segunda-feira, fevereiro 14, 2011

REPSOL ANUNCIA NOVA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NO BRASIL


Um consórcio petrolífero integrado pela Repsol Sinopec, Petrobras e pelo grupo britânico BG descobriu uma reserva de petróleo em águas brasileiras, anunciou, em Madrid, o grupo espanhol Repsol. O consórcio, em que a Petrobras tem 45%, a BG 30% e a Repsol Sinopec 25%, efetuou a descoberta no poço Carioca Nordeste, situado no bloco BM-S-9, a 275 quilômetros da costa de São Paulo, em uma área onde aconteceram algumas das descobertas mais importantes do mundo.

A Repsol Brasil e a chinesa Sinopec anunciaram em outubro a venda para esta última de 40% da filial brasileira da companhia com uma ampliação de capital de 7,111 bilhões de dólares, processo concluído em dezembro. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, a descoberta de Carioca Nordeste é, sem dúvida, uma ótima notícia. Estas reservas confirmam o acerto da Repsol em investir no offshore brasileiro, uma das áreas de crescimento mais importantes em reservas de hidrocarbonetos do mundo.

Carioca, ao lado de Guará, são dois importantes campos identificados pela Repsol como projetos estratégicos e que garantem o crescimento da companhia. A empresa espanhola concretizou, no fim do ano passado, um acordo com a companhia chinesa Sinopec para desenvolver, conjuntamente, os projetos de exploração e produção que possui no Brasil e constituir uma das maiores companhias energéticas da América Latina, com um valor de 17,773 bilhões de dólares. A Repsol possui 60% da companhia, enquanto a Sinopec conta com os 40% restantes.

O consórcio continuará com os investimentos previstos no Plano de Avaliação de Descobertas apresentado à Agência Nacional de Petróleo (ANP) em 2007, para confirmar as dimensões e as características desta descoberta e seguir desenvolvendo o projeto e suas atividades no pré-sal da Bacia de Santos. A Petrobras, por meio de nota oficial, notificou a ANP, sobre indícios de hidrocarbonetos no Bloco de Caratinga, localizado na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro. A exploração é realizada pela sonda Ocean Winner e, segundo a estatal, as atividades de perfuração da companhia permanecem no local.

Repsol no Brasil

A Repsol tem, no Brasil, um importante e diversificado portfólio de projetos, que inclui um campo produtivo (Albacora Leste), um bloco em desenvolvimento (BM-S-7: Piracucá BA), dois projetos piloto planificados (BM-S-9: Guará e Carioca) e quatorze blocos exploratórios com grande potencial. O offshore brasileiro é uma das maiores áreas de crescimento em reservas de hidrocarbonetos do mundo. O acordo alcançado entre a Repsol e a Sinopec é prova do grande interesse internacional pelo momento que atravessa o Brasil e, particularmente, pela atividade no pré-sal de Santos.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Refino de petróleo – Parte I


Vários filmes, como; "Assim Caminha a Humanidade", "Armageddon" e "A Família Buscapé", mostram imagens do petróleo como um líquido espesso e escuro jorrando para o alto ou fluindo de uma plataforma de perfuração. Mas quando se coloca gasolina no carro, percebe-se que ela é clara. Além disso, há muitos outros produtos que derivam do petróleo, incluindo giz de cera, plásticos, óleo para aquecimento, combustível de jato, querosene, fibras sintéticas e pneus. Como é possível obter gasolina e todos esses outros produtos a partir do petróleo bruto?

Neste e nos próximos artigos, examinaremos a química e as tecnologias envolvidas no refino de petróleo bruto para produzir todas essas diferentes coisas.

Petróleo bruto é o termo para o óleo não processado. Ele também é conhecido apenas como petróleo. O petróleo bruto é um combustível fóssil, o que significa que ele é formado pelo processo de decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos – ocorrido durante centenas de milhões de anos na história geológica da Terra. Os tipos de petróleo bruto podem apresentar cores diferentes, de claros a negro, assim como viscosidades diferentes, que podem ser semelhantes à água ou quase sólidas.

O petróleo bruto é o ponto de partida para muitas substâncias diferentes porque contém hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos são moléculas que contém hidrogênio e carbono e existem em diferentes tamanhos e estruturas, com cadeias ramificadas e não ramificadas e anéis.

Em média, o petróleo bruto contém os seguintes elementos ou compostos:

carbono – 84%

hidrogênio - 14%

enxofre - de 1 a 3% (sulfeto de hidrogênio, sulfetos, dissulfetos, enxofre elementar)

nitrogênio - menos de 1% (compostos básicos com grupos amina)

oxigênio - menos de 1% (encontrado em compostos orgânicos como o dióxido de carbono, fenóis, cetonas e ácidos carboxílicos)

metais - menos de 1% (níquel, ferro, vanádio, cobre, arsênio)

sais - menos de 1% (cloreto de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de cálcio)

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/