domingo, janeiro 13, 2013

Ação da OGX sobe forte com descobertas de petróleo por outras empresas

SÃO PAULO – As ações da OGX Petróleo (OGXP3) sobem 3,41%  atingindo os R$ 5,16 – acumulando ganhos de 17,81% neste início de ano. A empresa, a terceira mais significativa do Ibovespa, ajuda a diminuir as perdas do índice, que cai 0,71% neste mesmo horário, aos 61.242 pontos.
De acordo com Henri Evrard, analista da Infinity Asset, a companhia se beneficia diretamente da descoberta de petróleo por parte de outras empresas de petróleo: a Queiroz Galvão (QGEP3) e a Petrobras (PETR3; PETR4). “Além disso, é uma empresa altamente depreciada, que se entregar 30% do que ela tem para entregar, já vai ter uma forte alta”, avalia o analista. A descoberta no campo de Atlanta foi benéfica para a empresa. “Foi muito acima do que se esperava, estavam esperando uma extração de 25 mil barris por dia, mas agora estão pensando contratar uma sonda que suporte 100 mil barris diários”, afirma. A QGEP é a operadora, mas a OGX possui 40% de participação e deve se beneficiar da situação.
As descobertas da Petrobras também são positivas, já que a companhia encontrou petróleo muito perto de quatro poços da petrolífera de Eike Batista localizados na Bacia do Espírito Santo. “E o mercado começa a acredita e a especular que nos poços da OGX também possui petróleo de boa qualidade, impulsionando as ações”, finaliza.
 
Fonte: InfoMoney (por Felipe Moreno)

Petrobras divulga reservas provadas de petróleo e gás

O aumento das reservas Petrobras se deve à incorporação de novas áreas descobertas no Brasil e no Golfo do México e gerenciamento de reservatórios em campos no Brasil e no exterior
 
Rio de Janeiro (RJ) - A Petrobras anunciou na noite desta quinta-feira que, em 31 de dezembro de 2012, o volume de suas reservas provadas de petróleo e de gás natural atingiram 16,440 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), aumento de 0,2% em relação ao ano anterior. Os dados consideram os critérios da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Society of Petroleum Engineers (SPE).
No Brasil, as reservas provadas de petróleo e de gás natural atingiram 15,729 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), crescimento de 96% em relação a 2011, enquanto no exterior somaram 0,711 bilhão de barril de óleo equivalente (boe), alta de 4% na mesma comparação.
Segundo a Petrobras, durante 2012, foram apropriados 0,914 bilhão de boe às reservas provadas e produzidos 885 milhões de boe o que resultou em aumento de 0,028 bilhão de boe em relação às reservas de 2011 (16,412 bilhões de boe). O aumento das reservas Petrobras se deve à incorporação de novas áreas descobertas no Brasil e no Golfo do México e gerenciamento de reservatórios em campos no Brasil e no exterior.
De acordo com o critério SPE, para cada barril de óleo equivalente extraído em 2012 foi apropriado 1,03 barril de óleo equivalente, resultando no Índice de Reposição de Reservas (IRR) de 103,3%. A relação Reserva/Produção (R/P) ficou em 18,6 anos.
Da Redação