quarta-feira, outubro 27, 2010

Petrobras programa mais 6 mil vagas


Quem sonha em ingressar na Petrobrás, a maior estatal brasileira, pode começar a estudar, porque a programação atual da empresa é admitir mais 6 mil funcionários nas mais diversas áreas, até 2013. Segundo o gerente de Gestão do Efetivo da empresa, Lairton Correa, os levantamentos para o próximo concurso já estão em andamento. "Estamos estudando um segundo concurso para 2010. Estou recebendo as demandas das mais diversas áreas e, assim que as tivermos, vamos avaliar se soltamos o edital até dezembro ou no primeiro semestre de 2010", anuncia.
Apesar do gerente não poder especificar os cargos, geralmente as oportunidades da estatal são para os níveis médio, médio/técnico e superior. Já a remuneração mínima garantida pela empresa é de R$1.647,19 para os níveis médio e médio/técnico e de R$5.685,07 para graduados. A empresa costuma contratar profissionais juniores, que são capacitados nas unidades onde atuarão ou na Universidade Petrobrás. Atualmente, a estatal conta com 56.207 funcionários efetivos, sem contar as subsidiárias.

FOLHA DIRIGIDA - Nos dois últimos concursos, a Petrobrás limitou o cadastro de reserva a cinco vezes o número de aprovados por vaga, para dar agilidade às convocações e aos novos concursos. Isso está acontecendo?
Lairton Corrêa - Estamos agilizando o ingresso das pessoas aprovadas em processos seletivos, o que torna viável e possível logo em seguida abrirmos um novo processo. Fizemos um em 2009, quando adotamos essa política e, em seguida, em 2010, divulgamos outro. Estamos estudando um segundo concurso para 2010. Estou recebendo as demandas das mais diversas áreas e, assim que as tivermos, avaliaremos se soltamos o edital até dezembro ou no primeiro semestre de 2010.

A Petrobrás não tem o costume de publicar editais durante o período eleitoral. Então, este ano será diferente?
Essa é uma questão de prática nossa, porque não há impedimento legal nenhum para isso. Dadas as necessidades atuais da companhia, e pela velocidade de investimentos, a empresa precisa responder às necessidades de pessoal. Temos cadastros limitados e temos a ideia de soltar o novo processo para admissão no primeiro semestre de 2011.

A estatal tem mantido a política de ampliação do número de efetivos?
Temos a meta de chegar a 64.605 empregados efetivos em 2013. E para atingí-la teremos de fazer concursos e selecionar candidatos no mercado para atender toda essa demanda. Este ano já admitimos cerca de 2 mil pessoas, temos uma série de pessoas prontas, participando de etapas de análise biopscicossocial, e teremos admissões em outubro, novembro e dezembro. Temos uma previsão de admitir mais mil ainda este ano. Assim, temos 6 mil em novos concursos até 2013.

Que orientações dá aos milhares de candidatos que desejam iniciar carreira na Petrobrás?
A recomendação é estudar, porque esse é um processo seletivo competitivo, e temos em média 100 candidatos por vaga, o que torna o processo difícil. Também é importante ler o edital e ter tranquilidade no dia da prova.

Fonte: http://www।qgdopetroleo.com/

Conheça as carreiras em alta com a exploração do Pré-Sal


Investimentos da Petrobras até 2013 vão exigir qualificação de 207 mil pessoas. Só a companhia abrirá 8 mil cargos no período.

Localizado a 300 quilômetros da costa brasileira, o petróleo presente na camada do pré-sal pode colocar a reserva de petróleo do Brasil entre as dez maiores do mundo. A indústria petrolífera não será a única beneficiada. A expectativa é de que a atividade influencie todo mercado de trabalho brasileiro. Saiba como aproveitar essa nova roda de oportunidades.

Para atender a demanda da exploração do pré-sal, o Brasil precisará de um batalhão de profissionais de todos as áreas e níveis de escolaridade - de operadores de sonda a engenheiros altamente especializados, passando por geólogos, mergulhadores, oceanógrafos, especialistas em robótica e ambiente. Só a Petrobras deve abrir 8 mil novos cargos até 2013. Mas ela não será a única beneficiada com a maré de novos empregos previstos para o setor.
De acordo com estudo feito pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), até 2013, o Brasil precisa investir na qualificação de 207 mil profissionais de 185 categorias para atender a demanda da cadeia de fornecedores da indústria do petróleo. Desses, apenas 6% são de nível superior e 34%.

