domingo, julho 25, 2010

Computadores poderão elaborar hipóteses


SÃO PAULO – De acordo com um artigo, publicado na edição desta sexta-feira (23/7) da revista Science, em breve os computadores serão capazes de gerar hipóteses úteis sem ajuda dos humanos.

Segundo James Evans e Andrey Rzhetsky, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, o fato é que os computadores estão se tornando cada vez menos dependentes de seus criadores.
“Com base em abordagens de inteligência artificial, programas de computadores estão se tornando cada vez mais capazes de integrar conhecimento publicado com dados experimentais, de buscar por padrões e relações lógicas e de permitir o surgimento de novas hipóteses com menos intervenção humana”, disseram.
Segundo eles, novas e poderosas ferramentas computacionais entrarão em cena na próxima década para conduzir experimentos maiores e mais complexos, permitindo um grande avanço em áreas como física, química, biomedicina e ciências sociais.
“No passado, abordagens computacionais foram mais bem-sucedidas em sistemas pequenos e bem definidos do que em maiores, menos conhecidos e mais complexos. A explosão de dados de experimentos de alto desempenho, entretanto, tem apresentado aos pesquisadores sistemas muito complexos”, disseram.
“Encarar esse volume de dados com questões tão grandes quanto em escala e complexidade será crítico porque, como disse Mark Twain, ‘você não pode depender de seus olhos quando sua imaginação está fora de foco’”, destacaram os autores.
O artigo Machine Science, de James Evans e Andrey Rzhetsky, pode ser lido por assinantes da Science em http://www.sciencemag.org/

Fonte: http://info.abril.com.br/

Ladrões procuram vítimas em redes sociais


SÃO PAULO - Uma pesquisa realizada com 50 criminosos britânicos pela companhia de segurança More Than revelou que 12% deles usam redes sociais como Twitter e Facebook para procurar por vítimas em potencial.

A justificativa é que nesses sites muitos usuários publicam seus endereços, além de detalhes completos de onde estão e para onde vão.
Conforme o levantamento, 68% dos criminosos, independentemente do meio, coletam informações sobre a rotina de suas vítimas antes de praticar um crime. "Usando o Facebook ou o Twitter para se gabar sobre uma grande noite ou sobre férias em Barbados pode impressionar amigos e colegas, mas é o suficiente para dar a ladrões experientes tudo o que eles precisam saber", disse Pete Markey, um porta-voz da More Than, ao jornal The Telegraph.
"Antigamente você podia comprar informações de um carteiro ou de um entregador de leite sobre quem estava fora de casa nos feriados. Agora as pessoas estão online dizendo se estão indo ao aeroporto, se estão tomando café, sobre tudo", explicou à mesma publicação Richard Taylor, um ex-criminoso que hoje é pastor. "Sempre digo que o Facebook diz que você tem 900 amigos, mas que não é verdade. Você tem um amigo e 899 pessoas que vagamente o conhecem".
"Por favor, me roube"
No início deste ano, um grupo de holandeses criou um site para alertar as pessoas justamente sobre esse risco apontado pela pesquisa. O site Please Rob Me ("por favor, me roube", em português) agregava todas as informações de pessoas que estavam fora de casa e que comunicavam isso no Foursquare.
A ideia, segundo os responsáveis, não era efetivamente servir de fonte de informações para ladrões, mas conscientizar os internautas de que mensagens aparentemente inofensivas podem ser perigosas se divulgadas publicamente. O serviço atualmente está desativado.

Fonte: http://info.abril.com.br/

YouTube começa a receber vídeos para filme


Longa será como uma "cápsula do tempo", segundo um dos diretores

SÃO PAULO - O YouTube começa hoje a receber contribuições para o projeto “Life in a Day”. Segundo o site, esse será o primeiro longa-metragem gerado online por usuários da rede.
Para participar, basta o usuário filmar qualquer cena do seu dia e fazer o upload do vídeo.
Segundo Kevin MacDonald, um dos diretores do projeto e vencedor do Oscar pelo documentário "Um Dia em Setembro", o longa será “como uma cápsula do tempo para ser analisada daqui a 20, 30 ou 50 anos”. Ridley Scott, diretor de "Blade Runner" e "Robin Hood", será o responsável pela produção executiva.
A equipe explica que pode ser filmada qualquer coisa, em qualquer idioma, e sem limites de tempo. Para evitar problemas com direitos autorais, no entanto, são proibidas imagens de marcas comerciais e utilização de trilha sonora.
Todos os usuários que tiverem imagens aceitas terão seus nomes nos créditos do filme. 20 deles irão para Sundance para participar do lançamento.
Os vídeos devem ser gravados apenas no dia 24 de julho, mas poderão ser enviados para o canal "Life in a Day" no YouTube até o dia 31. Para enviar seu vídeo, basta acessar o endereço http://www.youtube.com/lifeinaday clicar na opção Enviar.
“Life in a Day” está programado para estrear no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, em janeiro de 2011. O longa também será exibido no YouTube.

Fonte: http://info.abril.com

Anatel divulga regras para TV a cabo


Novas regras devem ampliar o número de operadoras no mercado

BRASÍLIA – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem as orientações para a concessão de outorgas para prestadoras de serviço de TV a cabo. Quem já tiver feito pedido de habilitação deverá indicar a área de prestação do serviço e ratificar a requisição em até 60 dias após ser notificado.
Há dois meses, o Conselho Diretor da Anatel suspendeu a limitação ao número de prestadoras de TV a cabo e determinou a retomada do processamento dos mais de mil pedidos de outorga em tramitação na agência, bem como de eventuais novos pedidos que forem protocolados. Segundo as regras divulgadas hoje, o preço de referência para a outorga será de R$ 9 mil.
Os pedidos devem ser encaminhados à Gerência de Licitações da Anatel, e nenhuma solicitação será deliberada em definitivo pelo Conselho Diretor antes da decisão final da agência sobre a Proposta de Alteração do Planejamento do Serviço de TV a Cabo, que está em análise e vai estabelecer os critérios definitivos para a outorga do serviço.
A nota divulgada hoje pela Anatel diz que a análise da documentação de habilitação dos pedidos “observará a legislação vigente à época, bem como os condicionamentos existentes nos Contratos de Concessão de serviços de telecomunicações celebrados com a Anatel”.

Fonte: http://info.abril.com.br/

TSE testa transmissão via satélite

BRASÍLIA – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) testou hoje (23), com êxito, a transmissão de dados via satélite que será usada em 1.500 pontos considerados de difícil acesso nas eleições de 2010.
O presidente da corte, Ricardo Lewandowski, fez o teste pessoalmente em uma escola flutuante na comunidade de Catalão, localizada a 25 quilômetros de Manaus.

A transmissão via satélite será usada em locais distantes pelo menos três horas das capitais dos estados ou de um centro de transmissão de dados. Um computador portátil e uma antena são usados no processo. Nos locais onde não há energia elétrica, serão usadas urnas movidas a bateria.
"A Justiça Eleitoral tem esse grande papel de incluir o cidadão brasileiro no processo político. Por mais remota que seja a comunidade, por mais afastado que esteja o eleitor, nós vamos buscar esse voto”, ressaltou o ministro Ricardo Lewandowski.

Fonte: http://info।abril.com.br/