quinta-feira, abril 28, 2011

Maratona Chemtech de Engenharia



A Maratona Chemtech de Engenharia é um evento anual que reúne futuros engenheiros de todo o Brasil. Desde 2004, a competição tecnológica é promovida pela Chemtech para capacitar e recrutar jovens talentos. Possibilitando o primeiro contato de alunos de engenharia com tecnologias de ponta, a Chemtech oferece uma experiência única a estudantes das principais instituições de ensino superior do país. Os vencedores recebem prêmios e são convidados a fazer parte do time inovador da empresa. Até hoje, os participantes foram desafiados com situações que simulavam problemas do dia a dia de uma indústria. Neste ano, a proposta é diferente...

Preparado para os desafios do futuro?
Na edição 2011 da Maratona Nacional Chemtech de Engenharia, você terá um grande desafio: projetar uma plataforma de exploração do pré-sal.

Um time de engenheiros da Chemtech vai oferecer treinamentos online na ferramenta OGM (Oil and Gas Manager), desenvolvida pela Siemens, que é referência em grandes projetos de unidades onshore e offshore. Nas últimas etapas, todos os finalistas se encontram no Rio de Janeiro, durante a OTC Brasil 2011 (Offshore Technology Conference), um dos maiores eventos mundiais do setor, que acontece pela primeira vez no país. Com base no conteúdo do curso, você e sua equipe serão desafiados a projetar uma plataforma exploratória da camada do pré-sal.

Envolvendo até 240 estudantes de 24 universidades de todo o país, a competição será dividida em três etapas: curso via web, eliminatórias e final— estas duas últimas são presenciais. Confira o calendário da Maratona Nacional Chemtech de Engenharia 2011:

· Inscrições – até 15 de maio de 2011
· Divulgação dos estudantes selecionados - 23 de maio
· Início do curso web – 30 de maio
· Divulgação dos finalistas – 01 setembro
· Eliminatórias e final – OTC Brasil – de 04 a 06 de outubro

PARTICIPE!
Se você é estudante de uma das graduações das 24 universidades listadas abaixo, você está apto a entrar nesta grande disputa que irá prepará-lo para o futuro da engenharia no setor de óleo & gás!


Graduações
Engenharia Civil
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Materiais
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Naval
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Produção
Engenharia Química
Universidades
IME, ITA, PUC-RJ, PUC-SP, UFBA, UFCG, UFES, UFF, UFMG, UFOP, UFPB, UFPE, UFPR, UFRGS, UFRJ, UFRN, UFSC, UFSCar, UFSM, UFU, UFV, UNB, UNICAMP e USP.

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/

Saiba mais sobre o CBSP (Curso Básico de Seguranças na Plataforma)


Esse curso é altamente recomendado aos profissionais de cursos profissionalizantes e cursos técnicos, pois muitas das empresas já pedem no anúncio da vaga que o profissional já tenha realizado o curso. No entanto, a procura é cada vez maior de estudantes de engenharia de petróleo, visto que a realização do curso é considerado um diferencial no momento da contratação para determinadas empresas.


Para quem quiser saber quanto custa um curso de CBSP, a acessora comercial do Instituto Zorovich, Luciana Passos, informa que varia entre R$900,00 e R$1.600,00 reais, mas avisa que muitas instituições não têm a autorização da Marinha para a realização desse curso, então para não serem pegos desavisados, procurem saber se a instituição está habilitada e se há condições para ministrar o curso, não adianta pesquisar só onde o preço é mais em conta, porque, no final, o barato acaba saindo caro.

Nesse curso os estudantes aprendem técnicas elementares de primeiro socorros, prevenção e combate a incêndio, técnicas de sobrevivência, procedimentos de emergência, segurança e responsabilidade pessoal. Não é necessário nenhum conhecimento prévio para a realização do curso, afirma Luciana, basta estar em boas condições físicas e ter concluído o ensino fundamental e ainda há uma boa notícias para as pessoas que não sabem nadar, não há motivos para preocupação pois o curso conta com bombeiros, salva-vidas e instrutores em todas as etapas.

Na parte prática do curso, os alunos deverão ser capazes de realizar as seguintes etapas:
Saltar de uma plataforma de 3m.
Nadar por 15 minutos.
Permanecer na água por 10 minutos.
Embarcar e desembarcar da balsa baleeira.
Praticar combate a incêndio, real, de pequenas proporções.

O Instituto Zorovich está presente em Santos, Salvador, Florianópolis, Recife e em breve estarão no Rio de Janeiro também. Além do Instituto Zorovich, Falck Nutec e a Sampling são algumas instituições onde vocês podem realizar o curso de CBSP.

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/

Eike: novo achado na Bacia de Campos



Rio - A OGX Petróleo e Gás Participações, do megaempresário Eike Batista, identificou a presença dos dois combustíveis em seções dos poços OGX-40 e OGX-41, ambos delimitatórios das áreas batizadas de Pipeline e Waikiki, na Bacia de Campos. “Pipeline e Waikiki estão entre as prioritárias a serem desenvolvidas para a produção, devido ao estado avançado de delimitação das descobertas e a qualidade dos reservatórios”, disse em comunicado Reinaldo Belotti, diretor de produção da OGX.

A coluna com petróleo encontrada pelo poço OGX-40 é de 204 metros, com net pay (soma de seções saturadas de petróleo e gás) ao redor de 107 metros. Já o poço OGX-41, encontrou coluna de hidrocarbonetos de 148 metros, com net pay de 92 metros.

A OGX explica que os planos de avaliação das descobertas serão propostos à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em breve. A sonda Sea Explorer iniciou as atividades de perfuração no poço OGX-40 em 28 de março, enquanto a sonda Ocean Lexington começou a perfuração no poço OGX-41.


Fonte: O Dia Online