segunda-feira, janeiro 24, 2011

Replan completa 37 anos com novos investimentos


A Petrobras inaugurou no início de maio, a unidade de separação de propeno da Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo, que completou 37 anos de atividade e é a maior da estatal. O investimento foi de US$ 275 milhões e a produção estimada é de 265 mil toneladas de propeno por ano.

A unidade vai abastecer o mercado petroquímico com o propeno grau polímero, matéria-prima de demanda crescente utilizada na produção de polipropileno, resina termoplástica utilizada na fabricação de produtos como brinquedos, copos plásticos, embalagens para alimentos, remédios e produtos químicos.

O propeno é resultado de um processo de separação, no qual parte do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é destinada à sua produção. A unidade abastecerá a empresa vizinha da Replan, a Braskem – Unidade Paulínia. Este empreendimento integra o projeto de modernização da Replan, uma das medidas para fortalecer a atuação da Petrobras no setor petroquímico, de acordo com o Planejamento Estratégico da companhia. Com a partida da unidade, a produção da Petrobras alcança o patamar de 900 mil toneladas produzidas por ano, o que representa 37% do total nacional.

Modernização da Replan

A Refinaria de Paulínia processa diariamente 57.200 metros cúbicos de petróleo, sendo responsável por 20% de todo o refino de petróleo no Brasil. A produção da refinaria atende aos mercados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Goiás, Brasília e Tocantins.

Para a modernização da Replan estão previstos investimentos que superam os US$ 3,5 bilhões até 2013. Além da unidade de propeno, estão em andamento outros projetos voltados para a melhoria da qualidade dos produtos, como as novas unidades de tratamento de gasolina e diesel.

Suape

A Petroquímica Suape é um empreendimento liderado pela Petrobras Química S.A. (Petroquisa), para implementar um pólo petroquímico em Suape (PE), reunindo três unidades industriais integradas: uma para produção de ácido tereftálico (PTA); outra para produzir polímeros e fios de poliéster e uma terceira, que fabricará resina para embalagem PET.

Quando estiver em operação, a Petroquímica Suape será o mais importante pólo integrado de poliéster da América Latina. A opção por tecnologias de última geração, escala de produção no nível das maiores indústrias em funcionamento no mundo e a integração das unidades industriais constituem alguns dos diferenciais competitivos da Empresa, que inicia a operação das três plantas no segundo semestre de 2010.

A Petroquímica está localizada no Complexo Industrial e Portuário de Suape, o mais completo pólo para a localização de negócios industriais e portuários da Região Nordeste. Dispondo de uma infraestrutura completa para atender às necessidades dos mais diversos empreendimentos, Suape tem atraído um número cada vez maior de empresas interessadas em colocar seus produtos no mercado regional ou exportá-los para outros países.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Nenhum comentário: