quinta-feira, maio 27, 2010

Microsoft reestiliza portal MSN


Nova página do MSN: Microsoft optou usar cores clássicas, fontes mais legíveis e imagens maiores.


SÃO PAULO - A Microsoft apresentou hoje sua nova versão para a home page do portal MSN. A página foi organizada a fim de facilitar a navegação e o acesso ao conteúdo.

"Resolvemos fazer esta mudança, pois o internauta está cada vez mais exigente e busca qualidade e agilidade na hora da navegação" disse Andrea Fornes, diretora executiva do Portal MSN no Brasil.
Visualmente, o novo layout está mais limpo, aposta em cores clássicas, fontes mais legíveis, com menos fotos e imagens maiores. O logo da borboletinha também foi reestilizado, ganhando contornos mais modernos.

Segundo a Microsoft, as mudanças tornaram o carregamento da página mais rápido.

Para reformular a home page do MSN Brasil, a Microsoft utilizou elementos do MSN dos Estados Unidos, além de fazer uma pesquisa de opinião pública com os usuários locais. Os resultados apontaram que os internautas querem encontrar todas as informações em um só lugar, ter acesso aos conteúdos facilmente, além de acessar redes sociais.

Dentro de um mês, a Microsoft pretende lançar uma nova ferramenta integrada ao portal chamada HOPS (ou Headlines Optimization). A ferramenta irá configurar a home page de acordo com as preferências do usuário. Por exemplo, se o leitor sempre acessa os canais de Esporte e de Política, quando ele abrir a página do portal, as notícias relacionadas a estes temas irão aparecer em destaque, informou a Microsoft.




Fonte: http://info.abril.com.br/

IBM quer desligar seu carro pelo semáforo


Já pensou em ter seu carro desligado remotamente em um cruzamento?


SÃO PAULO - Uma patente IBM descreve um sistema que poderia ligar e desligar seu carro automaticamente enquanto ele está parado esperando o semáforo ficar verde.

Os objetivos especificados no registro feito pela Big Blue são reduzir o consumo de combustível e otimizar a movimentação dos veículos em cruzamentos.
A ideia é criar um sistema que receberia informações a respeito do posicionamento dos carros e então determinaria o tempo que falta para as luzes ficarem verdes. Se este tempo for maior que determinado limite (X minutos) o semáforo enviaria sinais para desligar o motor dos veículos.

Quando as luzes verdes fossem acender, uma notificação de “ligar motor” seria enviada primeiro ao veículo da frente, depois aos outros atrás dele e assim sucessivamente, em uma fração de segundos calculada para otimizar o tempo que o carro permanece ligado.

O documento afirma, no entanto, que mais combustível pode ser gasto religando o carro do que esperando um pouco para que o farol abra. Por isso, o sistema da IBM levaria em conta o tempo que falta para a abertura do semáforo para determinar se vale ou não a pena desligar o motor.

A ideia é ainda uma patente e abrange apenas o método, não dando detalhes da parte tecnológica. No entanto, a IBM especula que o sistema usaria dados dos relógios internos dos semáforos, de GPS (para posicionar os veículos), câmeras e “outros sensores” que possam estar instalados nas vias. Ele poderia usar tecnologia Wi-Fi, uma rede de celulares ou comunicação via satélite.

Em uma das propostas, a opção seria oferecida “as a service”, e os motoristas teriam que aderir a ela. A empresa também parece estudar tanto a opção de desligar e ligar automaticamente os carros como a de disparar alarmes para que o próprio motorista desligue e ligue manualmente o carro se desejar.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Sem alarde, Street View chega a mais cidades




Carros do Google Street View foram flagrados por internautas de cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais: estaria o Google captando imagens para uma futura atualização do serviço?


SÃO PAULO – Ao longo das últimas três semanas, carros do Google Street View foram flagrados por moradores de algumas cidades do interior paulista e noticiados por jornais de Jundiaí, Ribeirão Preto e São Carlos.

O Google, responsável pela tecnologia, e a Fiat, que cede os automóveis Stilo, não falam sobre o assunto até o lançamento do produto – ainda sem data confirmada –, mas a expectativa é que o serviço de fotos panorâmicas esteja ampliando o seu alcance.
Inicialmente, o Street View Brasil usaria 30 carros para recolher apenas imagens das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Por redes sociais e blogs, no entanto, usuários de municípios vizinhos aos três estados revelam que os veículos dotados de câmera na superfície trafegaram por suas áreas.

Entre as imprevistas áreas de cobertura do serviço que mais foram citadas na rede, estão Bauru (SP), Niterói (RJ) e Betim (MG). A dúvida em comum a todos os internautas é se os carros do Google estavam realmente fotografando ou apenas realizando testes para o serviço.

