sexta-feira, julho 02, 2010

Linux está em baixa nos servidores, diz MS


Anúncio do Windows Server 2008: a Microsoft diz que está ganhando a briga contra o Linux

A Microsoft divulgou uma série de números sobre seus negócios nesta semana. Entre eles, estão dados que apontam para uma queda na participação do Linux no mercado de servidores.
Os dados foram publicados por Frank Shaw, vice-presidente de comunicações da Microsoft, no blog oficial da empresa. Shaw, é claro, escolheu números que se referem àquelas áreas onde a Microsoft tem tido sucesso. Ele não menciona os fracassos, como o Windows Phone, que vem perdendo participação no mercado há anos. Também não menciona os celulares Kin, lançados com estardalhaço há dois meses e já descontinuados. Mesmo que os dados de Shaw estejam carregados de intenções publicitárias (afinal, ele é da Microsoft), eles não deixam de ser interessantes. Veja o que diz o texto:

24% era a participação do Linux no mercado de servidores em 2005
33% era a participação do Linux prevista para 2007
21,2% era a participação real do Linux no último trimestre de 2009
Os números indicam, é claro, que a participação do Linux encolheu, em vez de crescer como havia sido previsto. Os dois primeiros são de um estudo do IDC feito em 2005. O terceiro é de outro estudo, também do IDC, divulgado em março deste ano. Esta última pesquisa aponta que a participação do Windows Server no final de 2009 era de 73,9%. Ponto para a Microsoft. Os demais dados publicados por Shaw também vêm de pesquisas de mercado ou da própria Microsoft, no caso das vendas de produtos dela. Veja mais alguns desses números.
Windows 7
Os softies afirmam que venderam 150 milhões de licenças do sistema operacional em oito meses. Isso equivale a 600 mil por dia ou 7 licenças por segundo.
Hotmail
Este é o número de usuários dos serviços de webmail segundo Shaw:
Gmail — 173 milhões
Yahoo! Mail — 284 milhões
Hotmail — 360 milhões
iPad
Sobre o tablet da Apple, Shaw faz esta comparação:
7,1 milhões é previsão do número de iPad a ser vendidos neste ano
58 milhões é a projeção de vendas de netbooks para este ano
355 milhões é a previsão de vendas de PCs em 2010
Office e Bing
Foram feitos 9 milhões de downloads do beta do Office 2010, um recorde na história da Microsoft, diz Shaw. Ele também afirma que o Bing ganhou 21,4 milhões de novos usuários em um ano. Shaw só se esqueceu de dizer que, mesmo com esse ganho, a participação do Bing no mercado mundial de buscas é de apenas 3,4%, número que não faz nem cócegas no líder Google, que tem 85%.

Na mão: N900, o tablet em forma de smartphone


Já pusemos a mão no N900, a mais nova cria da Nokia a aterrissar no Brasil. Com esse modelo a fabricante finlandesa se propôs a tornar a experiência do desktop móvel e, aparentemente, conseguiu. Até Alt+Tab ele tem — disfarçado, mas tem.
Talvez o grande trunfo do aparelho seja esse mesmo, o de ser multitarefa. Essa opção já existia no N800, mas não é difícil encontrar reclamações de usuários quanto a telas congeladas quando muitos aplicativos estão em funcionamento. Em teste rápido, o N900 suportou até dez programas abertos e com bom desempenho.
Um desses programas era o browser do aparelho, nativo do sistema operacional Linux Maemo. Isso mesmo: não bastasse o Symbian e o MeeGo, a Nokia surge com outro sistema para seus aparelhos — e de código aberto, como o Android. No N900, o Maemo se mostrou muito intuitivo e didático. Fora dele, é mais um ambiente para desenvolvedores.
O que garante essa plataforma rodando não é nem um processador Snapdragon de 1 GHz, mas sim um ARM de 600 MHz. Uma ajuda considerável no trabalho vem da memória de 1 GB e de uma “mini placa de vídeo dedicada”, o GPU PowerVR-SGX530.
Para instalar aplicativos, o N900 tem impressionantes 32 GB de capacidade de armazenamento interno — expansíveis com cartão miniSD. Nas conexões, ele também tem porta micro-USB e Bluetooth. Para internet, o modelo usa o Wi-Fi.
O touchscreen do aparelho é de 3,5 polegadas. A Nokia insistiu na tela resistiva para o N900. Pelo que vimos, ela teve respostas rápidas ao toque, mas falhou um pouco nos cantos. Com resolução de 800×480 pixels, as imagens no smartphone têm uma definição refinada. As fotos são capturadas por uma câmera de 5 MP com dois flashs de LED embutidos.
O N900 também tem um teclado QWERTY slide. Embora nosso português seja o brasileiro, ele chegará aqui com o português lusitano. O aparelho desbloqueado estará nas lojas em agosto custando 1.999 reais, segundo a Nokia.

Cortina especial protege em explosões


As fibras especiais criadas na Universidade de Exeter dilatam quando esticadas

SÃO PAULO - Imagine uma cortina capaz de proteger as pessoas de cacos de vidro e fragmentos disparados durante uma explosão.
O projeto parece ter saído dos filmes de ficção, mas já está passando pelos primeiros testes no Reino Unido.
Feita de fibras especiais que aumentam de tamanho quando submetidas à pressão, as cortinas poderiam ser usadas para minimizar os problemas em casos de atentados à bomba, por exemplo, e também inspiram a criação dos mais diversos produtos – como um super fio-dental.
Tudo começou há cinco anos, quando um dos alunos de doutorado do professor Ken Evans, da Universidade de Exeter, desenvolveu o material. Vendo o potencial de um tecido capaz de absorver energia, o projeto logo se desenvolveu e se tornou uma pesquisa independente em 2008.
“O segredo está na fibra”, explica o Dr. Michael Sloan, um dos responsáveis pelo projeto. “Há uma parte elástica que forma o interior e outra, envolvida ao seu redor, que é um pouco mais resistente. A parte emborracha pode ser feita de materiais como poliuretano”, diz. A forma como uma fibra envolve a outra é o segredo: quando a força é aplicada, uma troca de posição com a outra fazendo com que o material se “expanda”.
“A fibra que está enrolada se estica, e vice-versa. Essa interação, o quão apertado ficará o tecido, depende do material utilizado na confecção”, explica. Outra característica importante é a presença de pequenos poros, capazes de deixar as “ondas de choque” passarem, o que reduz a pressão na cortina e garante que ela não irá se romper. “O objetivo principal dessas cortinas é proteger as pessoas dos detritos de uma explosão, especialmente cacos de vidro; a ideia é que elas estejam permanentemente colocadas nas janelas de possíveis locais-alvo de ataques”, explica Sloan.
Os testes realizados até agora são confidenciais, mas segundo o pesquisador as cortinas tiveram um ótimo desempenho em explosões equivalente à detonação de um carro-bomba. “Por enquanto, nosso protótipo ainda não deixa passar tanta luz, como seria o ideal para uma cortina de escritório, por exemplo, mas estamos melhorando e, mudando os polímeros, suas cores e os padrões de tecelagem, devemos chegar a um resultado satisfatório”, explica o pesquisador.
As propriedades das fibras desenvolvidas na Universidade de Exeter permitem o desenvolvimento de muitos produtos. “Podemos pensar em curativos, bandagens feitas com fibras como estas, mas super delicadas e impregnadas com antibióticos. No caso de um arranhão, você colocaria este curativo na pele e, caso ele infeccionasse e inchasse, iria pressionar as fibras e fazer o medicamento ser liberado”, diz Sloan.
Outra ideia dos pesquisadores é criar um super fio-dental que, quando esticado, “engorde” e alcance frestas e ranhuras dos dentes com mais facilidade.

HP fará tablets com sistema da Palm

SÃO PAULO – Ao anunciar hoje o término da aquisição da Palm por 1,2 bilhões de dólares, a companhia americana Hewlett-Packard avisou que aproveitará o sistema operacional webOS em seus próximos lançamentos de smartphones, notebooks e tablets.

No início do processo de compra, em abril, a HP já havia sinalizado que ambicionava ganhar dinheiro licenciando o software da Palm, mas poucos sabiam de quais maneiras, ou mesmo se a empresa insistiria em concorrer dentro de um mercado cercado por Android, Windows Phone e Symbian.
A intenção da companhia agora, no entanto, parece clara: quer que a unidade de operações da Palm direcione o desenvolvimento do bem aceito software para todos os hardware móveis da marca, a exemplo do tablet Slate – apresentado em janeiro na CES 2010, em San Francisco, Estados Unidos, rodando o Windows 7.
“A escala global e força financeira da HP somado à premiada experiência do Web OS da Palm, aumentará a capacidade da HP em participar mais agressivamente do mercado de 100 bilhões de dólares dos smartphones e de outros dispositivos móveis”, declarou a HP, em comunicado oficial.
Quem cuidará da operação “webOS HP-Palm” será Jon Rubinstein, ex-presidente e CEO da Palm, seguido por Todd Bradley, vice-presidente executivo de grupo de sistemas pessoais da HP.

Fonte: http://info।abril.com.br/

Até 2014, um bilhão usarão e-mails wireless

SÃO PAULO – Até o fim de 2014, haverá um bilhão de usuários de e-mails wireless, segundo previsão do Gartner.

Só no mercado corporativo, o instituto estima que haja mais de 80 milhões de contas ativas nas empresas de pequeno, médio e grande porte até o fim deste ano.
Acredita-se que o ganho de produtividade seja a principal razão para uma maior adoção do serviço por parte dos executivos.
O levantamento do Gartner leva em consideração contas de e-mails acessadas por meio de dispositivos móveis dentro de aplicações nos próprios aparelhos, navegadores web ou por meio de um software gateway conectado ao servidor de e-mails.
Para o instituto, cada vez mais haverá uma maior integração entre os e-mails wireless e software de redes sociais e de colaboração. Daqui a quatro anos, os serviços de redes sociais irão substituir os e-mails, sendo a forma mais utilizada para comunicação interpessoal entre 20% dos usuários corporativos, estima o Gartner.
“É crescente o número de pessoas que desejam usar aparelhos móveis para compartilhar conteúdo, informação e experiência com sua rede de contatos”, afirma a vice-presidente de pesquisas do Gartner, Monica Basso.
No caso da adoção de e-mail em nuvem (cloud e-mail), haverá crescimento significativo entre três e cinco anos. Um dos motivos é que os serviços de colaboração providos pela Microsoft, IBM, Google, entre outros players, já incluem suporte para mobilidade.
No ano passado, só 3% das contas de e-mails estavam em nuvem. Até o fim de 2012, este porcentual deve crescer para 10%, prevê o Gartner.

Fonte: http://info।abril.com.br/