segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Pré-sal: E o Aquecimento Global?


O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta) e tem preocupado a comunidade científica cada vez mais. Acredita-se que seja devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos em nível industrial, que levam à acumulação na atmosfera de gases propícios ao Efeito Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFCs.

Há muitas décadas que se sabe da capacidade que o Dióxido de Carbono tem para reter a radiação infravermelha do Sol na atmosfera, estabilizando assim a temperatura terrestre por meio do Efeito Estufa, mas, ao que parece, isto em nada preocupou a humanidade que continuou a produzir enormes quantidades deste e de outros gases de Efeito Estufa com o aumento do consumo de combustíveis fósseis.

A crescente preocupação é se os elevados índices de Dióxido de Carbono que se têm medido desde o século passado, e tendem a aumentar, podem vir a provocar um aumento na temperatura terrestre suficiente para trazer graves conseqüências à escala global, pondo em risco a sobrevivência dos seus habitantes.

Desde 1850, época do início do uso comercial do petróleo, temos assistido a um aumento gradual da temperatura global. Segundo as medições da temperatura desde épocas anteriores quando se fizeram os registros das temperaturas em várias áreas de globo, as medidas puderam ser feitas a partir dos anéis de árvores, de sedimentos em lagos e nos gelo. O aumento de 2 a 6 ºC que se prevê para os próximos 100 anos seria maior do que qualquer aumento de temperatura alguma vez registrada desde o aparecimento da civilização humana na Terra. Desta forma torna-se assim quase certo que o aumento da temperatura que estamos enfrentando é causado pelo Homem e seus combustíveis fósseis, e não se trata de um fenômeno natural.

Neste aspecto fica a pergunta: Considerando este quadro ambientalmente degradado, e a conscientização crescente dos países em redução das poluições e emissões, conforme acordado no Protocolo de Kyoto, para a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa, causado pelo consumo excessivo de combustíveis fósseis, será que nos próximos 8 ou 10 anos todo este óleo da camada pré-sal será tão valioso que justifique um investimento tão elevado?

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Nenhum comentário: