terça-feira, janeiro 19, 2010

Queda do YouTube faz pensar em novo ataque hacker

O site de vídeos YouTube enfrentou problemas na manhã desta terça-feira, exibindo mensagens de "Http/1.1 Service Unavailable error" ou "a 500 Internal Server error". De acordo com o site Mashable, por aproximadamente 20 minutos o YouTube esteve fora do ar, tempo suficiente para criar agitação no Twitter. Em "youtube down", usuários reportam a queda e especulam se seria causada por um novo ataque.
O Google, segundo o Mashable, não se pronunciou a respeito. O site diz, entretanto, que considerando-se os recentes problemas com hackers chineses, inclusive o ataque ao Baidu e outros grandes serviços na web, especula-se que a queda do YouTube também possa ser obra de hackers.
Redação Terra

Creative Commons lançará nova licença na Campus Party

Criado há sete anos, e lançado no Brasil em 2004, o Creative Commons não para de evoluir. Uma das atrações da Campus Party será o lançamento das licenças 3.0 do projeto. O Creative Commons é uma organização presente em mais de 50 países, promove a colaboração e o acesso ao conhecimento através de licenças mais flexíveis de direito autoral. Por exemplo, a Wikipedia, enciclopédia colaborativa, é toda licenciada através de licenças Creative Commons.
As licenças agora estão em sua versão 3.0 com uma série de melhorias, mas sem alterar a estrutura básica do projeto, mantido no Brasil pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas. O lançamento será no dia 29, às 17h30. Lawrence Lessig, um dos fundadores do Creative Commons, dará entrevista coletiva. O lançamento contará também com Marcelo Branco, diretor da Campus Party e com Ronaldo Lemos, diretor do Creative Commons no Brasil.

Evento da Apple aumenta expectativa sobre tablet

A Apple nunca reconheceu a existência de um tablet, mas os rumores e especulações vem crescendo há meses. Apesar de poucos detalhes serem conhecidos sobre o produto, o mercado afirma que o dispositivo se parece com uma versão maior do iPhone, com uma tela de aproximadamente 10 polegadas. E o convite para um evento no dia 27 aumentou as expectativas: será que agora o tablet será lançado?
Analistas afirmam que tal aparelho tentaria criar uma ponte entre os smartphones e os laptops, permitindo aos usuários acessarem internet, ver vídeos em stream e se divertirem com jogos.
O preço estimado do tablet ¿ que segundo analistas deve ser distribuído em março ou abril ¿ pode chegar a até US$ 1 mil (equivalente a cerca de R$ 1,78 mil).
Os computadores tablet nunca chegaram a ganhar popularidade com os consumidores e observadores da indústria afirmam que a Apple precisará apresentar um motivo de forte apelo para fazer as pessoas comprarem tal produto. Se os consumidores aprovarem o tablet, ele pode ainda levar a Apple a ganhar terreno no mercado de livros digitais popularizado pelo e-reader Kindle, da Amazon.com