O número foi obtido com base na projeção de investimentos já aprovados para os projetos de ampliação da produção da Petrobras até 2013. O Plano de Negócios da companhia para esse período inclui ampliação do parque de refinarias e expansão da malha de gasodutos, entre outros.
Mas a extração dos estimados 100 bilhões de barris de petróleo localizados na camada do pré-sal é a principal aposta da empresa. Nos próximos quatro anos, a empresa terá investido 28 bilhões de dólares na área.
"Precisaremos de profissionais para todas as etapas das obras que vamos empreender", afirma o superintendente de planejamento e pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Florival Rodrigues de Carvalho.
Demanda por engenheiros
O governo precisará apoiar a formação de pelo menos 15.421 profissionais da área engenharia, entre técnicos e de nível superior. Mas esse número não representa o total de mão-de-obra que será necessária para movimentar a produção de petróleo e gás natural do País.
Engenheiros de reservatório, segundo o superintendente Florival Rodrigues de Carvalho, serão essenciais nesse novo campo de atividade petrolífera. Esses profissionais, segundo ele, serão os responsáveis por identificar a presença, capacidade e tipo de óleo presente nos reservatórios da camada do pré-sal.

Por outro lado, levar esse petróleo extraído a 300 quilometros da costa para as refinarias será outro desafio da atividade. Com isso, a demanda por profissionais ligados à área de logística e à industria naval devem crescer exponencialmente. "Eles serão demandados de acordo com os desafios tecnológicos do novo tipo de exploração", diz.

A criação de carreiras ligadas à geologia e à geofísica estão entre as principais prioridades da Petrobras para atender a demanda da exploração do pré-sal. Engenheiros de petróleo, naval e submarino também estão na lista de cargos essenciais para a atividade.

"Nossa estrutura administrativa já está firmada. A meta é investir para explorar e produzir mais. Por isso, no momento, o foco é para as carreiras técnicas", afirma a gerente de Planejamento e Avaliação de Recursos Humanos da Petrobras, Mariângela Mundim.

De acordo com Bruno Musso, superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo, as contratações devem se concentrar nas regiões sudeste e nordeste, onde estão as principais reservas de petróleo e investimentos em refinarias, respectivamente. Isso não quer dizer que o crescimento será pequeno em outras regiões, diz.

Na próxima página, confira a lista das dez carreiras essenciais para a exploração do pré-sal dentro da Petrobras e das 185 categorias que serão foco dos cursos de qualificação do Prominp nos próximos quatro anos.

Confira as dez profissões essenciais para a exploração do petróleo da camada do pré-sal, segundo a Petrobras:
1. Geólogo
2. Geofísico
3. Engenheiro de petróleo
4. Engenheiro naval
5. Engenheiro submarino
6. Engenherio de processamento
7. Técnico de projeto
8. Técnico de construção
9. Técnico de montagem
10. Técnico de operação e de manutenção.

Fonte: Portal Exame

Petrobras e Galp confirmam óleo leve e megarreserva em Tupi


Agência Reuters

Lisboa/Rio, 14:53 22/10/2010 - A Petrobras e a petrolífera portuguesa Galp Energia afirmaram nesta sexta-feira que o nono poço exploratório em águas ultraprofundas da bacia de Santos confirmou o potencial de reservas de petróleo leve de Tupi entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente.

"Esse poço comprova que a acumulação de petróleo não só se estende até o extremo sul da área do Plano de Avaliação de Tupi, como, também, que a espessura do reservatório com óleo chega a cerca de 128 metros, o que reduz as incertezas das estimativas de volume de hidrocarbonetos da área", afirmou a estatal brasileira em nota.

A Petrobras já havia afirmado em 6 de outubro que o oitavo poço perfurado havia reforçado a certeza com o volume da megareserva. Segundo a Petrobras, operadora do consórcio que explora Tupi, o resultado da perfuração do nono poço "foi extremamente relevante, pois definiu, entre outras coisas, o nível de contato óleo/água no prospecto, que indicou a maior espessura de rocha com óleo para essa área entre as possibilidades estudadas".

Em Porto Alegre, o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, informou que até 2014 a estatal fará três projetos pilotos em Tupi, com o objetivo de testar tecnologias que permitam maior capacidade de extração do petróleo existente. Além do grande volume recuperável estimado, o óleo de Tupi tem uma densidade de 28 graus API, o que lhe confere excelente valor comercial, destacou a estatal. Dessa forma, a declaração de comercialidade da jazida está prevista para 31 de dezembro deste ano. "Até lá, serão perfurados, ainda, outros dois poços de delimitação."

A Galp Energia tem participação de 10 por cento no consórcio que explora o poço, sendo que 65 por cento pertencem à Petrobras e 25 por cento ao BG Group.
A produtividade dos reservatórios do pré-sal no poço perfurado agora será avaliada por testes de formação programados para os próximos meses, segundo a Petrobras.

"Confirmadas as produtividades esperadas, o consórcio BMS-11 estudará a instalação, no sul da área de Tupi, de um dos primeiros navios-plataformas padronizados que estão sendo projetados para operar no présal da Bacia de Santos."

(Por Filipa Cunha Lima em Lisboa; com reportagem adicional de Roberto Samora em São Paulo e Sinara Sandri, em Porto Alegre / Reuters)

Fonte: http://www.guiaoffshore.com.br/