domingo, abril 18, 2010

Robôs humanóides irão ao espaço em setembro


SÃO PAULO – Em setembro, a NASA pretende enviar novos moradores a Estação Espacial Internacional: os Robonaut2 – ou R2.
Criados em uma parceria entre a Agência Espacial Americana e a General Motors, os robôs foram projetados para interagir em um mundo humano.

Isso significa que suas ações são todas adaptadas às proporções, forças e ferramentas utilizadas por uma pessoa. A ideia é que, deste projeto, resultem "astronautas" capazes de realizar missões perigosas ou difíceis demais para humanos. Para a GM, os testes com o R2 podem resultar em novos “funcionários” para as fábricas e em um sistema de segurança mais seguro para carros.
O R2 possui uma cabeça, um torso, braços e mãos e irá morar permanentemente na ISS, confinado ao laboratório Destiny. O robô ainda é um protótipo, que embora esteja sendo testado para radiação e vácuo, ainda não possui proteção para sair ao espaço – como uma cobertura resistente às congelantes temperaturas.
A NASA irá lançar os robôs na nave Discovery como parte da missão STS-133, planejada para setembro. Na estação, os engenheiros a bordo monitorarão como o ele opera na ausência de gravidade.




Nenhum comentário: