segunda-feira, fevereiro 14, 2011

REPSOL ANUNCIA NOVA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NO BRASIL


Um consórcio petrolífero integrado pela Repsol Sinopec, Petrobras e pelo grupo britânico BG descobriu uma reserva de petróleo em águas brasileiras, anunciou, em Madrid, o grupo espanhol Repsol. O consórcio, em que a Petrobras tem 45%, a BG 30% e a Repsol Sinopec 25%, efetuou a descoberta no poço Carioca Nordeste, situado no bloco BM-S-9, a 275 quilômetros da costa de São Paulo, em uma área onde aconteceram algumas das descobertas mais importantes do mundo.

A Repsol Brasil e a chinesa Sinopec anunciaram em outubro a venda para esta última de 40% da filial brasileira da companhia com uma ampliação de capital de 7,111 bilhões de dólares, processo concluído em dezembro. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia, a descoberta de Carioca Nordeste é, sem dúvida, uma ótima notícia. Estas reservas confirmam o acerto da Repsol em investir no offshore brasileiro, uma das áreas de crescimento mais importantes em reservas de hidrocarbonetos do mundo.

Carioca, ao lado de Guará, são dois importantes campos identificados pela Repsol como projetos estratégicos e que garantem o crescimento da companhia. A empresa espanhola concretizou, no fim do ano passado, um acordo com a companhia chinesa Sinopec para desenvolver, conjuntamente, os projetos de exploração e produção que possui no Brasil e constituir uma das maiores companhias energéticas da América Latina, com um valor de 17,773 bilhões de dólares. A Repsol possui 60% da companhia, enquanto a Sinopec conta com os 40% restantes.

O consórcio continuará com os investimentos previstos no Plano de Avaliação de Descobertas apresentado à Agência Nacional de Petróleo (ANP) em 2007, para confirmar as dimensões e as características desta descoberta e seguir desenvolvendo o projeto e suas atividades no pré-sal da Bacia de Santos. A Petrobras, por meio de nota oficial, notificou a ANP, sobre indícios de hidrocarbonetos no Bloco de Caratinga, localizado na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro. A exploração é realizada pela sonda Ocean Winner e, segundo a estatal, as atividades de perfuração da companhia permanecem no local.

Repsol no Brasil

A Repsol tem, no Brasil, um importante e diversificado portfólio de projetos, que inclui um campo produtivo (Albacora Leste), um bloco em desenvolvimento (BM-S-7: Piracucá BA), dois projetos piloto planificados (BM-S-9: Guará e Carioca) e quatorze blocos exploratórios com grande potencial. O offshore brasileiro é uma das maiores áreas de crescimento em reservas de hidrocarbonetos do mundo. O acordo alcançado entre a Repsol e a Sinopec é prova do grande interesse internacional pelo momento que atravessa o Brasil e, particularmente, pela atividade no pré-sal de Santos.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Nenhum comentário: