quinta-feira, agosto 06, 2009

Qual é o melhor antivírus gratuito?


Apesar da aparência estranha, o Avast é o antivírus gratuito com melhor desempenho



Esta é uma pergunta que passa pela cabeça de muitos internautas que precisam instalar um bom antivírus para proteger o PC.
Para o trabalho, o pessoal do INFOLAB baixou os seis antivírus gratuitos mais conhecidos da web. Em seguida, infectou um PC com um pacote com 2.019 vírus da atualidade (daqueles que apagam arquivos, roubam senhas e deixam o computador sem funcionar direito).
Feito o serviço, o segundo passo foi acompanhar o desempenho do antivírus para
identificar e aniquilar as pragas digitais e, também, verificar o consumo de memória que cada um deles exige durante a varredura nos discos do PC. A interface, a facilidade de uso e os recursos dos programas também foram avaliados.
Pois bem, testes feitos. Abaixo, o Download INFO apresenta o resultado:
1º - Avast! Antivirus Home Edition 4.8: a interface desse antivírus parece um tocador de MP3. Mesmo diferente, ele remove vírus com eficiência e protege o PC durante os download em redes P2P. É o antivírus gratuito com o melhor desempenho no teste: ele removeu 97% (1.964) do pacote de vírus.
2 º - Comodo Internet Security: o grande lance do Comodo é o seu firewall que protege o PC de ataques externos. Outro destaque do programa é o baixo consumo de memória durante a varredura, só 4,6 MB. Dos 2.019 vírus, o Comodo aniquilou 1.773 deles.
AVG 8.5: popular antivírus que protege contra vírus de boot e de arquivo. Tem funções para programar verificações, limpar e-mails infectados e vasculhar a segurança dos links da web. Foi o terceiro melhor programa no teste do INFOLAB: achou 1.530 vírus no pacote com 2.019 pragas.
Avira Antivir Personal 9: nos testes, o Avira teve um desempenho um pouco melhor do que o AVG: encontrou 1.729 arquivos infectados no pacote de vírus. Contudo, o programa consome muita memória na hora de varredura, cerca de 135 MB. Além disso, ele não verifica vírus de e-mail e nem tem firewall.
Rising Free Antivirus 2009: feito por engenheiros chineses, esse antivirus tem sistema de captcha (um sistema de verificação por senha) e um recurso para monitorar vírus de pen drive. Apesar das inovações, o programa é fraco na hora de detectar vírus: encontrou apenas 1.070 no pacotão de 2.019.
PC Tools Antivirus Free Edition 6: este antivírus tem uma interface bastante intuitiva e fácil de usar (graças aos comandos autoexplicativos e em português). Só que isso esconde um problema: seu pobre sistema de detecção de vírus. O PC Tools localizou apenas 649 vírus do pacotão, ou seja, 32%.

NASA fotografa morte de estrela



Nebulosa NGC 4361: morte de estrela registrada pelo telescópio espacial Spitzer





Na foto tirada em infravermelho, a agência espacial americana parece ter capturado o instante exato da explosão de uma bomba.
Trata-se, o entanto, da imagem de uma estrela morrendo feita pelo telescópio espacial Spitzer. A nebulosa, formada por gases do corpo celeste que se expandem e distanciam do centro, é chamada NGC 4361.


A estrela foi, um dia, muito parecida com nosso Sol. No entanto, após começar a expelir suas camadas, a nebulosa planetária adquiriu um formato bastante inesperado. Ao invés de apresentar dois jatos de matérias expelidos, como normalmente acontece, ela possui quatro. De acordo com a NASA, uma das suspeitas é a de que pode haver duas estrelas morrendo na nebulosa, cada uma produzindo um jato bipolar. Na foto, a cor laranja mostra o gás aquecido.
Essa e outras imagens foram tiradas mais de cinco anos e meio depois do lançamento do Spitzer, em 25 de agosto de 2003. Desde maio de 2005, o telescópio ficou sem o hélio líquido responsável pelo resfriamento dos equipamentos, e se aqueceu à ainda gélida temperatura de -246º C.
Nesta segunda fase da missão, conhecida como “quente”, o Spitzer está fotografando em infravermelho. Desde seu lançamento, ele já fez inúmeras descobertas, como buracos negros escondidos e galáxias a bilhões de anos-luz.




LG Messenger GT360, o celular do torpedeiro


Aparelho básico possui QWERTY deslizante para sair mandando mensagens

Guerra entre os coreanos: quando a Samsung lança algum produto inovador, a LG vai atrás. E vice-versa. No caso do celular Messenger GT360, a história não é diferente. Esse modelo aí de cima, com teclado deslizante, segue a ideia do Scrapy. É um aparelho básico, com preço na casa dos 500 reais, feito especialmente para aqueles torpedeiros de plantão que não aguentam mais ficar se matando para digitar textos pelas teclas numéricas (mas também não estão cheios da grana para investir num smartphone avançado, com QWERTY e um montão de recursos). Enfim: adolescentes, regozijai-vos.Antes de partir para uma análise de seus atributos, é bom não deixar o GT360 levar a fama de copião. Isso porque, no exterior, quem fez primeiro um celular com esse conceito foi a própria LG – era o Rumor, bem parecido com o Scrapy, aliás. Mais compacto, o Messenger vem com aplicações selecionadas para trabalhar em dedos mais ágeis que sua conexão GSM/EDGE. Isso mesmo, nada de 3G ou Wi-Fi, porque o negócio é ser baratinho mesmo. E a escolha faz sentido, pois não é imprescindível uma rede veloz para acessar orkut, e-mail e Live Messenger. A banda larga só faz falta mesmo no Google Maps, não vamos negar.Começando pela parte mais evidente, o teclado é bastante confortável, mas apenas depois que você se acostuma com ele. Os botões têm bom espaçamento entre si, porém coisas como a barra de espaço entre as letras e a necessidade de apertar uma combinação de teclas para digitar números acabam exigindo treinamento de alguns minutos antes de você sair digitando orientado somente pelo tato. No geral, achamos o teclado do Scrapy um pouco melhor, pois os botões ficam praticamente juntos, com chanfros entre eles para distinguir qual é cada letra.Para ficar pequeno, o GT360 abdica do teclado numérico e parte para a tela sensível ao toque. Mas, infelizmente, ela serve apenas para discar números na hora de fazer uma ligação, e não para passear pelos menus. Como o sistema tem ícones grandes, seria perfeitamente possível fazer uma tela de acesso especial aos aplicativos somente pelo toque com o dedo. Mas no quesito usabilidade, novamente a Samsung vence a LG – nem a tela de 2,4 polegadas, ligeiramente maior que a da rival, foi capaz de ajudar o usuário nesse sentido.

Chatinho de usarA interface do Messenger merecia um trabalho mais cuidadoso para melhorar sua usabilidade. Em alguns casos, é difícil entender quais botões são responsáveis por acionar determinados comandos. Quer um exemplo? Quando você está no aplicativo de mensagens instantâneas e clica numa caixa para digitar textos, aparece um menu para entrada de dados. Depois de inserido o conteúdo, é preciso clicar no OK localizado no centro da tela, que você aciona pelo botão azul central. Mas, em certos momentos, essa mesma função aparece no canto esquerdo. Ou seja, dois botões fazem a mesma coisa em diferentes menus, confundindo o usuário.Outro detalhezinho chato, entre tantos: quando você está na tela principal, com o celular na vertical, basta deslizar o teclado para abrir uma interface desenvolvida para o comando com o QWERTY (sim, pois o aparelho não tem acelerômetro para fazer isso automaticamente, ao giro do hardware). Suponhamos que você entre na tela designada à digitação de torpedos por engano e queira voltar. Ao clicar nessa opção, o celular vai novamente para a tela principal e fica na horizontal. Aí é necessário começar tudo de novo, fechando o aparelho e abrindo-o de novo para entrar naquela tela horizontal.Se, por dentro, há alguns reparos a fazer, não há muito o que comentar a respeito da parte externa do celular. Ele tem acabamento simples, porém de boa qualidade, embora o mecanismo para tornar o celular deslizante pareça um pouco frágil. Fechado, o modelo lembra os mais recentes touch screen da LG. Outra coisa que merece elogios é a entrada do cartão microSD, localizada na lateral. Juntamente com o produto, já vem um cartão de 1 GB para armazenar arquivos.Na parte destinada ao conteúdo multimídia, o Messenger faz o básico. Ele toca MP3 sem mostrar as capas dos discos e reproduz vídeos em MPEG-4. Mesmo assim, já é melhor que o modelo da Samsung, pois tem receptor de rádio FM e câmera de 2 megapixels, em vez de uma com 1,3 MP. No frigir dos ovos, o que mais faz falta são as conexões Wi-Fi e 3G. Mas isso nem chega a ser um ponto fraco, se pensarmos no preço do aparelho. O GT360 está nas lojas por 599 reais, valor próximo ao cobrado pelo Scrapy, vendido por 569 reais.

Fonte: www.infoabril.com.br

Sony Ericsson W705 é movido a chacoalhada


Celular musical tem design bonitinho e conecta-se à web por Wi-Fi ou 3G



Opa, olha aí um aparelho do tipo slider que navega por Wi-Fi e 3G, se vira bem no lugar da câmera digital, é fera como tocador de MP3 e tem acelerômetro para trocar de faixa com um movimento de mão. Seria o W705 um N95 que chacoalha? Mais ou menos. O brinquedo da Sony Ericsson até lembra o campeão da Nokia pelo visual (ganha dele em elegância e finura, inclusive), porém está no limiar entre celular e smartphone. Vem cheio de recursos para cair na internet, mas possui a interface igual à de qualquer Walkman. E por não ser tão smart assim, custa 1 099 reais, pouco mais da metade do valor cobrado por um N85.Fininho e com boa empunhadura, o W705 é daqueles que você quase não sente quando está no bolso. Ele tem botões dedicados para foto e para o player multimídia, mas nada além do esperado para a categoria. Os controles são legais, com um botão do tipo roda para trocar faixas e navegar pelas opções. Pena que ele não funcione como o círculo do iPod, com comandos sensíveis ao toque. Mas a maior reclamação vai para o teclado, muito apertado e com botões quase planos, dificultando a digitação de texto somente pelo tato.O chacoalhômetro trabalha assim: basta manter pressionado o botão da parte superior e mexer o aparelho para qualquer lado. Quando você faz um movimento para a frente, ele avança uma faixa. Para trás, retrocede. Para cima ou para baixo, ele aumenta ou diminui o volume. Na teoria, é a coisa mais linda. Mas, na prática, o negócio não funciona muito bem. Você precisa balançar o celular com muita vontade para executar qualquer ação – logo, se não quiser parecer um sujeito maluco, não tente fazer isso num ambiente de convívio social.
Música no sangueComo o W705 não possui um teclado QWERTY físico ou virtual, ele não é aquela maravilha para mandar e-mails ou navegar pela internet. Mas o aparelho usa muito bem as conexões para se integrar de forma inteligente com a web. A conexão Wi-Fi torna-se útil para baixar músicas, podcasts e vídeos, além de assistir clipes do YouTube diretamente por um aplicativo pré-instalado no celular. Todo o conteúdo multimídia pode ser armazenado no cartão de memória M2, com 4 GB de espaço para você entupir.A grande mancada desse telefone é não usar fones de ouvido no padrão P2. O encaixe para eles é proprietário. Para amenizar a bobagem, a Sony Ericsson manda junto um adaptador, que te deixa usar aquele fone legalzão. Porém, se a ideia for apenas curtir um som dentro do ônibus ou andando por aí, o modelo que acompanha o celular está de ótimo tamanho. Numa primeira olhada, você não dá nada por esse fone intra-auricular minúsculo. Mas, por ser tão pequeno e discreto, o nível de graves que ele produz é bem satisfatório. Quando os fones não estiverem por perto, o som do celular quebra um galhão, embora sua qualidade não se compare com a do N95. Faltam graves mais convincentes e mais definição nos volumes altos. Nessa situação, o W705 também distorce mais que o normal. Dois aplicativos melhoram bastante a sua curtição musical: o SensMe te ajuda a escolher músicas tristes, alegres, lentas ou rápidas, enquanto o TrackID é uma bobeirinha interessante para descobrir qual música está tocando no ambiente. É uma boa para quem curte rádio FM, mas não gosta de ficar esperando até o locutor dizer qual faixa está rolando.

Samsung Star é o basicão touch screen


Se você morre de inveja daquele seu amigo mala que comprou um iPhone, mas a grana está curta até para investir numa versão xing ling, de repente vale a pena cortar da sua lista de prioridades itens como Wi-Fi, 3G e GPS. Aí alguns modelos touch screen menos sofisticados, como o Samsung Star S5230, já ficam confortáveis no orçamento. Por 799 reais – ou preços bem mais modestos, no plano de alguma operadora – o aparelho entrega uma interface surpreendente e divertida, mostrando que a tela sensível ao toque já chegou com estilo aos celulares intermediários.Considerando apenas design e programas, o modelo não fica devendo muito para os smartphones topo de linha – é até mais levinho do que a maioria deles, pesando 93 gramas. Com 1,2 centímetro de espessura, ele é também confortável para carregar no bolso. As conexões são bem protegidas e os botões externos facilitam o acesso àquelas funções que a interface não dá conta de deixar na cara do usuário pela tela sensível ao toque. Estão incluídos aí os comandos de voltar, fazer ligação e tirar foto.Embora o Star venha com uma canetinha, não precisamos usá-la em nenhum momento. Tudo porque o sistema operacional proprietário, com o estilo TouchWiz, foi bem pensado para comandos com o dedo. Também porque o display, mesmo sendo resistivo (ou seja, preparado para trabalhar com a stylus), é bastante sensível. A tela inicial possui três áreas de trabalho personalizáveis. Deslizando para os lados, o ambiente é alterado na hora. Isso possibilita que você crie vários perfis: um pode abrigar os aplicativos usados no trabalho, como contatos, e-mail e leitor de RSS, por exemplo, enquanto outro mostra atalhos de entretenimento. Da tela principal, você pode ir ao menu, com ícones de tamanho decente.

