segunda-feira, março 22, 2010

Espermatozóide fluorescente testado em mosca


O receptáculo seminal e a espermateca de uma fêmea de D. melanogaster que primeiro cruzou com um macho com espermas modificados para brilharem na cor verde e, em seguida, com um cujo sêmen era vermelho. O esperma se mistura no receptáculo, mas somente o verde está na espermateca.

Biólogos trabalham com esperma que brilha no escuro para compreender melhor os mecanismos da seleção natural.

Ao alterar geneticamente moscas de fruta para que a cabeça de seus espermatozóides seja fluorescente, pesquisadores conseguem visualizar eventos antes impossíveis de serem vistos.
Ao tornar verde ou vermelho o material, Mollie Manier, John Belote e Scott Pitnick, da Universidade Syracuse, conseguiram ver o que ocorre entre a inseminação e a fertilização. Observando em detalhes o que acontece com esperma vivo dentro da fêmea eles podem determinar quais mecanismos agem na seleção chamada pós-copulativa.

Na natureza, a promiscuidade é muito comum e as fêmeas frequentemente copulam com mais de um macho no mesmo dia. Sempre que isso acontece há uma competição entre os diferentes espermas dentro do corpo na fêmea para ver quem fertilizará o óvulo. A seleção pós-cópula é, portanto, um mecanismo poderoso de mudanças evolutivas – afinal, é dessa disputa que sairá o espermatozóide que passará adiante suas características genéticas.

No caso da mosca da fruta (Drosophila melanogaster) há um detalhe que torna ainda mais interessante o estudo: as fêmeas possuem uma espermateca, um receptáculo que armazena os espermas antes de serem liberados ao encontro do óvulo.

Com os espermas que brilham no escuro os cientistas puderam, finalmente, diferenciar o sêmen de diferentes machos e observar seu comportamento dentro do corpo da fêmea.

O primeiro objetivo era desvendar o mecanismo por trás da competição de espermas e, quantificando os movimentos e destino dos espermatozóides de diferentes machos foi possível compreender melhor os mecanismos de seleção.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: