sexta-feira, outubro 08, 2010

Petrobras descobre mais petróleo e gás na Bacia de Santos


Mais uma jazida de petróleo e gás nos reservatórios do pré-sal foi encontrada pela Petrobras, na Bacia de Santos, na costa de São Paulo. A região conhecida como Abaré Oeste fica a cerca de 2 quilômetros da superfície, a cerca de 300 quilômetros da costa. Esse é o quarto poço perfurado no bloco BM-S-9, todos com comprovação de existência de petróleo e gás.

O bloco BM-S-9 é composto por duas áreas de avaliação: a área do poço 1-BRSA-594-SPS (1-SPS-55), informalmente denominado de Guará e a área do poço 1-BRSA-491-SPS (1-SPS-50), informalmente denominado de Carioca.

A descoberta foi comprovada por meio de amostragem em reservatórios localizados em profundidade aproximada de 5.150 metros. Mais análises estão sendo feitas com as amostras recuperadas para a melhor caracterização do óleo encontrado.

O Consórcio, formado pela Petrobras (45% - Operadora), BG Group (30%) e Repsol (25%), dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação da jazida conforme o plano de avaliação aprovado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis).

Fonte: http://www.band.com.br/

Shell acha petróleo na bacia de Santos


Indícios de petróleo e gás foram encontrados pela petrolífera Shell na bacia de Santos, na área de influência do pré-sal. Apesar disso, ainda não há informações se a descoberta está localizada na camada ou não.

O bloco BM-S-54, conhecido como Parati, é operado pela Petrobras. A ANP (Agência Nacional do Petróleo) já foi notificada.

A Shell já havia encontrado petróleo no pré-sal, no bloco Nautilus, na parte capixaba da bacia de Campos. A companhia tem 100% do bloco, mas aguarda autorização da ANP para vender 20% dele para a francesa Total.

Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/

BG vende usinas nas Filipinas para dar foco ao Brasil


LONDRES - A empresa britânica de petróleo e gás BG Group, parceira da Petrobras no Brasil, disse que vendeu sua participação de 40% em duas usinas de energia movidas a gás nas Filipinas para a Korea Electric Power Corp. por US$ 400 milhões. O acordo abrange a usina Santa Rita de 100 MW e a de San Lorenzo de 500 MW, localizadas na ilha de Luzon, a 80 quilômetros ao sul da capital Manila.

O negócio é o mais recente de uma série de desinvestimentos de ativos de geração de energia, visto que a BG está direcionando sua atenção no desenvolvimento de descobertas de petróleo no Brasil. A companhia vendeu suas participações em usinas de energia no Reino Unido e nos Estados Unidos neste ano.

A BG deverá provavelmente continuar a desfazer-se de suas usinas de energia até que se retire completamente do setor de eletricidade, afirmou Peter Hitchens, analista da Panmure Gordon. "Eles concluíram que a geração de energia não é tão interessante quantos eles pensavam", destacou o analista. Injetar dinheiro na exploração, produção de petróleo e gás natural liquefeito, onde o crescimento é mais rápido, faz mais sentido, acrescentou Hitchens. Ele prevê que a BG venderá suas usinas na Itália e possivelmente seu negócio de transmissão e distribuição de energia na Índia.

A BG detém as participações nas usinas nas Filipinas por meio de uma joint venture com a First Philippine Holdings Group. A conclusão do negócio está prevista para 2011 e sujeita à aprovação da First Philippine, segundo a empresa britânica. As informações são da Dow Jones.

Fonte: http://economia.estadao.com.br/