Cerca de 28% dos domicílios urbanos brasileiros têm computador, mas um percentual um pouco menor (20%) conta com acesso à web, revela a Pesquisa TIC Domicílios 2008, realizada pelo CETIC.br (Centro de estudos sobre as tecnologias da informação e da comunicação) e divulgada nesta quinta-feira. O estudo também apontou grandes diferenças entre a cidade e o campo. Nas zonas rurais, o número famílias que possuem um PC despenca para 8%. Em relação ao acesso à Web, o quadro se repete: apenas 4% das casas estão conectadas. As LAN houses, de acordo com o estudo, continuam sendo o principal local de conexão à internet no Brasil. Elas foram apontadas por 48% dos mais de 21,5 mil entrevistados. No campo, sua importância para a inclusão digital foi ainda maior, já que esses locais foram citados por 58% dos participantes. "O crescimento é efetivo entre a faixa que não pode ter internet em casa. Há locais no País em que o acesso custa cerca de R$ 1 por hora", avalia Juliano Cappi, analista de informações do CETIC.br. As residências aparecem no segundo lugar entre os principais pontos de acesso à internet, com 42%. A casa de outras pessoas vem em terceiro, citada por 22%, equanto o trabalho é o local usado por 21% das pessoas para navegar na web. Telefonia móvelA proporção de domicilios em que há pelo menos um telefone móvel subiu de 61%, em 2005, para 76% em 2008. Ao mesmo tempo, a participação do telefone fixo caiu de 54% para 30%, o que poderia indicar uma substituição das tecnologias. Com o resultado, o celular tornou-se o terceiro equipamento de tecnologia mais comum nas casas brasileiras. Ele só perde para a televisão, que tem penetração de 97%, e para o rádio, que tem 86%. O modelo pré-pago soma 91% do total de linhas, enquanto o pós-pago fica com os outros 9%. "Dados mostram que o custo do celular ainda é elevado no Brasil. Assim, os pré-pagos são bastante usados até mesmo nas faixas mais altas da população", comenta Cappi. BarreirasAproximadamente 75% dos respondentes apontaram o custo como a principal dificuldade para ter e usar o computador. A falta de necessidade e de interesse foi citada por 34% das pessoas e a falta de habilidade teve 29% das opiniões. Já em relação à conexão com a internet, a falta de habilidade é a principal barreira, com 61%. O custo aparece em segundo lugar, citado por 54% das pessoas. A existência de locais alternativos de acesso foi mencionado por 21% dos entrevistados, enquanto a falta de interesse pela web foi o motivo dado por 18%. Fonte: www.uol.com.br |
quinta-feira, março 26, 2009
Quase 30% dos lares urbanos brasileiros têm computador
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