sexta-feira, agosto 13, 2010

ZTE lança smartphone com Android no Brasil


O X990 chega às lojas a partir desta semana com preço sugerido de R$ 299 no plano pré-pago


A fabricante chinesa ZTE anunciou em São Paulo a chegada de seu primeiro smartphone com sistema operacional Android ao mercado. Além disso, a ZTE também mostrou o X990, um aparelho com acesso a mensagens instantâneas e teclado QWERTY integrado.

O X850, também conhecido como Racer, é um smartphone touchscreen com tela resistiva de 2,8 polegadas, câmera de 3,1 megapixels, rádio FM e conectividade 3G, Bluetooth e Wi-Fi. A versão utilizada do Android é a 2.1, uma das mais recentes. O aparelho será vendido a partir de setembro, com exclusividade da operadora Vivo. O preço sugerido do X850 não foi divulgado.

Já o X990 é um smartphone com teclado QWERTY. Tem conectividade EDGE, câmera de 2 megapixels, visualizador de arquivos do Office e tem acesso ao Windows Live Messenger para troca de mensagens instantâneas. Seu preços sugerido é de R$ 299 em plano pré-pago, também exclusivo da Vivo. O X990 chega às lojas a partir desta semana.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Sony Ericsson terá Android 3.0 para games


SÃO PAULO - A Sony Ericsson está trabalhando em um smartphone com Android 3.0 que também é uma plataforma para games, afirma o blog Engadget.


O post afirma que, segundo “fontes confiáveis”, o aparelho desenvolvido é uma plataforma cruzada entre um Samsung Captivate e PSP Go, o que resulta em um aparelho slider que apresenta controles de jogo no lugar do tradicional teclado QWERTY.

A tela do aparelho é descrita com 3,7 e 4,1 polegadas com resolução WVGA ou melhor, câmera de 5 megapixel e processador Snapdragon de 1 GHz, da Qualcomm. Segundo o post o aparelho carrega o nome Xperia, mas também deve carregar o logo PlayStation.

Como sistema operacional, o dispositivo supostamente utilizará o Gingerbread (Android 3.0) com uma máscara específica de celular. A Android Market passaria a ter uma área distinta para games, inicialmente exclusiva para novo aparelho.

Os games apresentados seriam compatíveis com os oferecidos para PSP, o que inclui títulos como God of War e Call of Duty: Modern Warfare. As informações ainda não foram confirmadas, mas o Engadget afirma que o aparelho pode ser apresentado ainda em outubro.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nasa investiga misteriosas pedras que andam


Por que essas rochas se movem no deserto?


SÃO PAULO - Como rochas de até 300 quilos podem se mover sozinhas em uma planície?

Para a Nasa, a Agência Espacial Americana, os misteriosos rastros observados em lagos secos na Califórnia e em Nevada podem ser explicados de forma simples: as pedras andam porque deslizam no gelo.
Antes de entrar em explicações técnicas de como o gelo foi parar em um solo de argila seca no meio do deserto, vale explicar a história dessas famosas rochas andarilhas. O local mais famoso em que elas são observadas é conhecido como Racetrack Playa, no Vale da Morte, Califórnia. Mas desde a década de 1940 pesquisadores detectaram o mesmo fenômeno em diversas formações semelhantes.
Trata-se de trilhas formadas pelo movimento das pedras, caminhos por vezes tão perfeitamente paralelos, que fazem curvas tão regulares, que parecem pertencer a um carro. Acredita-se que algumas rochas podem ter se movido tão rápido quanto uma pessoa andando, mas existe um problema: ninguém nunca as viu se mover.

As explicações óbvias foram logo descartadas para explicar o fenômeno: não houve ajuda de animais, gravidade ou terremotos. Para investigar melhor, a Nasa enviou uma equipe de 17 pessoas do Centro de Vôos Espaciais Goddard até a Racetrack Playa. Permanecendo seca a maior parte do tempo, essa grande planície possui 7,2 km de comprimento.

Os pesquisadores, muitos deles alunos, também desenterraram sensores colocados anteriormente para capturar dados de umidade e temperatura. Além de confirmar que algumas grandes rochas se moveram mais do que as pequenas, a equipe ainda descartou outras possibilidades: não havia campos magnéticos incomuns ou que sofressem variações, muito menos radiação ou qualquer inclinação relevante que explicasse o fenômeno. Análise das pedras também revelou que elas não possuem nenhuma composição ou propriedade excepcional – a não ser o fato de estarem localizadas muito longe das montanhas de onde caíram.

Algumas das rochas que se moveram pesam menos do meio quilo, mas a maioria pesa entre 11 e 13 quilos. A maior delas, chamada Karen, tem 317 quilos. A única explicação possível, a única força poderosa capaz de movê-la seria o vento – mas, ainda assim, os 240 km/h medidos não são suficientes para causar tamanho deslocamento.

Os cientistas então começaram a se perguntar se haveria alguma forma de reduzir a fricção entre as rochas e o chão argiloso, de modo que o vento pudesse empurrá-las. Uma das principais hipóteses era a de que a umidade transformaria a argila em uma fina lama, fazendo com que algas possivelmente dormentes formassem um limo no qual a pedra deslizaria. Apesar de ter sido provado que a umidade seria mesmo capaz disso, essa explicação das algas não seria suficiente para movimentar todas as pedras observadas.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Oi vê telefonia consolidada com três grupos


Eduardo Falco, presidente da Oi: "a TIM hoje ficou estrategicamente isolada"


RIO DE JANEIRO - O presidente da Oi, Eduardo Falco, acredita que o mercado brasileiro de telecomunicações está consolidado após os últimos movimentos promovidos por Telefónica e América Móvil, que se seguiram à compra da Brasil Telecom pela Oi.

Em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira, o executivo comentou que a TIM acabou ficando em uma posição isolada no país e que não aposta em uma eventual associação da companhia controlada pela Telecom Italia com a britânica Vodafone.

"A TIM hoje ficou estrategicamente isolada", disse Falco, após participar de fórum promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae).

Apesar de a Vodafone ser um dos maiores grupos de telecomunicações do mundo, o presidente da Oi não acredita numa eventual combinação entre a operadora britânica e a TIM. "Você falar que o inglês vai juntar com italiano para entrar no Brasil... Eles competem fortemente. Não é tão natural assim, um italiano juntar com um inglês."

O executivo reiterou que um de seus principais objetivos é expandir o foco da Oi na América do Sul e África, onde "ainda há muitas oportunidades".

Falco reafirmou também que trabalha para simplificar a estrutura acionária da Oi, citando que atualmente o grupo possui várias classes de ações negociadas na Bovespa.

"Eu tenho sido o cara que mais briga na Oi pela simplificação das classes societárias. Já fizemos um monte de propostas... Como se preside uma empresa com seis classes de ações?", indagou. "O reflexo das ações com a performance da Oi não tem muita relação de causa e efeito."

A Oi anunciou no final de julho aliança com a Portugal Telecom que prevê posições acionárias cruzadas, depois que o grupo português concordou vender sua participação na Vivo à Telefónica.

Enquanto isso, a mexicana América Móvil iniciou movimentos para consolidar suas operações depois que sua controlada indireta Embratel fez oferta de 4,6 bilhões de reais por ações preferenciais da operadora de TV paga Net.

Fonte: http://info.abril.com.br/

FEI vai sediar evento de robótica e IA

SÃO PAULO -O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) vai receber entre os dias 23 e 28 de outubro o Joint Conference, palco para apresentações de pesquisas e competições em robótica, inteligência artificial e redes neurais.

O Joint Conference abrigará simultaneamente três eventos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC): a IV Jornada de Robótica Inteligente (JRI); a Competição Latino-Americana de Robótica; e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).


Além disso, o evento será sede do XX Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial (SBIA), e do XI Simpósio Brasileiro de Redes Neurais Artificiais (SBRN). Vai receber também workshops, minicursos e palestras internacionais.

O evento espera reunir cerca de 600 estudantes, desde o ensino médio até pós-graduação, além de 150 pesquisadores. Mais de 200 robôs devem ser apresentados.

Mais informações podem ser obtidas no www.jointconference.fei.edu.br

Fonte: http://info.abril.com.br/