sexta-feira, abril 16, 2010

ZTE anuncia celular com TV de 399 reais


Enquanto uns pensam na Copa do Mundo na terceira dimensão, outros enxergam a melhor oportunidade na mobilidade da TV. Por isso a ZTE, em parceria com a Vivo, anuncia hoje o lançamento do modelo N290, um celular touchscreen com TV digital integrada, sem agredir violentamente o bolso de ninguém.


O modelo tem especificações humildes, com câmera de 2 megapixels, Bluetooth e rádio FM, caso você prefira a emoção dos narradores de rádio. Mas a grande aposta da ZTE é na tela de 3,2 polegadas sensível ao toque. Pelo tamanho, parece o espaço necessário para acompanhar os jogos do Brasil. Ela tem resolução de 240 por 400 pixels, construída em TFT.

A TV digital do aparelho segue o padrão 1seg, o que parece ser o necessário para uma tela de poucas polegadas. O preço do N290 desbloqueado é 399 reais, e a Vivo deve vendê-lo por 199 reais em um plano de 200 minutos. Em breve ele desembarca no INFOLAB para um teste completo. E aí? Prefere a Copa no bolso ou na TV 3D? E o que o seu bolso acha disso?




Fonte: http://info.abril.com.br/

Omnia Pro, o smartphone workaholic




Modelo da Samsung tem pacote Office e bateria que dura quase 10 horas


Para quem vive longe da tomada e não pode ficar inacessível nem por um segundo, o Samsung Omnia Pro GT-B7320 é um smartphone interessante. A bateria desse modelo aguentou 9 horas e 41 minutos em nosso teste com chamadas de voz, resultado impressionante para a categoria. Com teclado QWERTY competente e pacote Office Mobile, ele é um aparelho que manda bem no trabalho, mas embarca o já defasado Windows Mobile 6.1. Desbloqueado, ele está custando 999 reais.

Equipado com a trinca 3G, AGPS e Wi-Fi, o Omnia Pro traz consigo memória interna de apenas 256 MB, mas pode receber cartões microSD. Além do pacote Office, o celular lê PDFs com o Adobe Reader e tem uma porção de outros programas legais, como Windows Media Player 10, Live Messenger, Google Maps e o navegador Opera. A parte ruim é que, mesmo com processador de 528 MHz, ele apresenta certa lentidão devido ao sistema operacional.

A tela de 2,4 polegadas do Omnia Pro não é sensível ao toque, mas é muito simples de manusear o aparelho. Isso devido ao botão direcional no centro, que facilita a navegação pelos menus personalizados da Samsung. As mudanças da fabricante, no entanto, não alteraram muito a interface original – apenas deixaram mais à mostra alguns ícones importantes. O teclado em relevo possui botões pequenos, mas confortáveis.
Omnia Pro também é diversão


Nos momentos de lazer, o Samsung Omnia Pro também não passa vergonha. Isso porque aceita diversos formatos de áudio e vídeo. O smartphone toca MP3, AAC, AAC+ e WMA, além de rodar MPEG-4, WMV, H.263 e H.264. Esse aparelho ainda tem rádio FM com RDS. A câmera de 3,2 megapixels decepciona um pouco. Nos testes do INFOLAB, as fotos com iluminação média não ficaram muito nítidas. Apesar disso, ela possui alguns recursos bacanas, como reconhecimento de faces e ajuste de ISO.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Medição de energia elétrica ganha toque tecnológico


A comunicação para coleta dos dados, agora, será feita via bluetooth

O sistema de medição do consumo de energia elétrica na cidade de São Paulo está ganhando um toque a mais de tecnologia. Portas fechadas de restaurantes e lojas não serão mais um problema para os agentes responsáveis por contabilizar a quantidade de energia consumida durante o mês. A comunicação para coleta dos dados, agora, será feita via bluetooth!

“Eu tenho o medidor instalado no centro de medição do cliente, esse medidor é um medidor eletrônico onde é instalado um comunicador, um transmissor bluetooth, e outro receptor do bluetooth está instalado no coletor de dados. Com esse sistema de ligação é possível fazer a comunicação entre o coletor e o medidor sem a necessidade de estar frente a frente com o medidor”, explica Ricardo Nogueira, Gerente da Área de Faturamento da Eletropaulo.

Por enquanto, cerca de 300 comércios espalhados por toda capital paulista já estão testando a tecnologia. A fase de experiência termina em junho deste ano, e a previsão é de que até 70 mil estabelecimentos comerciais da cidade recebam a nova aplicação. Ficou preocupado com o bolso? Bom, não será preciso gastar nada, pois os medidores instalados já são adaptados para receber a troca de dados via Bluetooth.

“A senha do bluetooth é o número do medidor que está instalado, então, quando eu estou tomando a leitura do bluetooth ele está indicando qual é o número do medidor que eu estou tomando. Então, eu posso ter no centro de medição, vários medidores, um ao lado do outro, cada um com seu transmissor de bluetooth e ele vai identificar cada um”, diz Ricardo Nogueira.

A medição residencial também vai ter alterações. Ao invés de Bluetooth, a tecnologia usada será a de rádiofreqüência, que também permite a leitura do consumo mesmo sem acesso visível ao contador. Mas a mudança acontecerá apenas em residências que apresentam dificuldade de leitura manual. E nesse caso também não será cobrado nenhum valor para conversão dos medidores.

”O teste de laboratório nós já fizemos. Nós agora só estamos adaptando o software de leitura do coletor de dados para comunicar com o receptor da rádio freqüência. O nosso objetivo é estar em maio ou junho começando a fazer a instalação dos equipamentos”, afirma Ricardo Nogueira.

A leitura de consumo que realizamos neste restaurante na Zona Sul de São Paulo ocorreu sem problemas. Com apenas alguns toques na tela todas as informações foram lidas. A partir daí, os dados registrados percorremum pequeno caminho até serem definitivamente calculados.

“Uma vez coletado os dados de leitura no coletor de dados, no final do dia, esse dado é transmitido para o sistema de faturamento, onde é processado os cálculos e emitido a fatura no dia seguinte”, diz Ricardo Nogueira.

Agora nenhum cachoro bravo ou porta fechada vai impedir a leitura dos dados. É a tecnologia atravessando paredes! Aliás, essa relação entre tecnologia e eletricidade tem outros capítulos, como a transmissão de dados da Internet via rede elétrica. Confira!




Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/

Barata de 300 milhões de anos recriada em 3D


SÃO PAULO – Um ancestral da barata que caminhou há 300 milhões de anos foi recriado em detalhes em um modelo de fóssil virtual 3D.


A Archimylacris eggintoni viveu no período em que a vida havia acabado de sair do mar; o animal deu origem não só às baratas, como também aos cupins e louva-a-deus.
Esses insetos viveram entre 359 milhões e 299 milhões de anos atrás (ou seja, surgiram muito antes dos dinossauros), passando a maior parte de seu tempo no solo das florestas iniciais do planeta, comendo restos de animais e deixando fósseis entre 2cm e 9 cm de comprimento e cerca de 4 cm de largura.


Alguns destes fósseis foram analisados pela equipe do Imperial College London liderada por Russell Garwood. Os cientistas utilizaram um aparelho de tomografia que tirou 3142 raios-X dos fósseis e os compilou em um modelo 3D.


Graças a essa análise especial feita pelo software, partes desconhecidas dos animais puderam ser observadas. É o caso de uma estrutura presente na perna da Archimylacris que permitia que ela se grudasse em superfícies mais lisas, o que deve ter sido uma forma de colocar seus ovos em locais altos, mais a salvo de predadores.


A ideia é usar a técnica em outros fósseis como, por exemplo, uma forma de aranha primitiva. O estudo com a ancestral da barata foi publicado na Biology Letters.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Escolas públicas começam a receber laptops

Brasília - A partir de hoje, as 300 escolas da rede pública que vão participar do programa Um Computador por Aluno (UCA) começam a receber os laptops.
No primeiro lote serão distribuídos 33.765 máquinas para 85 escolas em dez estados até 13 de maio. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até o final de 2010 serão entregues 150 mil computadores.
As escolas participantes do programa foram escolhidas pelas secretarias estaduais de educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Cada uma delas deve definir, de acordo com seu projeto pedagógico, a forma como os computadores serão utilizados em sala de aula. Segundo o MEC, os equipamentos possuem um sistema de segurança que desativa o computador caso ele permaneça muito tempo fora da escola. O prazo de garantia das máquinas é de um ano.
Cada laptop do UCA saiu por R$ 550. O total de investimento no programa foi de R$ 82 milhões. O equipamento tem 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de 1,5 quilo.