Lula ameaça importar PCs se indústria não baixar preços

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o governo importará computadores para distribuir a alunos de escolas públicas se a indústria nacional não reduzir os preços cobrados pelos equipamentos.
Lula participou da cerimônia de entrega de 6,2 mil notebooks no município de Piraí (RJ). Ele disse que o governo decidiu em 2007 distribuir 350 mil laptops para escolas de todo o país, mas até agora o programa tem problemas para sair do papel devido a disputas no processo de licitação.
Os computadores entregues foram produzidos pela Positivo Informática.
"Estamos querendo combinar uma redução de preço", discursou o presidente.
"Eu sou o maior defensor da indústria nacional, mas, se a indústria nacional não conseguir fazer a um preço acessível, nós vamos ter que importar alguns para fazer com que a política chegue à população mais pobre desse país", acrescentou.
Procurada, a Positivo Informática disse que não poderia se pronunciar sobre sua política de preços por estar no período de silêncio que antecede a divulgação de seu balanço.
Lula, que também se queixou do fato de ainda não ter sido lançado um notebook ao preço de 100 dólares, disse que o governo disponibilizará 600 milhões de reais para financiar programas de inclusão digital de prefeituras.
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os 6,2 mil notebooks distribuídos em Piraí custaram 5,3 milhões de reais. Do total, o governo do Rio de Janeiro custeou 4 milhões de reais, enquanto que a prefeitura da cidade arcou com 1,3 milhão de reais.
Quase um em cada cinco computadores vendidos pela Positivo Informática nos primeiros seis meses de 2009 foi destinado a clientes governamentais. De janeiro a junho, foram 142,6 mil máquinas aos governos, de um total de 765,6 mil desktops e laptops comercializados.
Segundo divulgou a empresa na semana passada, o volume de vendas aos clientes governamentais teria sido maior "não fosse a postergação do cronograma para alguns projetos".
A carteira contratada junto a governos para 2009 é de 322 mil computadores. A Positivo também já tem contratadas outras 94,0 mil unidades com previsão de entrega em 2010.
"Espera-se, ainda para 2009, leilões de volumes significativos para escolas e áreas administrativas do Ministério da Educação, para telecentros de inclusão digital do Minicom e de novos projetos de subsídio à compra de notebooks por professores", informou a empresa.
"Adicionalmente, o IBGE anunciou que licitará, também em 2009, netbooks a serem utilizados no Censo de 2010", completou.
(Reportagem de Fernando Exman e Cesar Bianconi)

Fonte: www.uol.com.br

Novo trojan engana ferramentas antivírus

empresa inglesa de segurança Prevx encontrou um novo vírus trojan capaz de enganar aplicativos antivírus e anunciado como um dos mais sofisticados vírus já lançado. Embora sua eficácia seja garantida por seus criadores, a McAfee afirmou estar ciente da nova ameaça e prometeu uma solução para breve.
Trojan, ou cavalo-de-tróia, é o tipo de vírus criado para invadir máquinas e roubar dados confidenciais de seus usuários. No caso de "Limbo 2", as informações roubadas são, principalmente, as de instituições bancárias, noticiou o site SC Magazine.
Em contato com a revista de segurança, Jacques Erasmus, diretor da equipe de pesquisa da empresa, afirmou que estava monitorando fóruns russos há algum tempo quando se deparou com Limbo 2, o vírus mais procurado do submundo.
O que torna este malware tão visado são suas características furtivas, que dão a ele uma invisibilidade perante ferramentas de defesa. Por US$ 1,3 mil (equivalente a pouco mais de R$ 2 mil) os cibercriminosos podem adquirir o vírus capaz de se modificar em algumas horas caso descoberto, mantendo suas características principais de roubo de informações.
De acordo com o site Ars Technica, além de roubar dados digitados ao iniciar a máquina, o Limbo 2 é capaz de identificar credenciais que julgue interessantes, como números de cartões de crédito e endereços de email, por exemplo.
Para fazer novas vítimas, o trojan pode ser enviado através das redes botnet, ou então anexado a arquivos de instalação ou vulnerabilidades em sites.

Fonte: www.terra.com.br