quinta-feira, dezembro 09, 2010

Royalties podem voltar ao debate em 2011, diz Gabrielli


"o próximo governo poderá discutir uma proposta mais equânime", disse o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli
Brasília - O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, avaliou hoje que se ocorrer um veto presidencial ao projeto de partilha da produção de petróleo no Brasil, o próximo governo poderá discutir uma proposta mais equânime, que não favoreça somente os Estados produtores, mas dê a eles algumas vantagens sobre os demais.
"Se for aprovado e o presidente vetar, a cobrança volta à forma original, e é provável que retorne à Câmara em 2011 como um novo projeto de lei que discuta de maneira mais equânime a questão dos royalties, permitindo uma distribuição de parcela maior para os Estados produtores, ao mesmo tempo que também dê oportunidade a outros Estados de se beneficiarem da produção."

Atualmente, o projeto que altera o novo marco regulatório está em trâmite na Câmara dos Deputados, depois de ter sido alterado no Senado. Ele teve a adição de uma emenda que mudou a distribuição dos royalties beneficiando todos os Estados, e não somente os produtores.

O presidente da Petrobras falou hoje pela manhã sobre os investimentos da companhia no País, em entrevista para um grupo de emissoras de rádio, sob a coordenação da Rádio Nacional, no Rio. Durante uma hora, Gabrielli atendeu a repórteres de rádios locais do Rio Grande do Sul, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Espírito Santo, da Bahia, do Maranhão, de Santa Catarina, do Paraná e de Amazonas. Os investimentos em novas refinarias foi um dos assuntos mais abordados.

Gabrielli confirmou que a unidade de refino, a primeira do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), vai entrar em operação em 2013. Além disso, estão seguindo as tratativas com a Braskem para que a companhia assuma os investimentos na unidade petroquímica básica.

"Por enquanto, tudo é um namoro ainda", disse o executivo sobre a negociação. Ele também afirmou que já há entre 70% e 80% de equipamentos contratados para o Comperj. Sobre as demais refinarias, informou que a Premium II do Ceará ainda aguarda a liberação do terreno para início da terraplenagem.

Gabrielli voltou a defender a necessidade de construir as unidades de refino, já que a produção e a demanda vêm crescendo substancialmente, mas o País não tem mais capacidade ociosa para dar conta da evolução. "Hoje importamos diesel, querosene de aviação, GLP. Precisamos pensar na nossa demanda e na produção de 2020", comentou.

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Desperdício de gás natural caiu 33,7% em outubro, segundo ANP


A produção de gás natural bateu recorde pelo segundo mês consecutivo: 65 milhões de metros cúbicos (m³)
Rio de Janeiro - A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo informou a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) no Boletim de Produção referente ao mês de outubro de 2010.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento e Produção da ANP, Paulo Alexandre de Souza, um termo de compromisso assinado entre a agência reguladora e as empresas operadoras determinou que a meta de aproveitamento do gás natural é de 95%. Em outubro, ficou em 91,5%.

“O ponto de equilíbrio, o ponto que a agência considera ótimo, é que 95% do gás natural produzido deve ser objeto de utilização. Normalmente, as unidades precisam ter uma quantidade de perda de gás natural para funcionar. Essa perda, por regulamentação da agência, é limitada em 3%. Acima desse limite, tem que ter uma justificativa forte à agência”, afirmou.

Ainda de acordo com o boletim divulgado pela ANP, a produção de gás natural bateu recorde pelo segundo mês consecutivo: 65 milhões de metros cúbicos (m³) foram produzidos no país, representando um aumento de 9,3% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a setembro de 2010, o aumento foi de 1,64%.

A produção de petróleo não apresentou variação considerável. Para Souza, a expectativa é elevar a produção de petróleo em 2011, quando o Campo de Tupi, na área do pré-sal, iniciar a produção comercial.

Impulsionada pela produção de gás natural do Campo de Manati, a Bahia se tornou o terceiro maior produtor de petróleo e gás do país, atrás apenas de Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Gusher do óleo


História
Os Gushers eram um ícone de exploração de óleo e produção durante o atrasado 19o e cedo 20os séculos. Durante essa era, técnicas perfurando como perfurar da cabo-ferramenta e a falta de preventers de blowout significado que os perfuradores não poderiam acomodar reservatórios de alta pressão, e quando os reservatórios foram rompidos, o óleo dispararia acima do bem, forçando para fora a cabeça da broca e criando um gusher. Este evento foi consultado como a um “sopro para fora”. Um poço que começasse enquanto um gusher foi dito “ter fundido em”: por exemplo, Gusher de Lakeview fundiu dentro em 1910.

Apesar de ser símbolos da riqueza new-found, gushers eram perigoso e desperdiçador. Podiam matar os trabalhadores envolvidos em perfurar, destruir o equipamento, e revestir a paisagem com os milhares de tambores do óleo. Além, o óleo livre-fluindo estava no perigo constante de fogo catching.[2] Um cliente dramático de um sopro para fora lê,

“Com um rugido como cem trens expressos que competem através do campo, o poço fundiu para fora, vomitando o óleo em todos os sentidos. O derrick evaporado simplesmente. As embalagens wilted como a alface fora da água, porque a maquinaria pesada writhed e torceu em formas grotesque no inferno chamejando. “[3]Pdf (285 KiB)
Não estava até 1924 que o primeiro bem sucedido preventer de blowout, uma válvula affixed à cabeça boa que é fechada no evento do backflow fluido de alta pressão, foi trazida ao mercado.[4] Enquanto a tecnologia desenvolvida, preventers de blowout se tornou padrão o equipamento e os gushers transformaram-se pela maior parte uma coisa do passado.


A causa dos gushers
A maioria de petróleo for dado forma quando o remains de plankton acumule dentro sedimentos no assoalho de oceano. Enquanto os sedimentos constroem acima, as camadas mais profundas estão sujeitadas à pressão e ao calor crescentes. Os milhões excedentes dos anos, estas forças transformam o sedimento em rochas sedimentary, e se os sedimentos forem oxigênio-pobre, o plankton deteriorará no orgânico substância sabida como kerogen, o precursor do petróleo.[5]

O petróleo é geralmente menos denso do que as rochas e molhe-o é dado forma com, de modo a ele é dado forma, fluirá para cima para a superfície da terra através das fraturas ou dos pores na rocha. Entretanto, se alcançar um cerco (sabido como a armadilha) abaixo de uma camada de impermeable balance, o petróleo coletará no reservatório de óleo.[6] Quando as camadas do sedimento acima do reservatório constroem acima rapidamente, uma camada impermeable pode dar forma debaixo do reservatório também (um processo sabido como o undercompaction), selando o fora.[7] Se mais sedimento for depositado na superfície, pressiona para baixo em cima do líquido dentro do reservatório, criando uma circunstância sabida como sobrepressão.[8]

A formação do petróleo própria pode também contribuir à sobrepressão, porque o petróleo tem um maior volume do que o kerogen de que é dado forma.[9]Pdf (991 KiB)

Quando uma cabeça da broca perfura com a camada impermeable de rocha acima do reservatório, a pressão no reservatório força os líquidos móveis acima através da tubulação aberta à superfície, dando forma a um gusher.


Gushers notáveis
Gusher de Lakeview em Condado de Kern, Califórnia de 1910 é acreditado para ser os ESTADOS UNIDOS os mais grandes-sempre. gusher. Em seu pico, mais de 100.000 tambores (16 ³ de 000 m) do óleo por o dia fluíram para fora, alcançando tão altamente quanto 200 pés (60 m) no ar. Remanesceu destampado por 18 meses, derramando sobre nove milhão tambores (378 milhões galões/1.4 milhão ³ de m) do óleo, menos do que a metade de que foi recuperado.[10]

Gusher de Lucas em Spindletop em Beaumont, Texas em 1901 fluído em 100.000 tambores (16 ³ de 000 m) por o dia em seu pico, mas retardado logo e foi tampado dentro de nove dias. Os ESTADOS UNIDOS bem triplicados. produção de óleo durante a noite e marcado o começo da indústria de óleo de Texas.[11]

Barroso 2 bem dentro Cabimas, Venezuela em dezembro 1922 fluído em ao redor 100.000 tambores (16 ³ de 000 m) por o dia por nove dias, mais uma quantidade grande de gás natural.[12]

Mary selvagem Sudik gusher dentro Cidade de Oklahoma, Oklahoma em 1930 fluído em uma taxa de 72.000 tambores (11 ³ de 500 m) por o dia.[13]

Baba Gurgur perto Kirkuk, Iraq, um oilfield conhecido desde antiquity, erupted em uma taxa de 95.000 tambores (15 ³ de 000 m) um dia dentro 1927.[14]

Um gusher short-lived em Alamitos #1 em Monte do sinal, Califórnia em 1921 marcou a descoberta de um dos campos de óleo os mais produtivos no mundo.[15]

Masjed Soleiman, Persia em 1908 marcou a primeira batida principal do óleo gravada no Leste médio.[16]

Daisy Bradford gusher dentro 1930 marcou a descoberta do Campo de óleo do leste de Texas, o oilfield o maior no Estados Unidos contíguos.[17]


Fonte: http://www.worldlingo.com/