quarta-feira, setembro 25, 2013

ANP divulga lista de empresas inscritas para leilão do pré-sal

Em comunicado à imprensa, a ANP afirma que, das 11 empresas interessadas, sete estão entre as 11 com maior valor de mercado no mundo, de acordo com ranking da consultoria global PFC Energy

Rio de Janeiro (RJ) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou no início da noite desta quinta-feira, 19, a lista das 11 empresas - incluindo a Petrobrás - que pagaram taxa de participação para a 1.ª Rodada do pré-sal.
Cada uma das empresas pagou R$ 2,076 milhões pelo direito. A oferta da área de Libra, na Bacia de Santos, está marcada para o dia 21 de outubro.
 
Em comunicado à imprensa, a ANP afirma que, das 11 empresas interessadas, sete estão entre as 11 com maior valor de mercado no mundo, de acordo com ranking da consultoria global PFC Energy.
 
O número de empresas interessadas é bem inferior ao que era esperado. Pela manhã, Magda Chambriard, diretora-geral da ANP, disse que aguardava interesse de todas as operadoras registradas na agência como A (águas profundas) e B (águas rasas) - seriam cerca de 40, no total.
 
A China é o país com mais interessadas na área de Libra. Contando com a empresa hispano-chinesa Respol/Sinopec, três chinesas querem explorar o pré-sal.
 
Também estão inscritas: CNOOC International Limited e China National Petroleum Corporation, da China; Ecopetrol, da Colômbia; Mitsui & CO, do Japão; ONGC Videsh, da Índia; Petrogal, de Portugal; Petrobrás, do Brasil; Petronas, da Malásia; Shell, anglo-holandesa; e Total, da França.
 
 
Da Redação, com Assessoria da ANP

Produção de petróleo do sul do Iraque sobe após manutenção


Planos de manutenção continuam a conter as exportações do segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo


Londres/Basra - O Iraque elevou a produção de petróleo de seus campos do sul, após consertar um oleoduto com vazamento, disseram duas autoridades do setor petroleiro nesta segunda-feira.
 
Planos de manutenção, no entanto, continuam a conter as exportações do segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
 
A revitalização do setor de petróleo iraquiano, que teve início em 2010, perdeu força este ano devido a problemas de infraestrutura e segurança, mantendo a produção abaixo das metas e, por vezes, até mesmo abaixo do nível de 3 milhões de barris por dia (bpd) registrado no ano passado.
 
O oleoduto com vazamento havia causado uma diminuição na produção no campo petrolífero de Rumaila, somando-se temporariamente ao impacto dos planos de manutenção do terminal de petróleo de Basra, que reduziram a capacidade de exportação do sul --principal saída do petróleo iraquiano.
 
Dois funcionários do setor petrolífero disseram nesta segunda-feira que o Iraque havia restaurado no domingo o nível normal de sua produção nos campos de petróleo do sul, depois de reparar o vazamento de um oleoduto envelhecido.
 
"Nós estamos planejando embarcar mais petróleo bruto no resto do mês de setembro para compensar as exportações reduzidas por conta do vazamento de oleoduto", disse um funcionário sênior do setor.
 
A capacidade de exportação continua reduzida, com dois dos quatro berços de atracação do terminal ainda fechados para manutenções planejadas, o que está limitando a capacidade de exportação do sul a cerca de 1,7 milhão de barris por dia de acordo com fontes do mercado.

Fonte: Reuters

Santos Offshore 2014 é apresentada a empresários no Rio

Lançamento oficial do evento ocorreu na sede da Firjan. Expectativa é que evento supere as seis edições anteriores

O futuro do Brasil passa por aqui. Com este mote, a Santos Offshore 2014 espera atrair 200 empresas expositoras, mais de 18 mil visitantes e movimentar mais de R$ 90 milhões em rodadas de negócios. Os números foram apresentados a empresários da cadeia produtiva de óleo e gás do Rio de Janeiro, que puderam conhecer na noite de ontem (23) as oportunidades de negócios a ser geradas durante a sétima edição da feira, a ser realizada nos dias 8 a 11 de abril de 2014.
O lançamento oficial do evento ocorreu na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), reunindo representantes de empresas que atuam oferecendo produtos e serviços para a Bacia de Campos e região. Estiveram presentes no lançamento o diretor do IBP, Milton Costa; o diretor da Onip, Bruno Musso; o diretor de Produções e Serviços do Ciesp, José Henrique Toledo Correa; o gerente do Departamento de Micro e Pequenas Empresas da Fiesp, Flávio Luiz Jardim Vital; além do vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da feira, Paulo Octávio Pereira de Almeida, e do diretor da Santos Offshore, Igor Tavares.  
O evento é o maior do segmento no Estado de São Paulo e sua edição de 2014 ocorrerá no Mendes Convention Center, em Santos. A expectativa dos organizadores é superar os números da última edição, realizada em outubro de 2012. Para 2014, a Santos Offshore espera reunir 200 empresas expositoras, entre IOCs (Empresas Petrolíferas Internacionais) e NOCs (Empresas Petrolíferas Nacionais), Drilling Contractors (Empresas de Perfuração), operadores logísticos e de atividades subsea (submarina), fornecedores de máquinas e equipamentos, entidades financiadoras e consultorias.
Serão realizadas três rodadas de negócios ao longo da programação, promovidas pelo Competro, Fiesp/Ciesp e Sebrae-SP - esta utilizando a metodologia da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). Na oportunidade também foi apresentado o novo congresso da Santos Offshore, realizado e organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), que em 2013 passou a ser sócio da realização do evento e que reunirá os mais importantes nomes da cadeia de exploração e produção petrolífera.
De acordo com os organizadores, a partir de 2013 a Santos Offshore passa a ser realizada a cada dois anos. O motivo é o alinhamento ao calendário nacional de eventos, assim como ao real ciclo de produção da bacia do pré-sal em Santos. Até 2020 o objetivo da Petrobras é produzir 4,5 milhões de barris por dia, mais que o dobro do que produz hoje. A previsão é montar nos próximos anos 22 plataformas de petróleo só na Bacia de Santos. A expectativa é que a região produza, até 2020, 2 milhões de barris por dia, o que significa o tamanho total da Petrobras de hoje.

“A Bacia de Santos está vivendo um momento muito importante. Com os recentes leilões anunciados pelo Governo Federal, as expectativas que existem em relação à região são enormes. A Santos Offshore vem para consolidar este momento, aumentando a velocidade do desenvolvimento da região e a ampliação da capacidade da indústria de bens e serviços”, afirma Igor Tavares, diretor de Óleo e Gás da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

A Santos Offshore passa a fazer parte da rota dos principais eventos internacionais e da agenda de empresários e grandes compradores internacionais do setor. Desde a edição 2011, o evento passou a ser realizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, uma das maiores organizadoras nacionais e internacionais de feiras e eventos, responsável pela World Future Energy Summit (Abu Dhabi – Emirados Árabes), Brasil Offshore (Macaé – Rio de Janeiro) e SPE Offshore Europe (Aberdeen – Escócia), alguns dos maiores eventos do segmento no mundo.  

Com informações da Assessoria da Reed Exhibitions Alcântara Machado