domingo, fevereiro 28, 2010

"Funeral" do Internet Explorer 6 muda para lugar maior



Parece que o funeral preparado para o Internet Explorer 6 é mais sério do que se imaginava. Na tarde de ontem a Aten Design Group, agência que idealizou o evento, atualizou o site IE6 Funeral (http://ie6funeral.com/) com a seguinte mensagem:
"Mudança de Local - Aparentemente, mais pessoas querem ver o cadáver do IE6 do que nós imaginávamos. Para acomodar melhor essa demanda esmagadora, nós estamos mudando de local. Na quinta-feira, 4 de março de 2010, às 7:00, vamos nos reunir com os amigos, colegas e entes queridos IE6 na Forest Room 5, 2532 15th Street, Denver, CO 80211-3902 para prestar nossas condolências".

O site ainda convida os interessados a comparecerem dizendo que haverá um momento especial para relembrarem o finado browser, além de disponibilizarem comida e um serviço de bar completo.

Vale lembrar que segundo a agência, o anúncio feito pelo Google dizendo que a partir do mês de março deixará de prestar suporte ao IE6 foi o motivo para a criação do site. Para eles, isso significa um grande avanço na evolução da internet.

Para aqueles que não podem comparecer ao velório, a agência solicita gentilmente que mandem flores. Aos que pretendem ir, que utilizem "trajes fúnebres" - mais apropriados para um funeral. E para aqueles que não poderão comparecer e também não mandarão flores, o site abre a possibilidade de que se adquira uma pequena lembrança deste tão controverso navegador. Por esse link os interessados podem comprar camisetas com a "imagem oficial" do evento e prestar, mesmo de longe, sua última homenagem.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Cientistas autenticam tela de Van Gogh


Nem só de smartphones vive a tecnologia atual. Aqueles aparelhos celulares antigos, que contam apenas com funções como mensagem de voz e texto, estão revolucionando a economia de países como o Quênia, África do Sul e Japão. Trata-se do Mobile Money (dinheiro móvel, em uma tradução livre), serviço que tem facilitado, e muito, a vida de milhares de usuários de telefonia celular GSM.
O Moblie Money permite que pessoas que não possuem conta bancária ou cartão de crédito possam guardar, receber ou enviar dinheiro pelo celular, utilizando apenas o sistema SMS e transformando o aparelho em uma espécie de "carteira eletrônica".

De acordo com o site New Scientist, a Safaricom , maior empresa de telefonia celular do Quênia, desenvolveu o sistema M-Pesa que, atualmente, possui mais de 8 milhões de usuários.

O Pesa disponibiliza agências em diversos pontos das cidades. Seus usuários fazem uma espécie de depósito em dinheiro, que é convertido em mobile money e disponibilizado em sua conta de celular. A partir daí esse dinheiro pode ser transferido para qualquer pessoa via SMS. Caso o usuário não possua uma conta de mobile money, ele pode chegar até uma dessas agências, entregar o cógido de texto recebido via SMS e trocar pela quantia determinada.

Para maior segurança daqueles que utilizam esse sistema, o acesso ao dinheiro via SMS só é permitido após a inserção de um número e uma senha pré-determinados. Isso garante que as quantias permaneçam salvas mesmo que o celular seja perdido ou roubado.

Segundo a Reuters, no Japão, pioneiro nesse tipo de tecnologia, existem cerca de 55 milhões de telefones celulares atuando como "carteira eletrônica", e o mercado de mobile money cresce cerca de 70% ao ano. A estimativa é de que em 2012, 190 milhões de pessoas sejam usarias desse sistema.

Ainda segundo a Reuters, para Marcus Persson, analista da Berg Insight ¿ empresa especializada em soluções para companhias de telecomunicação ¿ "os aparelhos celulares estão em posição privilegiada para tornarem-se o principal canal digital para os prestadores de serviços bancários e financeiros nos mercados emergentes". E, embora grande parte da Europa e Estados Unidos utilizem o acesso a conexão de internet rápida para operações bancárias on-line, a Berg Insight acredita que ferramentas wireless como o bluetooth ajudem na propagação do sistema Mobile Money.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Brasil pode ser punido por software livre


A Aliança Internacional pela Propriedade Intelectual (IIPA em inglês) pode colocar o Brasil na lista negra do copyright por causa do apoio ao software livre e de casos constatados de pirataria.


A organização, composta por grupos como a Business Software Alliance, a MPAA e a RIAA, entende que o incentivo aos programas de código aberto significa que o país tem uma política inadequada contra o abuso dos direitos de propriedade intelectual.
O documento de 498 páginas, enviado pela aliança aos representantes do comércio dos EUA, ainda pede que países como a Índia, Tailândia, Vietnã e Indonésia também sejam incluídos na lista.


Caso ele seja aprovado, sanções de comércio poderão ser aplicadas para forçar as nações a adequarem a leis de acordo com os padrões exigidos pela IIPA.


No caso da Indonésia, por exemplo, a organização afirma que o incentivo do uso de software livre dentro de agências governamentais ajuda a enfraquecer a indústria de tecnologia, além de acabar com a competitividade.


De acordo com o documento, o setor público passaria a preferir empresas com esse tipo de solução, impedindo companhias "legítimas" de participar de negociações com os governos.


O Brasil também é citado diversas vezes como ameaça ao mercado de músicas e games, devido aos casos de pirataria e número de arquivos compartilhados em redes P2P.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Skype suspende versões para Windows e celulares comuns

Skype suspende versões para Windows e celulares comuns


A companhia anunciou ter removido de seu site os programas SkypeSkypeSkype para Windows e Skype Lite para celulares comuns. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira no blog do Skype, anunciando mudanças em seus aplicativos para celulares.

"Como parte da nossa contínua revisão de nossa oferta de móveis, decidimos fazer algumas mudanças. Skype Lite e Skype for Windows Phones não estamos mais disponíveis para downloads", informa o post.

Usuários que já baixaram os aplicativos poderão continuar a usá-los normalmente, informou também o Skype.

De acordo com o site Mashble, o Skype alega as dificuldades dar suporte em múltiplos aparelhos como a principal razão para a mudança.

O site especula que uma das mudanças poderá ser o Skype simplesmente deixar de dar suporte para os celulares que usam Windows.





Fonte: http://info.abril.com.br/

YouTube cria site para aumentar permanência de usuários

O YouTube apresentou recentemente o YouTube Disco, um hotsite que permite que os usuários criem playlists para ouvir diretamente das páginas do serviço de compartilhamento de vídeos.

Além disso, outras melhorias, como a possibilidade de enfileirar vídeos dos resultados de busca e a exibição dos vídeos de resposta diretamente na área de comentários, também foram implementados, de acordo com o site Read Write Web.

Mais do que apenas aprimorar o design do YouTube, o Google pretende manter os usuários conectados às páginas do serviço por mais tempo. Atualmente, centenas de milhões de usuários ficam em média 15 minutos no site por visita.

Todas as novidades implementadas são opcionais, e podem ser ativadas ou desativadas, de acordo com a vontade do usuário. Para conferir o YouTube Disco basta acessar o endereço youtube.com/disco

.
As informações são do site CNET





Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Censo pode ser respondido pela internet

O Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dará à população a opção de, pela primeira vez, preencher o questionário pela internet, em vez de fornecer as respostas ao recenseador.

Segundo o diretor executivo do IBGE, Sergio Cortes, o objetivo é facilitar a participação no censo daquelas pessoas que não têm tempo disponível ou não se sentem confortáveis em conversar com os recenseadores.
De acordo com o IBGE, no entanto, quem optar por responder o questionário do censo pela internet terá que receber o recenseador, já que ele será o responsável por gerar a senha a ser usada para ter acesso ao portal do Censo 2010.

Cortes afirmou que a novidade não trará prejuízos à qualidade da informação prestada ao IBGE. Segundo ele, as primeiras experiências mostraram que as respostas dadas no questionário da internet costumam ser as mesmas fornecidas diretamente ao recenseador.

“Eu diria até que a pessoa se sente muito mais confortável com a internet, ao poder prestar sua informação com mais calma e tranquilidade até no caso das perguntas referentes aos outros moradores do domicílio. Isso porque há casos em que a pessoa não sabe algum detalhe de um morador, do irmão, do pai ou da mãe, e ela tem um tempo até maior para coletar essa informação e prestar essa informação com mais certeza”, disse Cortes.

Ao receber a senha, o cidadão terá o prazo de dez dias para responder ao questionário pela internet. Caso isso não seja feito, o recenseador voltará ao domicílio e, então, preencherá o questionário junto com o morador.


De acordo com o IBGE, o Censo terá dois tipos de questionários. O mais simples, com cerca de 15 perguntas, será direcionado à maioria dos cidadãos, que levarão de dez a 15 minutos para respondê-lo. Já o questionário do tipo amostra será respondido apenas por parte das pessoas e terá mais de 100 perguntas. Neste caso, o tempo da entrevista será de 30 a 40 minutos.




Fonte: http://info.abril.com.br/