segunda-feira, maio 18, 2009

Software faz dispositivos móveis compartilharem aplicações


A Webalo já é conhecida no mercado por suas interfaces para celulares fáceis de usar. Agora, a empresa desenvolveu uma plataforma que permite que aplicações sejam criadas em um modelo de aparelho específico e depois exportadas para quaisquer outros dispositivos.
A novidade, segundo o Venture Beat poupa tempo das fábricas de software ao permitir que as aplicações sejam programadas uma única vez: não é necessário reprogramar o software para os diferentes fabricantes e seus produtos. O Webalo Mobile Dashboard 2.0 é voltado especialmente para as aplicações corporativas, já que permite aos empregados acessar os sistemas da empresa a partir de qualquer plataforma.
"Fornecer aplicações móveis para os colaboradores das empresas é o foco dos nossos CIOs hoje em dia", diz Chris Hazelton, Diretor de Pesquisas para (dispositivos) Móveis e Wireless do grupo 451 da Webalo, segundo o Earth Times.
Hazelton continua dizendo que os investimentos e o tempo de desenvolvimento para diversas plataformas são muito grandes e um serviço que extenda as aplicações corporativas a diversos dispositivos ajuda a reduzir e muito seus custos de criação, manutenção e administração.
Para chegar ao Dashboard 2.0, a Webalo primeiramente "empacotou" os processos de acesso aos sistemas corporativos; uma vez criados os acessos tanto do dispositivo para os sistemas quanto no sentido contrário, a empresa já pode disponibilizar os dados para ambos.
A agenda embutida no software também facilita a vida dos executivos, que podem ter acesso rápido às informações que precisam na interface simples e fácil de usar. Finalmente, a conexão à internet permite ao software fazer uso das interfaces web já disponibilizadas pelos sistemas corporativos para exibir conteúdos diretamente no browser do Dashboard.
O software já pode ser executado em BlackBerries, Palms e dispositivos rodando Windows Mobile, Symbian ou sistemas operacionais baseados em Java. Ainda não há compatibilidade com o iPhone, mas a empresa pretende lançar uma versão para o aparelho até junho.
Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: