domingo, novembro 22, 2009

Especialistas falam da criação do primeiro vírus


Dave Lee
Se em alguma ocasião você teve que gastar dinheiro em um programaantivírus, está desculpado por querer 'explicações' do doutor Frederick Cohen, tido como "pai" do primeiro vírus da história. Mas a pesquisa dele, na verdade, pretendia proteger os computadores de ameaças que só chegariam anos depois. E ele é, hoje, reconhecido como um dos maiores especialistas em técnicas de defesa contra vírus.

Cohen falou com a BBC sobre o dia em que fez a descoberta, quando era ainda estudante na Universidade do Sul da Califórnia (USC). Ao saber da criação de um programa que dava acesso aos computadores alheios sem autorização, Cohen pensou que esse trojan poderia ser programado para duplicar-se. Esse foi o momento em que, como ele costuma dizer, "acendeu-se a lâmpada".
Perigo potencial"Estava sentado, na aula, quando de repente me ocorreu que o trojan poderia copiar-se a si mesmo em outros programas. Então, todos esses programas ficariam infectados e todo mundo que os utilizasse seria contagiado e assim sucessivamente", disse Cohen. "Ficou claro que o jogo havia terminado, nesse momento", acrescentou.
Imediatamente, o especialista apresentou a idéia ao professor Len Adleman, outro estudioso da segurança. "Fred chegou perto de mim e me disse que havia descoberto um tipo novo de ameaça informática e começou a descrever o que agora chamamos de vírus", lembra Adleman. "Queria levar a cabo experiências reais, com o computador que eu usava. Mas não tinha sentido realizar uma experiência quando era evidente que iria funcionar", disse.
Mas Cohen insistiu. Queria ter certeza. E assim nasceu o primeiro vírus.
Problema de segurança"Nesse instante compreendi a má notícia. A partir daí, passei os cinco ou seis anos seguintes da minha vida tentando encontrar formas de proteção contra o que acabáramos de descobrir, assim como compreender os limites do que se poderia fazer", destacou Cohen.
Ante seu novo achado, a dupla de pesquisadores enfrentou um problema. A descoberta poderia, potencialmente, ter um impacto enorme no mundo da informática. Como acadêmicos, tinham a obrigação de compartilhar suas conclusões ou deviam manter em segredo a vulnerabilidade do sistema?
Finalmente, decidiram publicar o artigo.
"Era inevitável""Minha opinião é que os vírus eram inevitáveis, que iam chegar independentemente de publicarmos ou não o artigo. Entretanto, na publicação não fomos explícitos o suficiente, evitando que alguém pudesse aprender a criar vírus", disse Cohen.
Adleman concorda com o companheiro neste aspecto. "Ia acontecer cedo ou tarde. A questão era se aconteceria depois de termos feito a pesquisa ou antes", destacou.
Na opinião de Cohen, faz tempo que deixaram de levar a cabo investigações sérias sobre as possíveis ameaças que podem afetar os sistemas. "Até onde eu sei, no final da década de 80 a investigação real sobre vírus foi abandonada. Há interesses importantes no sentido de que curar o mais recente vírus seja rentável, mas não prevenir-se contra o próximo", disse o "pai" do primeiro trojan.

Nenhum comentário: