segunda-feira, março 29, 2010

Fone controlado pelos olhos e Android são destaque nos EUA


A CTIA Wireless, nos Estados Unidos, é a uma espécie de versão americana do Mobile World Congress - evento realizado em Barcelona, reeditando os lançamentos da feira europeia para os Estados Unidos, reservando poucas novidades - e muitas delas exclusivas para as operadoras da América do Norte. Desta vez, não foi diferente, com os aparelhos movidos a Android roubando a cena. Mas um porta-retratos digital e um fone de ouvido que responde aos movimentos dos olhos também chamarama atenção. Confira alguns dos destaques.
HTC: O EVO 4G é o primeiro aparelho com Android 2.1 compatível com redes Wi-Max. Será vendido pela operadora Sprint e atinge velocidades de download até 10 vezes mais rápidas que um telefone 3G. Nas especificações técnicas, é o smartphone mais completo que surgiu até o momento: processador Qualcomm Snapdragon de 1 GHz, duas câmeras integradas (uma frontal de 1,3 megapixel para videochamadas e uma traseira de 8 megapixels com gravação em alta definição), tela sensível ao toque de 4,3 polegadas e um transmissor Wi-Fi que permite que até outros oito dispositivos compartilhem a conexão Wi-Max, além de gravar e reproduzir vídeos em alta definição (720p).
Samsung: o novo Galaxy S (GT-I9000), também com Android 2.1 e tela sensível ao toque de 4 polegadas, chega ao Brasil no terceiro trimestre deste ano. O Galaxy S conta com tela sensível ao toque do tipo AMOLED, mais econômica e fácil de visualizar, com resolução de 800 x 480 pontos, processador de 1 GHz e câmera de 5 megapixels capaz de filmar em qualidade HD (720), além de conectividade 3G, Wi-Fi, Bluetooth e navegação via GPS.
Dell: em parceria com a operadora AT&T e sem dar muitos detalhes, a Dell anunciou o Aero, que será o primeiro smartphone Android da marca nos Estados Unidos. ¿Estará disponível em breve, com uma nova e linda interface desenvolvida pela Dell e AT&T¿, disseram as empresas em um comunicado. À primeira vista, o Aero lembra o Mini 3ix, à venda desde o final de 2009 no Brasil.
Além dos celulares e smartphones outros dois produtos chamaram bastante a atenção: um porta-retratos que recebe e envia fotos pela web, e um fone de ouvido controlado pelo movimento dos olhos.
DoCoMo: no estande da operadora japonesa, foi demonstrado um fone de ouvido controlado pelo movimento dos olhos. Eletrodos colocados nos fones capturam mudanças elétricas causadas pelo movimentos oculares e os traduz em comandos que podem controlar tocadores de música ou celulares.
Isabella Products: o porta-retratos Vizit usa um plano de dados da AT&T para receber fotos e compartilhar com amigos e familiares. O aparelho custa US$ 279, mais US$ 5,99/mês para a versão básica do plano de dados e US$ 79,99/ano para a premium.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Ferramenta oferece personalização online segura e sem custo

Uma novidade para personalizar o modelo de navegação do internauta e tornar sua experiência online mais atrativa começa a chegar aos usuários brasileiros de internet fixa. Trata-se do Navegador, solução que permite substituir grande parte do conteúdo e das ofertas que hoje são sugeridas de forma aleatória por informações que sejam realmente do interesse do usuário, proporcionando uma experiência personalizada, muito mais rica e eficiente. E o que é melhor: com total privacidade e segurança e sem custo.

A solução começa a ser oferecida, gradualmente, aos usuários da banda larga fixa da Oi - por enquanto, apenas no Rio de Janeiro. A ideia é que, até o final do ano, esteja disponível em todas as praças atendidas pela operadora no País. Além da Oi, participam do projeto Terra, UOL, IG e Estadão.

Como funciona o Navegador
Ao fazer o login em sua máquina, o usuário verá uma tela que explica a nova funcionalidade e pergunta se ele quer experimentá-la. A escolha é, desde o princípio, do internauta: a ferramenta só é ativada depois que ele aceita a oferta. Com isso, ele será levado a um site conceito, contendo informações variadas. A grande "mágica" da solução é que à medida que o usuário vai navegando, ela identifica suas preferências, em tempo real, "aprende" os conteúdos que mais interessam a ele e prioriza as informações.

Até mesmo a questão do tempo é levada em consideração. Por exemplo, digamos que você vai viajar e procura com frequência durante uma semana informações sobre Buenos Aires. Quando parar de fazer buscas sobre a capital argentina, a ferramenta vai "entender" que o tópico já não é tão interessante para você e não vai mais considerá-lo prioridade como antes.

O Navegador não guarda dados pessoais do usuário nem endereço IP da sua máquina, sequer histórico da navegação. Em vez disso, utiliza uma chave randômica de 24 dígitos, não rastreável, que é colocada no browser do usuário: todos os perfis de interesse são atribuídos a esta chave aleatória. Ou seja, não há como ligar as informações a uma determinada pessoa, nada fica associado nem ao internauta nem a sua máquina.

O sistema trabalha apenas com páginas públicas da web, isto é, não opera em e-mail e sites que tenham procedimentos de segurança que exijam senhas de acesso (como os bancos). Outra característica do Navegador é que o sistema exclui temas sensíveis como jogos de azar, drogas, álcool, laudos médicos e conteúdo adulto.




Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/