Na tarde da última segunda-feira, quando o Street View Brasil teria vazado por algumas horas ao acessá-lo via iPhone, os usuários relataram que só conseguiram navegar pelas três capitais. Para alguns, todavia, o ato não passou de uma estratégia de marketing da companhia.

Se o vazamento foi proposital ou não, é um indício de que o Street View Brasil já está na fase final do longo processo de tratamento das imagens para apagar chapas de carros, borrar o rosto de pessoas e tomar cuidados que protejam a privacidade das pessoas fotografadas.
Em encontro com jornalistas em janeiro, o Google Brasil revelou que o processo de edição de imagens pode demorar mais de três meses após as fotografias chegarem aos seus computadores, pois a principal dificuldade são as constantes renovações no software – o mesmo usado no mundo todo – que provocam mudanças no modo de atuação.
Na ocasião, o diretor de comunicação do Google no Brasil, Félix Ximenes, afirmou que em algumas regiões com problemas de segurança pública, ou áreas privadas (como condomínios), as fotos do Google podem não ser bem-vindas no início, contudo, é possível que, depois do lançamento do produto e de sua repercussão, as regiões sejam atualizadas.

O Brasil será o segundo país da América Latina a ter cidades mapeadas pelo Google Street View. O primeiro país da região foi o México. O serviço já está disponível nos Estados Unidos, em países da Europa e parte da Ásia, como China e Japão, e Oceania, a exemplo de Austrália.

No continente europeu, inclusive, o serviço do Google vem enfrentando uma grande discussão sobre privacidade na internet que deve se estender aos tribunais. Há duas semanas, a empresa confirmou que os carros do Street View coletavam dados de redes Wi-Fi abertas devido a um erro de engenharia. Países como a Alemanha já estão investigando o caso.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Carlos Slim deseja fundir Embratel e Claro


Interessado em ganhar mais mercado no país, bilionário mexicano das telecomunicações Carlos Slim deverá fundir Embratel e Claro


SÃO PAULO – Em dois meses, Embratel (telefonia fixa) e Claro (telefonia móvel) serão uma única empresa, afirma a edição de hoje do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo reportagem de Julio Wiziack , o bilionário mexicano das telecomunicações Carlos Slim, dono de ambas as companhias, tem preferência por José Formoso Martínez, da Embratel, para o posto de presidente da nova empresa. Outra possibilidade seria o presidente da Claro, João Cox.
Ainda de acordo com o jornal, Slim estaria descontente com os resultados do seu grupo no Brasil, motivando a sua reestruturação para poder fazer frente à concorrência da Vivendi, da Telefónica e da Portugal Telecom.

Mudanças que começaram no exterior, quando em janeiro a América Móvil adquiriu a Carso, holding que controla a Telmex México e Internacional (o empresário mexicano é dono de todas elas).

Ao fundir Embratel e Claro, Slim ganharia eficiência e reduziria gastos. Cálculos iniciais indicam que o corte nos custos entre as duas operadoras poderia ficar entre 20% e 30%.

Com a união, a nova empresa teria mais facilidade para obter crédito com juros mais baixos devido ao porte da nova empresa.

De acordo com jornal, também pode estar nos planos da América Móvil dquirir o controle da Net, uma investida que dependeria do congresso aprovar o PL 29, projeto sobre permissão de estrangeiros como controladores de companhias de telecomunicações no Brasil.

Em sendo aprovado, o empresário mexicano teria condições de oferecer pacotes com telefonia fixa, móvel, internet e TV paga.

Procurada pela reportagem do INFO Online, a Claro disse que não irá comentar o assunto.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Ônibus espacial Atlantis pousa na Flórida

SÃO PAULO – O ônibus espacial Atlantis pousou hoje no Centro Espacial Kennedy após uma missão de 12 dias que percorreu mais de 7,7 milhões de km.

A STS-132 foi a terceira de cinco missões de ônibus espaciais planejadas para 2010 - e a última da Atlantis.
Ela foi usada para levar um mini módulo de pesquisa russo à Estação Espacial Internacional. O aparelho, chamado de Rassvet ("amanhecer" em russo), deu mais espaço de armazenamento aos aparelhos e servirá também como um novo local de acoplagem.

É nele que se ligarão as naves Soyuz e Progress, da Rússia, que farão o transporte à ISS partir do ano que vem, com o encerramento do programa de ônibus espaciais da NASA.

Além da instalação do módulo, a missão consistia de três caminhadas espaciais para trocar seis baterias, uma antena de comunicação e adicionar partes ao braço robótico canadense.

Os seis astronautas a bordo da Atlantis - Ken Ham, Pilot Tony Antonelli, Garrett Reisman, Michael Good, Steve Bowen e Piers Sellers – chegaram bem à Terra.




Fonte: http://info.abril.com.br/