma das oito maiores empresas do setor petroquímico no mundo.

Para saber mais sobre a nossa atuação na Petroquímica, visite o site da Petroquisa: www.petroquisa.com.br.

Fonte: http://www.petrobras.com.br/

Obras do Programa de Desenvolvimento de Submarinos estão em andamento


Começam ainda este mês as obras marítimas do Estaleiro e da Base Naval que serão construídos em um terreno localizado na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ). As obras, que fazem parte do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, já obtiveram as licenças prévias e de instalação do Ibama.
Sob a coordenação da Diretoria-Geral do Material da Marinha, o Programa abrange, além da construção de um Estaleiro e de uma Base Naval, uma Unidade de Fabricação de Estrutura Metálica (UFEM), quatro submarinos convencionais e um submarino com propulsão nuclear.
Iniciadas em maio deste ano e em uma fase mais adiantada, as obras da UFEM encontram-se atualmente na etapa de estaqueamento das fundações. Classificado como área industrial, o espaço tem cerca de 90 mil metros quadrados e será responsável pelo acabamento inicial das seções dos submarinos preparadas na Nuclebrás Equipamentos Pesados S. A. (Nuclep), antes de irem para o Estaleiro.
Calcula-se que cerca de 800 pessoas irão trabalhar no empreendimento quando o Programa estiver em pleno andamento.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Estaleiro virtual fica com mais da metade de programa do governo

Foi justamente um estaleiro virtual, sem existência física no momento da contratação, que se tornou o maior vencedor de licitações do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota). O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) – consórcio formado pelos grupos Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, PJMR Empreendimentos e Samsung – venceu metade dos lotes licitados e vai construir 22 de 46 navios encomendados até agora. O EAS, que nasceu “virtual” de um investimento de R$ 1,8 bilhão – 72% financiados pelo BNDES – em Suape (PE), já se pagou: receberá US$ 3,116 bilhões, ou R$ 5,5 bilhões, pelos contratos.

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) era "virtual" quando se candidatou a construir navios para o Promef, e já venceu mais da metade dos lotes licitados pela Transpetro

O estaleiro começou do zero, ao mesmo tempo em que o primeiro navio era construído lá. “Somos um exemplo vivo de que quando se tem um projeto e demanda, é possível transformar o que era virtual em real. O que temos é um estaleiro planejado que virou real. Outros investimentos vão usar a mesma fórmula”, disse o presidente do estaleiro, Ângelo Bellelis.

O montante da EAS chega a dois terços do total já contratado, com vitória nas licitações dos quatro maiores lotes de navios da Transpetro. Total dos 46 navios: US$ 4,7 bilhões – o equivalente a R$ 8,3 bilhões. Ainda falta ser licitado um lote de três embarcações, no valor estimado de cerca de US$ 300 milhões (R$ 527,3 milhões).

Os cinco lotes restantes foram vencidos pela Eisa-RJ (quatro navios Panamax, por R$ 826 milhões), Mauá-RJ (quatro navios de produtos, por R$ 501 milhões), Superpesa-RJ (R$ 81 milhões), e Estaleiro Rio Nave (cinco navios de produto, por R$ 473 milhões). Outro estaleiro virtual é o Promar Ceará (que não será mais no Ceará e deve mudar de nome), vencedor da última licitação, de R$ 959 milhões – e que nem planta tem ainda.

O presidente do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), Ângelo Bellelis, disse ao iG “levantar o chapéu” para o governo, que “acertou em cheio” com o Promef ao exigir que os navios para a Transpetro sejam feitos no Brasil e aceitar a participação dos estaleiros virtuais nas licitações.

A medida gerou, só em Pernambuco, quatro mil empregos diretos. A empresa nem sequer existiria. O EAS foi construído, ao custo de R$ 1,8 bilhão, ao mesmo tempo em que o primeiro navio encomendado – o João Cândido, batizado e lançado ao mar em maio, mas que ainda não entrou em operação.

“Se tem alguma medida pró-ativa para geração de empregos em toda a cadeia, para manter no Brasil empregos que seriam gerados lá fora, essa medida é superassertiva. Temos de levantar o chapéu. Criamos quatro mil empregos e dez mil a 15 mil em nosso entorno – é uma indústria de mão de obra intensiva. Movimentamos a economia de cidades vizinhas, damos poder de compra e trazendo desenvolvimento, comércio e impostos. É uma medida ótima, o governo acertou em cheio”, afirmou o presidente do EAS.

O Promef é um programa de R$ 8,3 bilhões, comandado por Sérgio Machado, e que pretende encomendar 49 navios para a Transpetro

Bellelis reconhece que a Transpetro, com 22 navios encomendados ao valor de R$ 5,5 bilhões, é a principal cliente do EAS. Na página da internet, aparecem ainda a Petrobras e a Noroil, empresa de navegação representante de grupo norueguês Pacpro Norge.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/