segunda-feira, dezembro 13, 2010

Petrobras vende volume recorde de gás natural em leilão


O gás natural ofertado por meio de pregão eletrônico faz parte do volume disponível para as termelétricas que não será demandada até março de 2011
Rio de Janeiro - A Petrobras conseguiu vender um volume recorde de gás natural por meio de pregão eletrônico: 9,18 milhões de metros cúbicos por dia do produto. O resultado é 34% superior ao volume vendido em leilões anteriores. A modalidade comercial de venda a partir de leilões foi iniciada pela estatal em abril do ano passado
A empresa informa, por meio de nota, que da oferta de 15 milhões de metros cúbicos por dia, 61% do total foram repassados ao mercado. O deságio obtido no pregão de hoje (24) foi de 49% em relação ao preço médio dos contratos de longo prazo – maior desconto no preço do gás natural obtido pelas distribuidoras nos 11 leilões já realizados.

O gás natural ofertado por meio de pregão eletrônico faz parte do volume disponível para as termelétricas que não será demandada até março de 2011, por causa das condições atuais dos reservatórios das hidrelétricas

Fonte: http://exame.abril.com.br/

Reserva estratégica do petróleo




Reserva estratégica do petróleo (SPR) é uma emergência petróleo armazene mantido pelo Estados Unidos Departamento de energia. Os E.U. SPR são a fonte de emergência a maior no mundo com a capacidade atual prender até 727 milhão tambores (³ de 115.600.000 m) de óleo cru. A segunda fonte de emergência a maior do petróleo é Japão com a 2003 relatados uma capacidade de 579 milhão tambores (³ de 92.100.000 m).

O inventário atual é indicado no Web site do SPR. Até à data maio de 20, 2008, o inventário atual era 703.3 milhão tambores (³ de 111.820.000 m). Nos preços de mercado atual ($138 um tambor) o SPR prende sobre $97 bilhões do valor do petróleo.

Maio em 13, 2008, Senate de Estados Unidos e Casa de representantes votado quase unânimemente para suspender temporariamente os 70.000 tambores por o shipment do dia do petróleo à reserva da emergência da nação[1]. Uma parada provisória a SPR que stockpiling é esperada aumentar fontes de óleo e reduzir desse modo o custo do óleo, embora os analistas sejam divididos sobre se terá um efeito significativo aos consumidores[2]. Os Shipments à reserva estratégica do óleo recomeçariam no fim de 2008. Maio em 16, 2008, o departamento de energia anunciou-o cancelava shipments do óleo no SPR que começa em julho 2008 em que o contrato atual da compra expira.[3] Maio em 19, 2008, a casa branca sinalizou a intenção do presidente Bush para assinar a legislação passada pelo Congress.[4]

Os Estados Unidos começaram a reserva do petróleo em 1975 depois que as fontes de óleo foram eliminadas durante 1973-74 embargo do óleo, para mitigate os rompimentos de fonte provisórios futuros. De acordo com Mundo Factbook[5], os Estados Unidos importam uma rede 12 milhão tambores (³ de 1.900.000 m) do óleo um o dia (MMbd), assim que o SPR prende aproximadamente uma fonte de 58 dias. Entretanto, a potencialidade total máxima da retirada do SPR é somente 4.4 milhão tambores (³ de 700.000 m) por o dia, fazendo lhe uns 160 + fonte do dia.

Facilidades
O escritório da gerência de SPR é encontrado dentro Nova Orleães, Louisiana.

A reserva é armazenada em quatro locais no Golfo de México, cada um localizou perto de um centro principal do refining e de processar petrochemical. Cada local contem um número de cavernas artificiais criadas dentro abóbadas de sal abaixo da superfície.

As cavernas individuais dentro de um local podem ser até 1000 m abaixo da superfície, as dimensões médias têm 60 m de largura e 600 m profundas, e a capacidade varia de 6 a 37 milhão ³ de m dos tambores (1 a 4.3 milhões). Quase $4 bilhões foram gastados nas facilidades. A decisão a armazenar nas cavernas foi feita exame para reduzir custos; o Dept. de reivindicações da energia é aproximadamente 10 vezes mais barato armazenar o óleo abaixo da superfície com as vantagens adicionadas de nenhuns escapes e de um churn natural constante do óleo devido a um gradient da temperatura nas cavernas. As cavernas foram criadas perfurando para baixo e então dissolvendo o sal com água.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Odebrecht Óleo e Gás fecha contrato de US$ 240 milhões com Petrobras


RIO - A Odebrecht Óleo e Gás (OOG), em parceria com a inglesa Acergy, assinou contrato com a Petrobras para construção e instalação de um trecho de 150 quilômetros de gasoduto marítimo. O contrato no valor de US$ 240 milhões prevê a construção de um dos trechos do gasoduto da Petrobras Sul /Norte que transportará gás natural do campo de Camarupim ao complexo do Parque das Baleias, na costa do Espírito Santo.


O diretor-superintendente da OOG, Jorge Mitidieri, explicou a importância do contrato, o primeiro da companhia, que pretende se tornar em pouco tempo uma das maiores prestadoras de serviços na área de exploração e produção de petróleo no mar.


-Tendo em vista as perspectivas de expansão das atividades de exploração de petróleo, principalmente no pré-sal, nosso objetivo é nos tornarmos uma das principais prestadoras de serviços nessa área offshore (no mar) e a parceria com a Acergy é importante para trocarmos experiências- destacou o executivo.

Fonte: http://oglobo.globo.com/