sábado, março 26, 2011

Trevisan realiza ciclo de palestras: oportunidades nas áreas de petróleo, gás e offshore no Rio de Janeiro


O evento acontece nos dias 30 de março, 6 e 13 de abril.

O Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, está no centro das novidades em relação à petróleo e gás, por conta da descoberta das bacias de pré-sal na costa brasileira. Com isso, a procura por profissionais especializados neste setor é imensa. Visando isso, a Trevisan Escola de Negócios – unidade Rio de Janeiro – promove, nos próximos dias 30 de março, 6 e 13 de abril, às 19h30, um ciclo de palestras voltadas para o tema. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Abaixo segue programação completa.

.[ O evento será realizado na própria Trevisan, que fica na Rua Primeiro de Março, 33, Centro. Mais informações e inscrições pelo telefone (21) 2223-0863, pelo e-mail faleconoscorj@trevisan.edu.br ou pelo portal www.trevisan.edu.br].

A Trevisan, a partir deste semestre, oferece os MBAs Gestão de Serviços na Indústria Naval e Offshore e o de Gestão de Serviços em Petróleo e Gás e Biocombustíveis.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Justiça proíbe aliança BP-Rosneft


MOSCOU — Um tribunal arbitral de Estocolmo proibiu nesta quinta-feira à petroleira britânica BP de se aliar ao grupo público russo Rosneft para explorar e realizar prospecções em conjunto no centro do Ártico russo, rico em petróleo e gás.

Essa decisão, que constitui um revés para os projetos de expansão da Rússia em matéria de energia, foi anunciada pelas agências de notícias russas e suscitou imediatamente reações das empresas envolvidas.

A BP se aliou à Rosneft em janeiro para explorar esta imensa área submarina, com termos no acordo prevendo ainda participações cruzadas entre os dois grupos.

A empresa britânica se disse "decepcionada, uma vez que o acordo é importante para a Rússia, para Rosneft e para a BP.

Mas a BP "continuará comprometida com a parceria com a Rússia" e procurará outras maneiras de implementar o acordo histórico concluído com o primeiro grupo petrolífero russo, acrescentou.

Após a conclusão da parceria, a acionista russa da joint venture TNK-BP, o consórcio Alfa-Access-Renova (AAR), acionou o tribunal arbitral de Estocolmo, dizendo-se lesada pela operação.

A AAR explicou que o acordo infringia as cláusulas do pacto de acionistas da TNK-BP, segundo o qual os parceiros concordam em realizar todos seus projetos na Rússia e na Ucrânia através da joint venture.

O consórcio russo entrou com um recurso ante um tribunal de Londres, que, em seguida, transferiu o caso para o tribunal arbitral de Estocolmo.

"A AAR comemorou a decisão do tribunal arbitral. Esperamos que ela seja plenamente respeitada pela BP", declarou o diretor-executivo da AAR, Stan Polovets, em comunicado.

Dmitri Peskov, porta-voz do primeiro-ministro russo Vladimir Putin, informou por sua vez que ainda era muito cedo para responder: "Nós acabamos de receber a informação, ainda é preciso ver os detalhes", disse à agência Ria Novosti.

Fonte: http://www.google.com/hostedn