sexta-feira, julho 30, 2010

Samsung dá força ao Wi-Fi em câmeras digitais


Para aqueles que sempre perdem o cabo da câmera ou não fazem a mínima ideia de onde o guardaram, está ganhando força a classe das câmeras com Wi-Fi. A ST80 é mais uma câmera digital da Samsung com Wi-Fi embutido, e ainda tem um design que lembra os netbooks redondos no formato “pebble”.


A câmera tem a capacidade de, via Wi-Fi, enviar fotos ou videos por e-mail no momento que foram feitas. Ou seja, nada de chegar em casa e esquecer de mandar as fotos para os seus amigos pelo PC. Se você estivesse perto de uma rede Wi-Fi, já daria para fazer isso no lugar e hora em que as clicou. Além dos e-mails, é possível mandar tudo para o Facebook, Picasa ou YouTube.

Apesar desses benefícios, o chato é não poder editar muito a foto antes de colocá-la na rede. Felizmente, a ST80 tem um recurso de “Cortar”, para, pelo menos, dar uma ajeitada. A tela grande de 3 polegadas, no estilo da Kodak Slice, ajuda no processo.

Sua resolução é de 14,2 megapixels e os vídeos vão até 720p a 30 fps. Ela tem zoom óptico de 3 vezes. Outro recurso é a possibilidade de, via DLNA, ver o conteúdo da câmera em HDTVs, porta-retratos digitais ou notebooks.

A chegada da câmera está programada para setembro nos Estados Unidos, por 250 dólares.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Compre um satélite por US$8 mil parcelado


SÃO PAULO - Empresa vende kit para satélites personalizados, com lançamento em órbita incluído, por US$8.239,00.


A Interorbital até mesmo parcela em duas vezes o pagamento, e aceita cartões de crédito, para quem estiver interessado em adquirir o chamado TubeSat.
O kit inclui os componentes estruturais do satélite, circuitos, componentes eletrônicos, células solares, baterias, transceptor, antenas, microcomputador e as ferramentas de programação.
Com isso, é possível construir um satélite capaz de emitir um sinal captado na Terra por receptores amadores de radio.
O produto em forma de hexadecágono (polígono de 16 lados) tem exterior de alumínio e pode ser programado para desempenhar diversas tarefas relativamente simples, como fazer imagens da Terra, medir o campo magnético do planeta ou as condições ambientais da atmosfera (pressão, temperatura), realizar rastreamento de animais, enviar e-mails, etc...
Os TubeSats serão colocados em órbita a 310 km, uma zona que propicia o decaimento da altitude, de forma que eles não contribuem para o acúmulo de lixo espacial. Após alguns meses, dependendo das atividades solares, eles re-entram na atmosfera e queimam.
Os lançamentos serão feitos com o IOS NEPTUNE 30 e estão programados para o início de 2011.

Motorola faz celular flip com QWERTY




Por que espremer um teclado QWERTY dentro de um celular flip? A ideia parece meio exótica, o que não impediu a Motorola de dar origem ao seu Motorola Rambler. Segundo a fabricante, ele se justifica pelos usuários que mandam muitas mensagens de texto.

O celular por enquanto só estará disponível pela loja Boost Mobile, nos Estados Unidos. O preço lá fora é razoável (99 dólares) e é possível que ele saia barato em reais, se um dia chegar aqui. Mas, apesar do sucesso de flips da Motorola em terras brasileiras, a aparência meio estranha desse modelo pode atrapalhar. Seu lançamento é dia 11 de agosto, lá fora.

O Rambler tem câmera simples de 1.3 megapixel, Bluetooth 2.0 e GPS. Ele acessa a internet e manda e-mails, mas não por 3G ou Wi-Fi, o que significa que seu teclado expandido pode ser mais útil nas mensagens de texto mesmo. As medidas são 5,6 centímetros de largura por 9 cm de altura e 1,7 cm de espessura. Com o teclado, ele acaba sendo um celular largo demais.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Robôs japoneses podem contar piadas


SÃO PAULO - Robôs capazes de conversar, encontrar óculos perdidos, desenhar aviões e brincar com crianças estão atraindo milhares de visitantes a uma exposição em Tóquio, enquanto o Japão tenta se adaptar às mudanças em sua sociedade.

Robôs como o Chapit, sensível ao som, respondem a perguntas simples e até mesmo trocam piadas com pessoas para ajudar os solitários a combater sua solidão e a manter a vivacidade na velhice.
"Muitas pessoas idosas vivem sozinhas, no Japão, e não têm com quem conversar", disse Kazuya Kitamura, representante dos organizadores da exposição. Os robôs de comunicação acompanham as pessoas e não se incomodam de ouvir sempre as mesmas histórias.
Embora o Chapit, um robô relativamente simples, tenha conseguido atrair um patrocinador empresarial, muitos pesquisadores, a exemplo de Kiyoshi Matsumoto, professor da Universidade de Tóquio, lutam para atrair patrocinadores para projetos mais dispendiosos.
O "Personal Mobility Robot", de Matsumoto, equipado com quatro câmeras e um sensor para reconhecer o centro de gravidade do usuário, foi projetado para ajudar os idosos a se movimentar sem a necessidade de apertar botões, usar joysticks ou mover uma cadeira de rodas tradicional.O robô também pode localizar óculos perdidos identificando-os por meio de um sensor."Desenvolvemos um robô capaz de ajudar muita gente, mas devido ao alto custo ainda não encontramos patrocinador", disse Matsumoto, acrescentando que o custo da máquina, caso produzida em massa, seria comparável ao de um carro compacto.
"No ambiente econômico atual, existem poucas empresas dispostas a investir em um projeto tão dispendioso", afirmou.
Outros robôs, como o premiado "DiGRO", podem ajudar pais ocupados que não tenham tempo para brincar com seus filhos.
O robô pode usar a Internet para localizar uma imagem simples e fazer desenhos, fazendo companhia às crianças enquanto os pais trabalham.
O Japão tem uma das sociedades que envelhece mais rápido no mundo, e o governo prevê que, até 2050, a proporção de pessoas com idade superior a 65 anos atingirá os 40 por cento.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Facebook implanta Questions


Função é uma combinação de Yahoo! Respostas e Formspring.me


SÃO PAULO - O Facebook divulgou hoje uma nova função chamada Questions. Com ela, os usuários poderão fazer e responder perguntas de outras pessoas.

A função pode ser classificada como uma mistura de Formspring.me e Yahoo! Repostas e estará disponível nas comunidades. Uma vez publicada, a questão será exibida para todos os usuários que fazem parte do grupo.
A função também vai permitir indexar imagens como fator ilustrativo. Para facilitar a pesquisa, elas serão divididas em categorias e classificadas por tags.

A função também vai contar com um botão para acompanhar as atualizações do tópico e um outro de “Next” para facilitar a navegação entre uma pergunta e outra.
O Facebook ressalta ainda que, caso o usuário não queira se expor, que use o sistema tradicional para troca de mensagens.
Segundo o comunicado do Facebook, a nova função vai entrar no ar para alguns usuários e deve ser ampliada de acordo com o seu feedback.

Fonte: http://info.abril.com.br