domingo, abril 28, 2013

Halliburton vai investir mais de US$ 600 mi em pesquisa no Brasil

O diretor de tecnologia da Halliburton Brasil revelou que a empresa irá naugurar um CT na Ilha do Fundão em julho

Rio de Janeiro (RJ) - O diretor de tecnologia da Halliburton Brasil, Doneivan Ferreira, disse nesta quinta-feira (25/04), que a empresa vai aumentar os investimentos no País este ano no campo da pesquisa tecnológica. Ele participou, no Rio de Janeiro, do Workshop Os Desafios da Educação na Engenharia de Petróleo, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo,Gás e Biocombustíveis (IBP) e pela SPE- Seção Brasil. O executivo evitou falar em números, mas adiantou que a Halliburton irá superar os US$ 600 milhões investidos no Brasil no campo da pesquisa em 2012. “No ano passado contratamos 900 funcionários para o nosso setor. Este ano, estaremos inaugurando um Centro Tecnológico na Ilha do Fundão,no mês de julho. O espaço terá sete mil metros quadrados e será importante para desenvolver projetos de pesquisa tecnológica para águas profundas, onshore e gás não convencional”, disse Ferreira.

O diretor da Halliburton disse que o centro vai ao encontro das necessidades da demanda de serviços para a indústria do petróleo no Brasil, que viverá, nos próximos meses, a retomada das rodadas de licitação para exploração de petróleo e gás no Brasil em campos offshore e onshore. “O nosso negócio é prestação de serviços. A gente atua em toda a cadeia produtiva, incluindo a exploração de gás não convencional, onde atuamos de forma muito bem sucedida nos Estados Unidos”.

BP faz descoberta de petróleo em águas profundas da Bacia de Campos

RIO – A petroleira britânica BP reportou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a descoberta de petróleo em águas profundas da Bacia de Campos. O hidrocarboneto foi encontrado durante a primeira perfuração da companhia no bloco C-M-471, que faz parte da concessão do BM-C-34. O poço pioneiro é o 1-BP-8D-RJS, em lâmina d’água de 2.416,5 metros.

Há cerca de um mês, a petroleira havia anunciado a possibilidade de comercialidade da descoberta feita no poço Itaipu-1A, no pré-sal da Bacia de Campos. O fluxo de óleo chegou a 5,6 mil barris/dia de petróleo.

Em comunicado divulgado na época, a BP informou que os resultados dos testes geraram dados de boa conectividade entre as reservas. O Itaipu-1A fica no bloco BM-C-32, operado pela companhia britânica (40%). A Anadarko possui outros 33% e a Maersk, 26,7%.

A Petrobras também comunicou à ANP nova descoberta de petróleo no campo de Albacora, na Bacia de Campos. O hidrocarboneto foi encontrado durante a perfuração do poço 3-BRSA-1123-RJS, em lâmina d’água de 542 metros.

Fonte: Valor Econômico

Governo do RJ apresenta oportunidades de negócios na área de óleo e gás

Mecanismos da Codin e da AgeRio para atração de investimentos são divulgados em seminário

Rio de Janeiro (RJ) - A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, em parceria com a subsecretaria de Relações Internacionais da Casa Civil, promoveu ontem, o seminário Programa de Atração de Investimentos para o Setor de Equipamentos Subsea da Cadeia de Óleo e Gás no Estado do Rio de Janeiro.

Destinado a câmaras de comércio e consulados situados no Rio, o evento reuniu no auditório do prédio anexo do Palácio Guanabara representantes comerciais de diversos países que detêm tecnologia de fabricação de equipamentos submarinos e naval offshore - dentre os quais se destacam Noruega, Escócia e Estados Unidos.

O subsecretário de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, lembrou o trabalho da AgeRio e destacou o auxílio que o governo do estado vem dando a pequenas e médias empresas de equipamentos submarinos, com articulações que viabilizaram a participação em rodadas de negócios marcadas na Noruega e na Escócia, ainda neste semestre. Vertis ressaltou ainda que o setor de subsea deve investir cerca de 50 bilhões de dólares nos próximos cinco anos.

Marcelo Vertis destacou também a disponibilização de mecanismos de atração de investimentos da Codin e da AgeRio, cujas operações, principalmente linhas de financiamento – sobretudo para micro, pequenas e médias empresas -, foram explicadas no evento pelo diretor de Operações da agência, Dário de Souza.

O subsecretário de Relações Internacionais, Pedro Spadale, anunciou a disponibilização, em breve, de duas iniciativas de apoio a novos negócios – um guia do investidor (Doing Business in Rio) e a criação, em parceria com o BID, de um business directory.

O objetivo principal do seminário, além de intensificar a atração de investimentos para o setor de equipamentos submarinos e naval offshore unificando as agendas dos países junto as suas respectivas câmaras de comercio e consulados, foi buscar cooperação para modelagem institucional do cluster de subsea no estado do Rio de Janeiro.

Da Redação