sexta-feira, junho 17, 2011

Wärtsilä apresenta solução sustentável para indústria offshore


Finlandesa participa da Brasil Offhore 2011 durante esta semana em Macaé-RJ.

A Wärtsilä é uma empresa de origem finlandesa líder global em soluções energéticas de ciclo de vida completo para mercados marítimos e de geração de energia. Tendo a sustentabilidade em seus processos como uma de suas maiores premissas, a empresa apresenta, nesta edição da Brasil Offshore, uma solução destinada ao tratamento eficaz e seguro da água de lastro. Captada pelas grandes embarcações para garantir sua segurança operacional e estabilidade, a carga e descarga da água de lastro pode representar um risco ao ecossistema de uma determinada região, à medida que introduz nele espécies marinhas de outros habitats. Para dar o devido tratamento a essa água, a Wärtsilä desenvolveu o Ballast Water treatment System, com design revolucionário que integra tanto a radiação UV e fi em uma unidade de tratamento único.

O processo dentro do sistema tem duas principais etapas, começando com a filtragem de organismos ou partículas maiores. O restante é, então, eliminado pela luz ultravioleta (UV). Uma unidade pode tratar 500 m3 de água de lastro por hora, e várias unidades podem ser instaladas em paralelo para aumentar as taxas de fluxo. Mais que motores para a indústria naval e de geração de energia a empresa oferece soluções completas com confiabilidade e garantia, em todos os processos que se envolve.

Excelência internacional - Fundada em 1834 no município de Tohmajärvi, leste da Finlândia, a Wärtsilä tem cerca de 18 mil funcionários em mais de 70 países. Possui 176 anos de experiência em servir a seus clientes na terra ou no mar, atuando em três áreas de negócios: Ship Power, Power Plants e Service - unidas pelos mesmos valores e visão. A companhia já instalou mais de quatro mil usinas termelétricas no mundo, na área de Power Plants. Na área marítima (Ship Power), os motores da Wärtsilä equipam 65% dos navios de cruzeiro construídos nos últimos três anos, além disso, em 2010 a empresa vendeu a maior planta de energia do mundo com motores multicombustível a ser instalada numa FPSO.

As vendas líquidas da empresa, em 2010, somaram mais de 4,5 bilhões de euros e o fluxo de caixa das atividades operacionais chegou a 663 milhões de euros. Neste contexto, a Wärtsilä Brasil responde por uma parcela relevante dos pedidos recebidos pelo grupo, no período. "O ano de 2010 foi de reestruturação e recuperação. A empresa demonstrou um consistente desempenho em todas as áreas. Os pedidos de novas embarcações começaram antes do previsto e mais que dobraram se comparados ao ano anterior. Em 2011, a nossa sólida posição nos mercados e nossa eficiente organização de serviços devem permitir operações com margens de até 14%", declara Ole Johansson, presidente e CEO da multinacional. A finlandesa espera, ainda, que suas vendas líquidas em 2011 cresçam de 3 a 5%.

Negócios: Ship Power - A Wärtsilä é o fornecedor líder em soluções para maquinário naval, propulsão e manobrabilidade, atendendo a construtores, donos e operadores de qualquer tipo de embarcação marítima ou aplicação offshore.

Power Plants - A Wärtsilä é o fornecedor líder de plantas do mercado de geração descentralizada de energia.

Services - A Wärtsilä apoia os seus clientes durante todo o ciclo de vida de suas instalações através do fornecimento de engenharia de serviços, operação e manutenção, automação, propulsão, serviços para embarcações e recondicionamento além dos treinamentos.

Perfil da Wärtsilä no Brasil - A Wärtsilä chegou ao Brasil em 1990, onde emprega mais de 600 funcionários. Opera seu escritório matriz e um centro de serviços no Rio de Janeiro, além de outro centro de serviços em Manaus (AM) e possui presença em outros seis estados brasileiros. A empresa projetou e construiu mais de 20 usinas no país e ultrapassou a marca de 2,0 GW de potência instalada. Na área naval, a companhia tem no Brasil base instalada com capacidade superior a 1GW em mais de 200 navios e embarcações.

Brasil Offshore: Macaé Centro - Centro de Exposições Jornalista Roberto Marinho - Rodovia Amaral Peixoto, km 170 - São José do Barreto – Macaé – RJ, de 14 a 17 de junho de 2011 (terça a sexta-feira), das 14h às 21h. Entrada gratuita para profissionais do setor munidos dos seguintes documentos: cópia do cartão de CNPJ ou cartão de visitas nominal e documento com foto.

. [Para acompanhar mais detalhes da Brasil Offshore clique no banner ao lado neste Canal de Petróleo do Portal Fator Brasil].

Fonte: http://www.revistafator.com.br/

Forship na Brasil Offshore


Referência mundial na área de comissionamento, Forship Engenharia participa pela terceira vez da Brasil Offshore, para apresentar seu portfólio de serviços, que abrange o suporte regulatório às empresas que desejam iniciar operações no país.

Macaé (RJ) - Referência mundial na área de comissionamento, a Forship Engenharia participa pela terceira vez da Brasil Offshore, na Tenda 4, Estande V-89. A empresa, que tem entre seu portfólio de clientes Petrobras, Devon, Maersk, Odebrecht Óleo e Gás (OOG), Statoil e outras companhias de petróleo que atuam na Bacia de Campos, estará divulgando uma de suas especialidades: o serviço de suporte regulatório às empresas estrangeiras.

A Forship tem experiência consolidada nesse tipo de serviço, que demanda conhecimento técnico e da legislação, dando total suporte às empresas estrangeiras que participam em grandes empreendimentos no Brasil, desde a fase de projeto à liberação para entrada em operação, passando pelo suprimento, construção, comissionamento e importação de bens e serviços.

"Muitas empresas estrangeiras enfrentam impasses devido ao desconhecimento das leis e normas locais. O que pode ocasionar o atraso ou adiamento de projetos, ou até mesmo inviabilizar suas operações no país", afirma Antonio Prates, diretor de engenharia do Grupo Forship. "Devido à nossa experiência no atendimento a grandes projetos, muitos clientes buscavam o apoio da Forship também na parte regulatória. Razão pela qual criamos uma área específica para dar total suporte às empresas que buscam atuar no Brasil. Consolidamos assim mais uma expertise, que também já se tornou reconhecida no mercado internacional", complementa.

Os serviços e produtos oferecidos pela companhia na área de suporte regulatório vão desde a elaboração de agenda e matriz de responsabilidade para atendimento dos requisitos regulatórios, passando pela revisão de documentação técnica e suporte a questões de conteúdo local.

Em atividade na Bacia de Campos - A Forship tem uma sólida atuação no mercado brasileiro, com destaque para empreendimentos localizados na Bacia de Campos. Para a Petrobras, a Forship executa na região, dentre outros serviços, o planejamento integrado, projeto, coordenação e acompanhamento da manutenção, operação, reparos e modificações na PRA-1 e P-53 (ativo Marlim).

Além de comissionamento, o contrato com a Odebrecht Óleo e Gás (OOG) no Campo de Peregrino, também nessa bacia, contempla atividades de manutenção e preservação das obras realizadas em regime onshore e offshore. A OOG é responsável pela Montagem e Manutenção do Campo de Peregrino, atendendo a dois clientes, Statoil e Maersk.

A Forship também é responsável pela manutenção e modificações da plataforma fixa de Polvo, localizada na Bacia de Campos, primeiro projeto da Devon no país que iniciou sua produção em 2007.

Perfil do Grupo Forship - Com sede no Rio de Janeiro, o Grupo Forship oferece soluções e serviços de engenharia para plantas industriais dos setores de óleo e gás, petroquímico, indústria naval, energia e mineração. Referência em Comissionamento, a empresa destaca-se também pelo desenvolvimento e implantação de tecnologia de ponta, atuando nas Américas, Europa, África e Ásia.

O sucesso do Grupo Forship é atestado pelo reconhecimento de mais de 50 clientes - nacionais e internacionais. Petrobras, Statoil, OSX, Noble, Braskem, Maersk, Odebrecht, UTC, Samarco, Queiroz Galvão e Vale estão entre os clientes do Grupo. www.forship.net

. [Para acompanhar mais detalhes da Brasil Offshore clique no banner ao lado neste Canal de Petróleo do Portal Fator Brasil].

Fonte: http://www.revistafator.com.br/