segunda-feira, outubro 25, 2010

Shell lança segunda fase do Parque das Conchas


A Shell anunciou hoje os investimentos para a segunda fase do Parque das Conchas, projeto localizado no bloco BC-10, na Bacia de Campos, a mais de 100 quilômetros da costa do Espírito Santo. Esse significativo investimento servirá ao desenvolvimento do quarto campo no bloco e dá continuidade à bem-sucedida onda de crescimento na produção da Shell nos negócios de Exploração e Produção nas Américas. Todo o projeto vai gerar recursos energéticos de aproximadamente 300 milhões de barris de óleo equivalente, com produção de cerca de 100 mil barris por dia.
“Este é mais um importante marco para o nosso crescimento substancial nas Américas”, afirma Marvin Odum, diretor de Exploração e Produção da Shell para Américas. “Nos próximos cinco anos, veremos mais projetos sendo concluídos na região, como é o caso da nossa decisão final de investimento para o projeto Mars B no Golfo do México, anunciado recentemente.”
A Shell deu início à produção na Fase 1 do Parque das Conchas em 2009 a partir de nove poços em três campos — Abalone, Ostra e Argonauta B-West. A Fase 2 do projeto inclui mais sete poços para desenvolvimento, que vão atingir uma profundidade total de aproximadamente 1.100 metros abaixo do fundo do mar. A produção atual na primeira fase do Parque das Conchas está acima das expectativas.
O Parque das Conchas é o primeiro projeto em que todos os campos são desenvolvidos com base no sistema de separação e bombeio submarinos de petróleo e gás. O projeto de Perdido, desenvolvido pela Shell no Golfo do México, foi o segundo. Bombas elétricas com 1.500 cavalos de potência vão elevar o petróleo por aproximadamente 1.800 metros até chegar ao FPSO Espírito Santo, uma plataforma flutuante de produção, estocagem e transferência. O FPSO tem capacidade para processamento diário de 100 mil barris de petróleo e 50 milhões de metros cúbicos de gás natural.
A Shell, como operadora do Parque das Conchas, tem 50% de participação no ativo. O restante da concessão é dividido entre Petrobras, com 35%, e ONGC, com 15%.
“Dar início a essa fase do Parque das Conchas representa outro momento de grande orgulho para as equipes de águas profundas da Shell”, comenta Odum. “Os homens e mulheres desses times são excelentes e trazem um grande legado de expertise em águas profundas. Estamos ansiosos para continuar operando de forma responsável na costa brasileira.”

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Nenhum comentário: