domingo, fevereiro 13, 2011

OS COMBUSTÍVEIS MINERAIS


Combustível fóssil ou mais corretamente combustível mineral é uma substância formada de compostos de carbono, usados para alimentar a combustão. Reconhecidamente, são usados como combustível o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. A teoria biogênica do petróleo sugere que as substâncias oleaginosas extraídas da crosta terrestre como o petróleo teriam origem comum ao carvão mineral.

Isso porque o carvão também é encontrado soterrado, tendo sido gerado em função do efeito de fossilização de animais e plantas, provocado pela ação de pressão e temperatura muito altas geradas há milhões de anos no processo de soterramento de material orgânico que, por algum motivo, não entrou na cadeia alimentar antes ou quando foi enterrado.

Os combustíveis fósseis são formados pela decomposição de matéria orgânica através de um processo que leva milhares e milhares de anos e, por este motivo, não são renováveis ao longo da escala de tempo humana. Ainda que ao longo de uma escala de tempo geológica esses combustíveis continuem a ser formados pela natureza. O carvão mineral, os derivados do petróleo (tais como a gasolina, óleo diesel, óleo combustível, o GLP - ou gás de cozinha -, entre outros) e ainda, o gás natural, são os combustíveis fósseis mais utilizados e mais conhecidos.

O carvão mineral pôs em movimento, durante décadas, veículos como as locomotivas, chamadas no Brasil de Marias-fumaça e navios à vapor. Atualmente, o carvão mineral garante o funcionamento de usinas termoelétricas. Um grande problema desses combustíveis é o fato de serem finitos, o que faz com que a dependência energética a partir deles seja um problema quando esses recursos acabarem, embora de acordo com as teorias abiogênicas os combustíveis minerais são muito abundantes. Por isso o interesse em energias renováveis é crescente. Outro problema é que com a queima de combustíveis minerais são produzidos gases que produzem o efeito estufa como o gás carbônico e metais pesados, como por exemplo o mercúrio.

Por Prof° Alexandre Guimarães

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Produtos derivados do petróleo bruto


O petróleo bruto contém centenas de diferentes tipos de hidrocarbonetos misturados e, para separá-los, é necessário refinar o petróleo.

As cadeias de ­hidrocarbonetos de diferentes tamanhos têm pontos de ebulição que vão aumentando progressivamente, o que possibilita separá-las através do processo de destilação. É isso o que acontece em uma refinaria de petróleo. Na etapa inicial do refino, o petróleo bruto é aquecido e as diferentes cadeias são separadas de acordo com suas temperaturas de evaporação. Cada comprimento de cadeia diferente tem uma propriedade diferente que a torna útil de uma maneira específica.

Para entender a diversidade contida no petróleo bruto e o motivo pelo qual o seu refino é tão importante, veja uma lista de produtos que obtemos a partir do petróleo bruto:

- gás de petróleo: usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos
*alcanos com cadeias curtas (de 1 a 4 átomos de carbono)
*normalmente conhecidos pelos nomes de metano, etano, propano, butano
*faixa de ebulição: menos de 40°C
*são liquefeitos sob pressão para criar o GLP (gás liquefeito de petróleo)

-nafta: intermediário que irá passar por mais processamento para produzir gasolina
*mistura de alcanos de 5 a 9 átomos de carbono
*faixa de ebulição: de 60 a 100°C

-gasolina: combustível de motores
*líquido
*mistura de alcanos e cicloalcanos (de 5 a 12 átomos de carbono
*faixa de ebulição: de 40 a 205°C

-querosene: combustível para motores de jatos e tratores, além de ser material inicial para a fabricação de outros produtos
*líquido
*mistura de alcanos (de 10 a 18 carbonos) e aromáticos
*faixa de ebulição: de 175 a 325°C

-gasóleo ou diesel destilado: usado como diesel e óleo combustível, além de ser um intermediário para fabricação de outros produtos
*líquido
*alcanos contendo 12 ou mais átomos de carbono
*faixa de ebulição: de 250 a 350°C

-óleo lubrificante: usado para óleo de motor, graxa e outros lubrificantes
*líquido
*alcanos, cicloalnos e aromáticos de cadeias longas (de 20 a 50 átomos de carbono)
*faixa de ebulição: de 300 a 370°C

-petróleo pesado ou óleo combustível: usado como combustível industrial, também serve como intermediário na fabricação de outros produtos
*líquido
*alcanos, cicloalcanos e aromáticos de cadeia longa (de 20 a 70 átomos de carbono)
*faixa de ebulição: de 370 a 600°C

-resíduos: coque, asfalto, alcatrão, breu, ceras, além de ser material inicial para fabricação de outros produtos
*sólido
*compostos com vários anéis com 70 átomos de carbono ou mais
*faixa de ebulição: mais de 600°C

Pode-se notar que todos esses produtos têm tamanhos e faixas de ebulição diferentes. Os químicos tiram vantagem dessas propriedades ao refinar o petróleo.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/