quinta-feira, outubro 04, 2012

Petrobras é escolhida empresa mais admirada da América Latina

A Petrobras foi destaque da 15ª edição do ranking “As Empresas mais Admiradas no Brasil”, elaborado pelo instituto Officina Sophia e promovido pela revista Carta Capital. Em 1º lugar entre “As empresas brasileiras mais admiradas na América Latina”, a Companhia foi reconhecida também em outras duas categorias, “10 empresas mais admiradas do Brasil” e “10 líderes mais admirados”, e sua subsidiária Petrobras Distribuidora foi eleita a melhor empresa no segmento “Distribuidores de Combustíveis ou Derivados de Petróleo”. Os prêmios foram entregues na noite de segunda-feira, em cerimônia em São Paulo com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff.

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, recebeu os troféus conquistados pela Petrobras nas categorias “10 empresas mais admiradas no Brasil”, em que a Companhia ocupa o 4º lugar, “As empresas brasileiras mais admiradas na América Latina”, na qual a Petrobras lidera, e “10 líderes mais admirados”, em que a executiva aparece na 9ª colocação, empatada com o empresário Jorge Paulo Lemann. O troféu da categoria “Distribuidores de Combustíveis ou Derivados de Petróleo” foi recebido pelo presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto.

- As empresas que estão aqui são importantes para nós brasileiros porque produzem, investem e acreditam no Brasil – discursou a presidenta da República, para mais de 600 pessoas presentes à cerimônia. Também compareceram os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e da Bahia, Jaques Wagner; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Aurélio Maia, e os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Ao receber o prêmio principal da noite – de empresa brasileira mais admirada na América Latina – a presidente da Petrobras, Maria das Graças da Silva Foster, ressaltou que “nós somos a maior empresa de capital aberto do Brasil e temos consciência do papel preponderante que exercemos na economia brasileira e, de certa forma, na economia da América Latina, continente no qual atuamos em quase todos os países”. E completou: “estamos e onde estivermos nós temos como premissa, como valor, como essência de nossa existência as responsabilidades social e ambiental, que integram a missão e visão da nossa Companhia”.

“As Empresas mais Admiradas no Brasil” é uma das principais premiações corporativas do país e tem como objetivo homenagear as empresas e empresários que mais se destacam e contribuem para o desenvolvimento do Brasil. A premiação é dividida em quatro modalidades: as 10 empresas mais admiradas, os 10 líderes mais admirados, as empresas mais admiradas por segmento e as empresas brasileiras mais admiradas na América Latina.

A pesquisa é realizada junto a empresários de todos os setores da economia e avalia as empresas segundo 13 critérios: qualidade de produtos e serviços; compromisso com recursos humanos; presença/atividade em redes socais; responsabilidade social; notoriedade; capacidade de competir globalmente; comprometimento com o desenvolvimento sustentável; inovação; qualidade de gestão; compromisso com o país; ética; respeito pelo consumidor e solidez financeira.

No evento de premiação, foi lançado um anuário que apresenta o resultado completo da pesquisa, uma análise do momento empresarial e os fatores que contribuem para que as empresas premiadas sejam admiradas pelos principais executivos do país.

Fonte: Correio do Brasil, com ARN – do Rio de Janeiro

Rio e Minas querem construir gasoduto ligando Macaé a Ipatinga

Os governos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais planejam construir um gasoduto ligando as cidades de Macaé, no Norte Fluminense, e Ipatinga, no Vale do Rio Doce mineiro. A proposta de construção da linha, que deverá ter 400 quilômetros, já foi encaminhada à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia.

Pela proposta, o gasoduto terá início no distrito de Cabiúnas, em Macaé, onde existe um terminal de processamento de gás natural da Petrobras. O empreendimento poderá ser desenvolvido em parceria com as companhias distribuidoras de gás CEG (do Rio de Janeiro) e Gasmig (de Minas Gerais).

“As duas concessionárias devem operar, cada uma em sua área de concessão. Se aprovado pela EPE, o projeto será incluído no Plano Decenal de Expansão da Malha Dutoviária, que deverá ser apresentado pelo governo federal no final do ano”, afirmou, por e-mail, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Julio Bueno.

Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, o projeto deve custar US$ 400 milhões (cerca de R$ 800 milhões). Estima-se que pelo menos 18 indústrias, localizadas em oito municípios, se beneficiem do gás transportado pelo duto. O consumo diário dessas empresas é de cerca de 1,3 milhão de metros cúbicos.

Há ainda 32 mil residências, em 14 cidades, que poderão utilizar o gás fornecido pelo duto. Espera-se também que o uso de gás natural veicular aumente na região.

Fonte: Agência Brasil

Petrobras e sul-coreana se reúnem para avaliar parceria em refinaria

Previsão para iniciar a produção a partir de 2018, com capacidade para processar até 300 mil barris de derivados por dia

Fortaleza (Ceará) - Representantes da Petrobras e da sul-coreana GS Caltex participaram de reunião hoje com o governador do Ceará, Cid Gomes, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, para discutir a possibilidade de parceria para a construção da refinaria Premium II. A unidade tem previsão para iniciar a produção a partir de 2018, com capacidade para processar até 300 mil barris de derivados por dia.

Segundo o governo do Ceará, estiveram presentes no encontro, além de Cid Gomes, a gerente executiva do tributário da Petrobras, Maria Alice Ferreira Deschamps Cavalcanti; o gerente executivo de abastecimento corporativo da Petrobras, Luiz Alberto Gaspar Domingues; o gerente geral de planejamento corporativo do abastecimento da estatal, Arlindo Moreira Filho; o vice-presidente de energia, refino e petroquímica da GS, Taio Kim; e o gerente da equipe de negócios do refino da GS, Ryan Nam.

"Eu apresentei os executivos da GS Caltex aos executivos da Petrobras. Isso passa a ser a partir de agora um entendimento deles", informou, em nota, o governador Cid Gomes, acrescentando que se prontificou, depois de falar com Graça Foster, presidente da Petrobras, a buscar possíveis parcerias para a estatal na refinaria.

Fonte: Valor Econômico