quinta-feira, julho 29, 2010

Panasonic apresenta filmadora de mão 3D acessível


Confirmando os boatos de que lançaria uma filmadora de mão 3D para consumidores como você e eu, a Panasonic deu à luz a HDC-SDT750. Bem, talvez para consumidores um pouco mais cheios de dólares que você e eu.

A câmera usa duas lentes unidas, as chamadas “3D Conversion Lens”. Elas captam o cenário em duas imagens separadas, como nossos olhos. Um sensor comum de 1080p fica encarregado de recebê-las. O problema disso é que as imagens, que serão posicionadas lado a lado, acabam dividindo a resolução. Por isso ficam com 960 por 1080 pixels cada uma. Nem tudo é perfeito, mas já é ótimo para começo de conversa. Sem as lentes de conversão 3D, que podem ser desencaixadas, dá para gravar vídeos em full HD sem problemas. A lente de baixo é uma Leica Dicomar, com zoom óptico de 12x, e sensor 3MOS.

Para visualizar os filmes, é claro, é necessário conectar a HDC-SDT750 a uma TV 3D. Rodar direto dos cartões SD/SDHC/SDXC em um Blu-ray player compatível com o formato AVHC é outra possibilidade.

A partir de outubro, a filmadora estará disponível por 1.399 dólares. Se pareceu caro, vale considerar que a outra filmadora 3D da Panasonic saía por meros 21.000 dólares no lançamento. Não há previsão para sua chegada ao Brasil, o que significa que, por enquanto, ainda teremos de nos contentar com a gambiarra de usar duas câmeras grudadas.

Aproveitando a oportunidade, a Panasonic também anunciou que está trabalhando em lentes intercambiáveis 3D para a linha G das câmeras digitais Lumix. Elas devem ter dois sensores ópticos, por isso fique empolgado, já que a tecnologia é novidade em lentes intercambiáveis. Como ainda estão em desenvolvimento, elas não têm uma data precisa para chegar às lojas. O previsto é antes do fim do ano.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: