quarta-feira, novembro 17, 2010

Aker Solutions inaugura simulador de perfuração no Brasil


A Aker Solutions, uma das maiores multinacionais da indústria de petróleo e gás no país, inaugura hoje, em Rio das Ostras (RJ), o 1º simulador do mundo de equipamento de perfuração em formato domo 240° será inaugurado. A inauguração será no novo centro de treinamento de equipamentos de perfuração da empresa em Rio das Ostras, que entrará em operação a partir deste mês.
"A perfuração de poços em águas profundas exige sofisticados sistemas de perfuração e uma interação harmoniosa entre o homem e a máquina. A formação adequada pode melhorar as operações de perfuração tanto no que diz respeito à segurança quanto à eficiência ", diz Per Atle Gustafson, gerente regional da divisão Drilling Lifecycle Services no Brasil.
O novo Centro de Treinamento de Equipamentos de Perfuração da Aker Solutions foi construído na base da empresa em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.
O simulador de perfuração Xfactor DES tem tecnologia avançada 3D em tempo real, comunicação direta com o sistema de controle e formato domo de 240° de visão, que permite o treinamento ideal dos operadores, com excelência e rapidez no aprendizado.
O equipamento, desenvolvido e construído pela Aker Solutions utiliza tecnologia de ponta para reproduzir toda a estrutura de uma plataforma de perfuração e as centenas de atividades realizadas, criando um ambiente de absorção do conhecimento com treinamento prático e seguro na simulação das operações. O centro de tecnologia e performance fornece um modelo matematicamente correto da sonda, que se comunica com o sistema de controle existente em um cenário 100% realístico.
Além das aulas práticas, os funcionários das empresas operadoras têm aulas teóricas – em três salas de aula multimídia – conduzidas por instrutores bilíngües experientes (em inglês e português). "Vamos treinar centenas de técnicos brasileiros para as dezenas de plataformas que teremos neste mercado de equipamentos a bordo", explica Per Atle Gustafson. O escopo de treinamento compreende e-learning, ensinamentos teóricos em sala de aula, práticas no simulador, atividades a bordo e exercícios no equipamento em oficina.
Com investimento de 17 milhões de reais, a base de Serviços de Perfuração (Drilling Lifecycle Services) começou a operar em setembro em um prédio recém-construído, que contempla a extensão desta unidade de negócio. Esta inauguração celebrada hoje garante a exclusividade do treinamento de perfuração onshore para a Aker Solutions no mercado brasileiro. Há ainda a possibilidade de atender posteriormente outras regiões do mundo.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Petrobras e General Electric fecham projeto visando futura cooperação tecnológica


A Petrobras e a empresa General Electric (GE) assinaram na última quinta-feira (11), um memorando de entendimentos visando futura cooperação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para sistemas de monitoramento e controle da produção de óleo e gás.
O desenvolvimento de sistemas submarinos e compactos para a produção de óleo e gás, de inspeção e monitoramento remoto de equipamentos, dentre outros, estão entre os objetivos deste Memorando.
O acordo foi assinado no Rio de Janeiro, com a presença do Gerente Executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras, Carlos Tadeu da Costa Fraga, da Gerente Executiva de Engenharia de Produção, Solange da Silva Guedes, do presidente e CEO da GE do Brasil, João Geraldo Ferreira, e do líder do Centro de Pesquisas Global da GE no Brasil, Kenneth Herd. A assinatura do acordo é uma das etapas para a construção pela GE de um centro de tecnologia no Brasil.
Diante das grandes perspectivas de crescimento da atividade de óleo e gás no Brasil, a Petrobras tem estimulado seus principais fornecedores a instalar aqui centros de pesquisa e desenvolvimento com objetivo de desenvolver parcerias tecnológicas de longo prazo.
“Esta estratégia de atração de centros tecnológicos de importantes fornecedores da Petrobras, como a GE, tem sido altamente bem sucedida. Este movimento, complementado pela expansão do Centro de Pesquisas da Petrobras e pela ampliação da capacidade experimental, na área de óleo & gás, nas universidades e institutos de pesquisa brasileiros, está tornando o Brasil um dos mais relevantes polos tecnológicos do mundo nesta área”, ressaltou Carlos Tadeu.
Este Memorando de Entendimentos é válido por um ano e três meses, período no qual a Petrobras e a GE, por meio de discussões técnicas, identificarão oportunidades e estabelecerão projetos de pesquisa & desenvolvimento para realização conjunta.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente, Saúde.



Este artigo tem o objetivo de apresentar um sistema de gestão integrada de qualidade, segurança, meio-ambiente e saúde – QSMS, aplicado em uma organização do ramo petrolífero, em conformidade com os requisitos das normas NBR ISO 9001:2000, NBR ISO 14001:2004 e BSI OHSAS 18001:1999.
Como vantagens competitivas podem ser destacadas a oportunidade de manter-se em um mercado altamente competitivo, que cada vez mais exige a responsabilidade com o meio ambiente e com o seu entorno, responsabilidade com o bem estar de toda a sua força de trabalho, certificação da qualidade dos produtos por ela comercializados e os seus colaboradores, bem como o acesso às fontes de financiamentos. diferenciadasPalavras-chave: Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente, Saúde.
A gestão isolada dos sistemas de Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, podem significar uma série de desvantagens para a organização nos mais variados níveis, podendo dar origem a um sistema de gestão demasiado complexo, confuso.
Além destes aspectos a manutenção isolada dos sistemas, representa custo, alocação de pessoal para atender os requisitos de cada sistema.
Um sistema integrando a Gestão da Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde, uma vez implantado corretamente, minimiza e aperfeiçoa os processos e os componentes dos vários sistemas, criando um único sistema de gestão, centrando as atenções para um conjunto único de procedimentos, que associam as áreas de interesse.
A empresa analisada está situada na cidade de Canoas, Estado do Rio Grande do Sul e desempenha atividades de refino de derivados de petróleo e foi desenvolvida e definida a Política do Sistema de Gestão Integrado de Qualidade, Segurança, Meio-Ambiente e Saúde (QSMS), visando fornecer aos clientes da organização produtos e serviços de qualidade, buscando a sua satisfação, atuando sempre de modo seguro, saudável e com responsabilidade ambiente.
A empresa declara que a sua Missão é “Fornecer produtos e serviços na indústria do refino do petróleo e de energia, atuando de forma rentável, sendo reconhecida pela qualidade, segurança e preservação do meio ambiente”.
Para subsidiar o cumprimento da sua Missão foram pautados os seguintes princípios:
1. A gerência é responsável direta pela Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde –
QSMS.
2. Todos os acidentes e incidentes e não-conformidades são evitáveis.
3. Todos na REFAP se comprometem a atender a legislação, as normas e os padrões de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
4. As auditorias e as ações preventivas, a investigação de todas as anomalias e o comprometimento com a melhoria contínua dos processos, é fundamental para a análise crítica e o aprimoramento do Sistema de Gestão Integrada de QSMS.
5. A gerência é responsável por conhecer todos os aspectos de QSMS no ambiente de trabalho.
6. A comunicação interna e externa com os clientes e demais partes interessadas e o treinamento e a capacitação dos trabalhadores são fundamentais para o sucesso em QSMS.
7. Trabalhar conforme os padrões de QSMS é condição de empregabilidade.
8. As pessoas são fatores críticos para o sucesso em QSMS.
9. A satisfação dos clientes, o desenvolvimento sustentável e prevenção da poluição, através do uso racional de recursos naturais e otimização do controle de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas, são os focos de gerenciamento responsável na REFAP.
10. Estes princípios são também aplicados nas atividades fora do trabalho.

Fonte: DEMING (1990)