sábado, novembro 07, 2009

Notebook ultrafino da Sony chega às lojas


A Sony lança esta semana no Brasil o novo notebook da série Vaio X, com apenas 760 g de peso e 1,39 cm de espessura.


É o portátil mais fino da fabricante japonesa, e chega ao mercado brasileiro pouco mais de um mês após ter suas vendas iniciadas nos Estados Unidos.O notebook tem sua carcaça construída em fibra de carbono, que protege uma placa-mãe e componentes projetados para esse modelo. No lugar do disco rígido está um disco SSD (estado sólido) de 128 GB, e o Vaio X usa um processador ultra-compacto (Atom Z540) de 1,86 GHz e vem com 2 GB de memória RAM. Além disso, tem duas portas USB, uma Ethernet, tela de 11,1" widescreen, Wi-Fi, Bluetooth, leitor de cartões de memória (padrões SD e Memory Stick Duo) e roda sistema operacional Windows 7 Home Premium.
Diz a Sony que o Vaio X, modelo ainda importado pela companhia para o Brasil, tem metade do peso de concorrentes semelhantes. Modelos como o MacBook Air ou o Dell Adamo pesam, respectivamente, 1,36 kg e 1,81 kg. O Vaio X tem duração de bateria estimada em até 6 h, que pode chegar a 16 h com uma bateria adicional. O preço sugerido do modelo é de R$ 6.999.


Estudo: usuários de iPhone são egocêntricos e superficiais


Uma empresa chamada Retrevo fez o que eles chamam de "estudo sobre gadget-ologia" para colher informações sobre o usuário típico de iPhone, numa comparação com os usuários de BlackBerry. O estudo não pinta uma imagem lisonjeira do dono do iPhone (egocêntrico e superficial), e a metodologia por trás do processo de pesquisa é um mistério, mas alguns detalhes são bastante verossímeis:

- Um em cada três usuários de iPhone já enviou e-mail ou SMS para terminar uma relação amorosa.
Sim, eu sou uma pessoa horrível e já fiz isso. Eu fui até delicada e escrevi "Vamos fazer como uma cidade na Croácia e Split (= separar-se, em inglês)". Não precisa dizer que isso não deu muito certo.
- Um em cada quatro usuários de iPhone já terminou uma relação amorosa porque a pessoa passava tempo demais com seu celular.
Bem, eu nunca fiz isso, mas tenho um medo persistente de que isso venha a acontecer comigo porque sou eu quem passa tempo demais no celular.
- Um em cada três usuários de iPhone diz que, se o(a) parceiro(a) tivesse gadgets ultrapassados, isso o faria perder interesse nele(a).
Primeiro eu balancei minha cabeça quando li esta estatística, mas depois eu lembrei quando eu insisti com um ex-namorado para que ele aceitasse um celular novinho de presente, porque o dele era "tão velho que ninguém faz mais apps para ele". Credo, esta pesquisa tá me fazendo sentir horrível. Tão horrível que nem vou comentar esta última estatística: só vou sugerir que parte do "material adulto" pode vir na forma de MMS ou anexos de e-mail, mas, hum, eu nem sei disso:
- Um em cada cinco usuários de iPhone admite ver "material adulto" com frequência no iPhone. (Duas vezes mais que usuários de BlackBerry.)
O restante das estatísticas está no site da Retrevo. Dê uma olhada (pelo atalho http://tinyurl.com/yjc3494) e veja como somos pessoas horríveis, que jamais deveriam entrar em relacionamentos ¿ ou como você é uma pessoa muito melhor que eu.





Fonte: www.terra.com.br

Aplicativo para iPhone promete interpretar choro de bebê


Um novo aplicativo para o iPhone promete interpretar o choro de um bebê em apenas dez segundos.


O Cry Translator ("Tradutor de choro") foi criado pela empresa de tecnologia espanhola Biloop, e segundo seus inventores, é capaz de dizer aos pais se o bebê está com fome, com sono, chateado, estressado ou incomodado.
"Estes cinco tipos de choro são universais, independentemente da cultura ou da língua do bebê", dizem os criadores do aplicativo, em seu site.
Eles afirmam ainda que testes clínicos realizados por uma organização independente comprovaram que o programa acerta 96% das vezes. "O Cry Translator utiliza uma tecnologia que não se baseia apenas no tom do choro, mas que também o compara com um padrão estabelecido para conseguir traduzi-lo", afirma o site.
Após identificar os motivos do choro, o aplicativo também dá uma série de dicas de como responder às necessidades da criança. O software está sendo vendido por US$ 29,99 (aproximadamente R$ 52).



Toshiba lança disco rígido ideal para iPods e netbooks finos


A Toshiba anunciou o lançamento de um novo modelo de disco rígido de 1.8" com capacidade de 320 GB. Produto é "sob medida" para uso em media players como o iPod e netbooks ultrafinos.


O MK3233GSG tem 16 MB de cache com velocidade de rotação dos discos a 5.400 RPM, mais rápido que o atuais modelos que operam a 4.200 RPM, o que significa mais agilidade no acesso aos dados: o desempenho pode ser até 15% superior, segundo o fabricante.
Discos de 1.8" são usados por empresas como a Apple em eletrônicos portáteis como o iPod "Classic" (atualmente disponível com capacidades de até 160 GB). Segundo o site Liliputing, também estão se tornando comuns em netbooks finos, com o HP Mini 1000, graças ao pequeno tamanho e baixo consumo de energia.
O novo MK3233GSG estará disponível aos fabricantes de hardware a partir de dezembro, com preço ainda não informado. A Toshiba também comercializará modelos com capacidade de 250 GB e 160 GB.



Empresas lançam produtos para aumentar vendas no Natal

As últimas novidades em livros eletrônicos, smartphones e aparelhos utilizado para "twittar" fazem parte das estratégias do setor tecnológico para aumentar suas vendas com a chegada do Natal, depois de duas campanhas desfavoráveis. Contudo, não será uma tarefa fácil.
Segundo a última enquete da organização Consumer Reports, 65% dos americanos planejam gastar menos este ano em presentes, viagens e entretenimento.
No entanto, o estudo também mostra que os artigos eletrônicos sairão melhor parados que outras opções e produtos como computadores portáteis, netbooks, celulares, videogames e sistemas GPS ao menos manterão seu nível de vendas.
No Natal o saco do Papai Noel possivelmente estará cheio de livros eletrônicos, um produto cada vez mais popular e cujo preço caiu consideravelmente no último ano.
O Kindle, da Amazon, que começou a ser vendido internacionalmente no dia 19 de outubro, pode ser encontrado agora nos Estados Unidos a partir de US$ 259, após a última redução de preço para competir com o Nook da cadeia de livrarias Barnes&Noble.
Este último modelo, recém chegado ao setor de livros eletrônicos, por enquanto está disponível somente nos EUA e, ao contrário do Kindle, permite o download de livros em diferentes formatos e tem uma tela colorida.
No entanto, quem prefere esperar pelas liquidações de janeiro pode sair ganhando. O fabricante de chips californiano Marvell anunciou na segunda-feira uma aliança com a companhia E Ink, especializada em sistemas de tinta eletrônica, para lançar uma nova tecnologia que chegará ao mercado no início de 2010 e que permitirá reduzir o preço dos livros eletrônicos até US$ 150.
Outros favoritos para o Natal de 2009 serão os netbooks, computadores portáteis de baixo custo, e os últimos modelos de smartphones, como o Droid, da Motorola.
O Droid já é considerado pela imprensa americana como o mais sério concorrente do iPhone até o momento, mas a maioria dos consumidores europeus e latino-americanos terão que esperar, porque o telefone só será vendido por enquanto em EUA, Alemanha, Itália e Argentina.
O smartphone da Motorola funciona com a plataforma Android, da Google, e a previsão é de que o lançamento gere uma nova onda de aplicativos desenvolvidos por programadores independentes, como os que transformaram o iPhone em um verdadeiro computador de bolso.
O telefone chega também com outras funções interessantes, como uma touchscreen, uma câmera de 5 megapixels e o novo GPS da Google, que é gratuito.
Mas quem considera os últimos modelos de smatphones complicados demais e que fazem muitas coisas ao mesmo tempo, - como afirmou nesta semana Martin Cooper, inventor do telefone celular -, podem optar por aparelhos eletrônicos muito mais simples, como o TwitterPeek: um aparelho apresentado nesta semana e que serve unicamente para twittar.
Fabricado pela firma Peek e com aspecto de BlackBerry, o aparelho permite que seus usuários enviem e leiam mensagens no Twitter, o popular serviço de microblogging que já é um fenômeno de massas nos EUA.
Vendido a US$ 99, o aparelho chega com duas opções de contrato: US$ 7,95 por mês ou um único pagamento de US$ 199 que garante acesso ao sistema durante toda a vida do equipamento.
O TwitterPeek aproveita o sucesso do Twitter e seus mais de 23,5 milhões de visitantes mensais e a companhia tenta agora crescer em países de idiomas diferentes do inglês. A interface já está disponível em espanhol.

Formigas inspiram software para uso militar


A melhor tática de um exército de humanos pode ser uma cópia da organização de uma colônia de formigas para buscar alimento, segundo um pesquisador da Universidade de Granada, na Espanha.


António Miguel Mora García, o idealizador do projeto, criou um mini-simulador computacional que é capaz de ajudar militares a encontrar estratégias de guerra mais rápidas e inteligentes, utilizando duas frentes: um jogo de videogame e a rotina das formigas.
De início, o cientista estudou os estágios das rotas trabalhistas de formigas e notou que os insetos consideravam alguns critérios como segurança e velocidade na hora de sair e voltar para o formigueiro.
Com base nisso, criou um algoritmo chamado ACO (ou, em tradução livre, Algoritmo de Otimização de Colônia de formigas) cuja funcionalidade foi empregada em um software junto a dados do game de estratégias militares, Panzer General.
A montagem do programa, que evoluiu no Departamento de Arquitetura de Computadores e Tecnologia da universidade espanhola, também contou com a adição de ferramentas úteis de análise, como mapas e resultados da jornada.
Já na fase avançada, o grupo de pesquisadores liderado por García contou com o apoio de membros do Comando de Doutrina e Treinamento do Exército Espanhol (MADOC), organismo pertencente ao Ministério da Defesa, que, a longo prazo, poderá incorporar algumas das características do novo simulador em estratégias militares reais.
Garcia e os cientistas da Universidade de Granada, em relatório público sobre a pesquisa e o software, também expõem que o pequeno simulador pode ser usado em aplicações para o usuário comum, como fornecedor de melhores rotas para transportadoras, por exemplo.
Neste caso, dizem, o recurso poderia informar dados para otimizar o gasto de combustível e planejar a distribuição de mercadorias da maneira mais econômica e vantajosa possível.



Fonte: www.terra.com.br

Estudo afirma que tecnologia não leva ao isolamento social

Surpreendendo o senso comum e colocando em cheque pesquisa feita em 2006 pela American Sociological Association (ASA) que dizia que o uso de novas tecnologias levava a um isolamento social, um estudo da Pew Internet & American Life Project divulgado nesta semana nos Estados Unidos concluiu que pessoas que usam a internet e têm um telefone celular têm uma maior e mais extensa gama de amigos.
O "tamanho" desses grupos de amigos - ou seja, uma medida dos laços sociais mais importantes - diminuiu em cerca de 30% nos últimos 24 anos, mas isso não tem conexão com o uso de celulares ou internet. Isso porque o uso desses serviços na verdade faz com que as pessoas estejam mais conectadas entre si e mais abertas à comunicação.
Dados da Pew Internet revelam que pessoas que compartilham fotos online estão mais propensas a discutir política com pessoas de outros partidos, e que blogueiros são 72% mais inclinados a participar de uma associação voluntária local.
"Ao contrário do argumento de que o uso da internet limita a participação das pessoas em comunidades, instituições ou espaços locais, nossas descobertas mostram que a maioria das atividades na internet estão associadas a um alto nível de atividades locais", afirmaram os pesquisadores Keith Hampton, Lauren Sessions, Eun Ja Her e Lee Rainie em entrevista ao site TG Daily.
Apesar de supostamente ter sido uma realidade há três anos, hoje o estudo da ASA perde força. "Quando examinamos a rede social completa das pessoas - seus laços fortes e fracos - o uso de internet em geral e a participação em serviços de redes sociais estão associadas com uma rede social mais diversa", reporta o relatório da Pew Internet.
Hampton, que é professor da Universidade da Pensilvânia, diz que um dos objetivos do estudo era justamente rebater as conclusões do estudo da ASA. Os novos resultados mostram que a quantidade de americanos que podem ser descritos como socialmente isolados - aqueles que não têm alguém para discutir assuntos considerados importantes em sua vida - não mostrou alteração desde 1985, permanecendo em 6%. Foi constatado ainda que as redes de discussão são 12% maiores entre usuários de celulares, 9% maiores para aqueles que compartilham fotos online, e 9% maiores para os que usam mensagens instantâneas.
A diversidade das pessoas do núcleo de relacionamento também tende a ser maior para os usuários das novas tecnologias. A variedade de indivíduos é 25% maior para os usuários de celulares, 15% maior para usuários de internet, e ainda maior para os que usam mensagens instantâneas e compartilham fotos digitais online.
Em um ano normal, os americanos têm, em média, contatos pessoais com indivíduos de relacionamento mais próximo (família e amigos) em aproximadamente 210 dias; contatos via celular em 195 dias e via telefone fixo em 125 dias. As mensagens de texto são usadas em 125 dias do ano, enquanto os sites de redes sociais são usados em 39 dias. O menor número é o de contatos via cartas, apenas oito dias.
A conclusão é de que, embora as pessoas passem cada vez mais tempo em frente às telas de computador, isto não traz prejuízos para os seus relacionamentos na vida real. Os resultados mostram que redes sociais, como Facebook, Linkedin e MySpace promovem grupos nos quais há uma maior probabilidade de relacionamento entre pessoas com diferentes experiências de vida, o que representa uma vantagem em termos de diversidade.
Outra conclusão do estudo é que, embora muitos pensem na internet como um meio de comunicação global, os indivíduos estão usando suas ferramentas, como redes sociais, e-mail e mecanismos de mensagens instantâneas, para conversar com pessoas muito próximas, como amigos que moram na mesma área.
"As pessoas não necessariamente estão usando a internet para entrar em contato com pessoas do outro lado do mundo; elas a estão usando para falar com pessoas de sua mesma área metropolitana", disse Hampton.
Denominado Social Isolation and New Technology (Isolamento Social e Novas Tecnologias, em português), o estudo envolveu 2.512 entrevistas com adultos por telefone no verão norte-americano de 2008 (inverno no hemisfério sul), tendo uma margem de erro de 2,1%. O estudo completo pode ser conferido online no site da Pew Internet ou pelo download do pdf que contém o relatório (em inglês) pelo atalho bit.ly/PewResearch.



Fonte: www.terra.com.br