sábado, outubro 06, 2012

Braskem firma contrato para projeto Etileno XXI no México

Complexo petroquímico sofrerá alterações para produzir 1 milhão de toneladas

Veracruz (México) - A Braskem Idesa S.A.P.I. firmou contrato de valor superior a US$ 2,7 bilhões, com uma joint venture formada pela Odebrecht (40%), Technip (40%) e ICA Fluor (20%), para as etapas de engenharia, aprovisionamento e construção (EPC) do complexo petroquímico Etileno XXI, a ser construído na região de Coatzacoalcos/Nanchital, no estado de Veracruz, México.

O complexo petroquímico irá incluir as seguintes instalações:

- Cracker de eteno a partir de etano, que produzirá 1 milhão de toneladas por ano utilizando tecnologia proprietária da Technip.

- Duas plantas de polietileno de alta densidade utilizando tecnologia INEOS Innovene.

- Uma planta de polietileno de baixa densidade utilizando tecnologia BASEL Lupotech.

- Instalações de armazenagem, tratamento de resíduos e utilidades, que incluirá uma usina de cogeração de ciclo combinado de energia e vapor de 150 MW.

- Uma plataforma logística multimodal para transporte de 1 milhão de toneladas de polietileno por ano através de trens e caminhões de carga ou ensacados.

- Prédios administrativos, de manutenção, de apoio e sala de controle.

A equipe da joint venture envolvida no projeto executará o contrato a partir de diversos centros operacionais localizados em Nanchital e Cidade do México (México), Roma (Itália), Lyon (França) e Rotterdam (Holanda).

O projeto deverá ser concluído, e a planta disponibilizada para início de operações, em junho de 2015.

A concessão foi fruto da execução bem sucedida dos projetos de engenharia básica (front-end engineering design - FEED) dos contratos de eteno, PEAD e utilidades concedidos à Technip no primeiro trimestre de 2011 e dos contratos de engenharia básica das instalações off-sites pela Odebrecht e pela ICA Fluor em 2011.

Da redação

OGX obtém autorização para início da perfuração na Bacia de Campos

Empresa de Eike Batista detém 70% de participação nesses blocos. Perfuração será nos blocos BM-C-37 e BM-C-38.

Rio de Janeiro (RJ) - A OGX Petróleo e Gás, empresa de Eike Batista, anunciou nesta sexta-feira (5) que obteve autorização ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para início de perfuração nos blocos BM-C-37 e BM-C-38, na Bacia de Campos.


A petroleira adquiriu 20% de participação adicional de sua parceira Maersk Oil nos blocos em março e se tornou operadora destas áreas. Com essa transação, a OGX passou a deter 70% de participação nesses blocos, enquanto a Maersk Oil manteve os 30% restantes.

"A autorização ambiental para perfuração nesses blocos nos possibilitará avançar com a campanha exploratória em uma região que hoje consideramos bastante promissora, com vários prospectos já identificados", comentou Luiz Carneiro, diretor-presidente da OGX, em fato relevante.

Fonte: G1