sábado, julho 31, 2010

Microsoft foca mercado de tablet e celulares




SEATTLE, EUA - A Microsoft delineou suas ambições de dominar o mercado de bens eletrônicos de consumo com tablets e celulares inteligentes com Windows projetados para conter os avanços da Apple e do Google.


Os novos computadores tablet estarão disponíveis assim que puderem ser distribuídos e os novos celulares estarão no mercado até o final deste ano, disse o presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer.
O executivo definiu com isso um teste crucial para a capacidade da Microsoft de conquistar as atenções dos consumidores mais experientes no uso de tecnologia.
"Vamos agir com toda força", disse Ballmer durante a apresentação anual da companhia a analistas.
"Vamos vender como loucos e vamos promover esses produtos como loucos."
A Microsoft está irritada por a Apple ter vendido mais de 3 milhões de iPads desde o lançamento do aparelho, em abril, e está trabalhando com fabricantes de computadores como Acer, Dell, Toshiba e outras marcas para desenvolver produtos semelhantes acionados pelo Windows.

"Temos de batalhar ao máximo agora com nossos parceiros de hardware", disse Ballmer.
"Os novos aparelhos chegarão ao mercado assim que estiverem prontos. É a maior e mais urgente prioridade aqui. Ninguém vai dormir no ponto."

Os novos tablets serão acionados por chips Intel, disse Ballmer, o que serviu para negar os rumores quanto a um recente acordo de sua empresa com a ARM Holdings, empresa britânica de projeto de chips, no sentido de adotar a arquitetura que ela desenvolveu e que é usada no iPad e na maioria dos celulares inteligentes.

Uma nova linha de chips da Intel que deve sair no começo de 2011 dará ao mercado de tablets um grande impulso no ano que vem, disse Ballmer.
Funcionários da empresa exibiram novos celulares equipados com o Windows Phone 7 e fabricados por Samsung e LG, mas não permitiram que os aparelhos, ainda em estágio de protótipos, fossem fotografados.
Os aparelhos têm telas grandes sensíveis ao toque, incorporam o player de música Zune, programas de email e são capazes de se conectar a conteúdo disponível no Xbox Live, Facebook e outras redes.
Ballmer reconheceu que a Microsoft perdeu terreno no segmento de telefonia.
"É provavelmente justo dizer que temos muito trabalho a fazer", afirmou o executivo. "Não vai acontecer tudo em uma noite", brincou.
Quando perguntado o que aconteceria se o Windows Phone 7 não se tornar um sucesso, Ballmer respondeu: "Isso não vai acontecer", acrescentando que não há um plano alternativo.

Fonte: http://info.abril.com.br/

MTE esclarece dúvidas sobre ponto eletrônico


A portaria sobre o uso do ponto eletrônico entrará em vigor em agosto. A fiscalização começa no dia 26 do mesmo mês


SÃO PAULO – O ministério do trabalho esclareceu as principais dúvidas das empresas a respeito da portaria 1510/2009 que disciplina o ponto eletrônico.

Em seu site, o ministério explica que as pequenas empresas, entendidas como aquelas que possuem até dez empregados, estão desobrigadas de utilizar qualquer sistema de ponto, enquanto que companhias que têm mais de 10 empregados podem usar um dos dois outros sistemas permitidos: manual ou mecânico, de forma que, nesses caso, a utilização do sistema eletrônico é opcional.

Quanto à alegação das empresas e de algumas entidades com relação ao alto custo do Registrador Eletrônico de Ponto (REP), o MTE se defende dizendo que, ao pesquisar na internet, é possível encontrar o aparelho por R$ 2.850,00, preço, segundo o ministério, muito próximo de equipamentos anteriores que não possuíam nenhuma segurança quanto à manutenção da inviolabilidade e integralidade das marcações efetuadas pelos trabalhadores e que não emitiam o comprovante para o empregado.

O órgão afirma, ainda, que há mais de 66 modelos registrados no MTE, diversos em processo de registro e outros sob análise técnica, rebatendo a acusação de empresas e entidades contrárias ao novo equipamento, que diziam que os fabricantes não iriam conseguir colocar os produtos (REP) no mercado dentro do prazo.

O ministério do trabalho também afirma não haver qualquer exigência quanto ao trabalhador guardar o comprovante de registro do ponto eletrônico. O MTE diz que a portaria determina que o comprovante seja impresso e retirado pelo trabalhador, mas que guardar ou não o documento é uma decisão do funcionário.

Quanto à alegação de algumas empresas de que ficarão impedidas de controlar o acesso dos empregados às dependências da empresa pelo fato do REP ser exclusivo para o controle de jornada, o ministério esclarece que o equipamento não proíbe qualquer controles de acesso.

Segundo o órgão, a portaria 1510/2009 não afeta o poder diretivo do empregador sobre seu estabelecimento. Apenas trata exclusivamente do controle de jornada de trabalho. O acesso ao local de trabalho, seja por catraca eletrônica ou qualquer outro meio, por empregados ou qualquer pessoa, é determinado pelo poder diretivo do empregador sobre seu estabelecimento.

A portaria sobre o uso do ponto eletrônico entrará em vigor em agosto. A fiscalização começa no dia 26 do mesmo mês.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Intel desenvolve novo método para transmissão de dados


A Intel quer ser mais rápida. Cada vez mais rápida. Depois da Sandy Bridge, o novo chipset de processadores que ainda nem saiu de fábrica, a empresa de processadores quer ser mais veloz na transmissão de dados. A novidade é a transmissão por fótons, ou seja, por luz. É a chamada Light Peak.

A tecnologia, em fato, já vem sendo desenvolvida há um bom tempo, mas somente agora o conceito ganhou forma na mão dos engenheiros da Intel. O protótipo criado é capaz de transferir 6,25 GB por segundo – ou um filme em 720p em 1 segundo.

O funcionamento é basicamente uma conversão de luz em dados. Segundo a Intel, a velocidade alcançada pode ser até maior que a taxa atual, de 50 Gbps. A Light Peak seria uma substituta do USB 3.0 e poderia unir diversas portas de troca de dados em uma única.

A Intel promete que o conceito será desenvolvido, podendo alcançar até velocidades maiores. No entanto, a tecnologia não estará necessariamente disponível tão cedo. Abaixo, o diretor de pesquisas nessa área da Intel, Jason Ziller, exemplifica a Light Peak em um modelo maior de placa:

Fonte: http://info.abril.com.br/

Dados de usuarios do Facebook são expostos




SÃO PAULO – Um especialista de segurança na web usou um código de programação e conseguiu coletar dados de 100 milhões de perfis do Facebook.


Os dados foram coletados e publicados na internet. A intenção do pesquisador, Ron Bowles, com essa iniciativa, foi demonstrar os problemas de privacidade no site de rede social, segundo o jornal El Pais.

A lista chegou ao site de download Pirate Bay e foi compartilhada por cerca de mil internautas. O arquivo, que já está circulando na web com dados sobre os 100 milhões de usuários, inclui, ainda, um código de programação que Bowles usou para escanear o diretório da rede social.

De acordo com o periódico espanhol, o Facebook disse à inglesa BBC, por meio de um comunicado, que as informações contidas na lista estavam disponíveis antes do anúncio de Bowles em um diretório que inclui todos os usuários cujo perfil é ainda que parcialmente aberto.

Segundo afirmou o Facebook, as pessoas que usam a rede social são donas de suas informações e têm o direito de dividir o que eles querem, com quem eles querem e quando querem.

De acordo com analistas, ainda que essas informações estejam disponíveis a partir do diretório da rede social, agora elas estão organizadas em uma lista com os nomes e números de identificação, o que torna mais fácil a coleta endereços de e-mail ou dados sobre a localização geográfica dos usuários do Facebook, entre outras informações.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Tablet com Windows vai imprimir, diz Ballmer


Segundo o CEO da Microsoft, Windows para tablets está em fase final de ajustes


SÃO PAULO - O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, está confiante na versão do Windows 7 que a empresa vem desenvolvendo para tablets.
Em conversa com analistas de mercado realizada ontem em Washington, nos EUA, Ballmer disse que a Microsoft está trabalhando duro para que o Windows 7 móvel seja um bom sistema operacional.

"Precisamos fazer as coisas acontecerem. No momento, estamos trabalhando com nossos parceiros de hardware a fim de ajustar o sistema operacional”, afirmou ele.

Segundo Ballmer, o principal diferencial do Windows 7 para tablets será que ele vai permitir ordenar impressões. “Muitas pessoas gostam de imprimir seus documentos, hoje e sempre”, disse ele.

Ballmer reconheceu o sucesso da Apple com o iPad dizendo que certamente eles venderam mais do que pretendiam. O executivo não determinou quando o novo sistema operacional deve estar disponível para os fabricantes.

O principal desafio em transformar o Windows 7 em um sistema operacional para tablets é adaptar a sua navegação baseada na combinação teclado + mouse em uma navegação sensível ao toque.
Fonte: http://info.abril.com.br/